Condimentos e especiarias naturais termogenicos

Quem tem algum conhecimento em termogênese ou realiza a dieta termogênica, poderá aproveitar e muito as informações que estaremos divulgando a seguir em relação a condimentos e especiarias que são termogênicos naturais.

O processo termogênico é aquele no qual o seu corpo queima muita caloria para que o organismo possa processar os alimentos ingeridos por você. Geralmente esses alimentos naturais são aqueles que ocasionam algum tipo de mudança interna no seu organismo, como por exemplo a pimenta, ou até mesmo no outro extremo, a água gelada. Como já explicamos em outro artigo aqui do site, a gordura corporal é queimada para que haja o equilíbrio da temperatura dentro do corpo, e o processo rápido de dissolução de tais alimentos.

temperos condimentos naturais termogenicos

Como já falamos sobre alimentos naturais termogênicos, hoje iremos falar sobre condimentos, especiarias e ervas que tem uma função muito semelhante a tais alimentos e que poderão ser incluídos com moderação na sua dieta.

Condimentos e especiarias naturais que são termogenicos

Geralmente essas especiarias mais quentes e apimentadas são provenientes de países asiáticos como a Índia, e outros que tem em sua cultura o costume de uma alimentação mais apimentada como é o caso dos pratos típicos mexicanos, que vem fazendo um sucesso estrondoso no Brasil.

Está pronto para queimar as gorduras da barriga e emagrecer? Então confira a seguir uma lista dos principais condimentos, ervas e especiarias naturais que podem ser inclusas em sua alimentação.

Lembrando que você deverá antes de mais nada, consultar o seu médico e nutricionista para saber se tais alimentos não lhe fazem mal a saúde. Emagrecer bem é emagrecer com saúde, não arrumando uma coisa e estragando outra.

Lista de condimentos termogênicos

  • Cúrcuma (Alçafrão da Terra)
  • Canela
  • Gengibre
  • Cravo
  • Pimenta Preta
  • Pimenta Caiena
  • Mostarda
  • Alho
  • Cominho
  • Cardamomo
  • Chá verde
  • Urtiga
  • Dente de leão

Cúrcuma
Também conhecida como alçafrão da terra, além de ser um condimento termogênico ainda ajuda a reduzir as inflamações do seu corpo. Estas inflamações podem ser as causas da sua dificuldade de emagrecer. A cúrcuma é responsável por ajudar o fígado, e também por reduzir a taxa de armazenamento de gordura nas células do fígado. O consumo ideal diário é de até 3 gramas por dia.

Canela
A canela é um ótimo condimento termogênico para quem está procurando perder peso. Com ela você irá trabalhar melhor a queima de gordura corporal, onde ingerindo apenas uma colher de chá por dia, terá benefícios como reduzir o açúcar no sangue, o processamento saudável de carboidratos e consequentemente a perca de peso.

Gengibre
O gengibre é um ótimo ingrediente para ajudar em sua digestão. Ele aumenta a temperatura corporal e lhe ajuda a emagrecer, queimando uma boa quantidade de calorias. Um dos principais benefícios do gengibre é impedir grande parte da absorção de colesterol pelo organismo. O consumo diário deverá ser um pedaço de 2 centímetros por dia, que poderá ser dividido entre as refeições e sucos detox.

Cravo
O cravo da Índia é um ótimo antioxidante, tendo níveis mais elevados entre todas os temperos naturais. E também os cravos são ótimos para o tratamento de problemas digestivos, eliminando quaisquer parasitas que possam estar prejudicando o seu sistema digestivo. É considerado também um termogênico por aumentar o nível de calor interno, forçando a queima maior de calorias através do metabolismo.

Pimenta preta (Pimenta do reino)
A pimenta do reino como é conhecida no Brasil, é ótima para estimular o sistema nervoso e aumentar a temperatura corporal provocando a queima de gorduras. Mas o consumo diário não é recomendado pois acaba prejudicando outras funções do seu organismo.

Pimenta Caiena
Nem precisamos falar muito sobre a pimenta Cayenne como é conhecida lá fora. Ela é uma das principais responsáveis por uma termogenese natural em seu organismo. A temperatura corporal aumenta e o metabolismo se força para processar rapidamente este alimento e voltar aos 37ºC ideias internamente. Além disto a pimenta ajuda a reduzir os níveis de gordura do sangue. O consumo ideal diário é de no máximo 3 vezes ao dia.

Mostarda
A mostarda além de um termogênico natural é também uma boa fonte de nutrientes como ômega-3, manganês e selênio, que são responsáveis por auxiliar na cura de inflamações. Você poderá fazer o consumo da semente de mostarda de apenas uma colher de chá por dia que já será suficiente para queimar até 75 calorias. Em forma de sachê, pode ser uma boa alternativa ao catchup.

Alho
Além do alho ajudar na perca de peso, ainda é responsável por vários benefícios a sua saúde como a regulagem da pressão arterial e algumas doenças cardíacas, ajuda a manter os níveis de insulina baixos, reduz o açúcar no sangue e funciona como um antibiótico natural.

Semente de cominho
Rico em antioxidantes, as sementes de cominho também funcionam como um termogênico natural, no qual eleva a temperatura do corpo. Auxilia na digestão, e quando combinado com outros temperos e especiarias desta lista, pode ser um ótimo eliminador de gorduras, principalmente as abdominais.

Cardamomo
Ótimo para tratar de problemas intestinais, no estômago e problemas de gases e prisão de ventre. Também é ótimo na redução de açúcar no sangue, regular os níveis de insulina e reduzir o colesterol ruim do corpo (LDL). Por ser picante, eleva a queima de gordura do seu metabolismo.

Chás de ervas

Chá verde
A anos o chá verde vem sendo usado em dietas que tem por objetivo a redução de peso. Por conta de seus polifenóis, o chá verde é responsável por dar inicio a uma intensa atividade termogênica. Uma xícara de chá por dia e você verá o resultado em pouco tempo.

Urtiga
Isso mesmo, urtiga! Quando feito chá, a urtiga ajuda na redução de apetite, na queima de gorduras e também na perca de peso. Mas muita atenção, veja primeiramente se você não é alérgico. Além destes princípios, a urtiga é rica em ferro, cálcio, magnésio e vitaminas E e C.

Dente de leão
Uma das principais dificuldades na hora de emagrecer é por conta da retenção de líquidos do seu corpo e por isso o dente de leão além de ser um importante termogênico natural é também ótimo para eliminar líquidos indesejados e facilitar na hora de emagrecer. Ele é um poderoso diurético natural e também por aumentar as funções do seu fígado, liberando toxinas acumuladas. Mas muito cuidado ao fazer o consumo de dente de leão, pois algumas pessoas são alérgicas e ao invés de lhe ajudar, poderá lhe prejudicar.

Lembre-se, antes de ingerir alimentos e medicamentos saiba a opinião de seu médico e de seu nutricionista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2015 - 2016 · Receitas de Academia· Quer aprender receitas para emagrecer, ganhar massa muscular e outras? Confira nosso acervo.