A massa madre, o famoso fermento natural, é uma opção com vários benefícios para dietas, principalmente pelo fato de ser um ingrediente não industrializado. Boa parte das massas utilizam os fermentos químicos e para quem está buscando mudanças na alimentação isso atrapalha muito.
E conhecer os benefícios do fermento natural em dietas é importante para complementar estas mudanças reeducação alimentar.
O que é um fermento natural?
É considerado um fermento natural, aquele produzido com microrganismos de cereais. A opção mais comum é o fermento feito com trigo. Muitos produzem a farinha e apenas a adição de água, mais o efeito do tempo, faz com que o fermento “cresça” naturalmente.
O fermento natural existe há milhares de anos na sociedade, mas devido a demora em sua produção ele acabou sendo substituído no último século pela versão industrializada para dar agilidade na criação de receitas.
Mas a versão natural é rica em microrganismos que fazem bem para o nosso organismo. Entre eles estão os famosos Lactobacillus, Saccharomyces e Candida. Nas versões industrializada a maioria é composta apenas pelo Saccharomyces cerevisae.
E para produzir pães e outras massas, é adicionado uma pequena porção desta massa madre.
Aprenda também: Pão australiano light tipo Outback na airfryer.
Principais benefícios do fermento natural
Se você está buscando utilizar o fermento natural em sua dieta, seus principais benefícios são:
1. Baixo índice glicêmico
O fermento natural é um ótimo substituto para o fermento industrializado, por ter um baixo índice glicêmico. A fermentação lenta ajuda na produção de um amido resistente e também na absorção dos carboidratos pelo organismo, evitando os picos de insulina. Assim o corpo absorve mais lentamente o açúcar destes alimentos mantendo os níveis de glicose estáveis no sangue.
2. Mais saciedade
Por conter mais fibras e amidos resistentes, os carboidratos complexos, o fermento natural também contribui para um período maior de saciedade. A absorção mais lenta dos carboidratos fazem o corpo se sentir satisfeito por um período maior. Isso ajuda no emagrecimento.
3. Absorção melhor dos nutrientes
O ácido produzido pelos lactobacilos ajuda o organismo durante a digestão a absorver melhor os nutrientes de uma dieta balanceada. Somente esta fermentação lenta pode proporcionar este benefício. Uma enzima específica chamada fitase pode quebrar as enzimas das massas, o que facilita a absorção dos nutrientes.
Leia também: Pão doce com farelos dukan.
4. Melhora no trânsito intestinal
A fermentação mais devagar do fermento natural, evita o desconforto causado por massas, como dores e excesso de gases. A digestão é feita lentamente e isso melhora a atuação das enzimas durante este processo. Os probióticos presentes no fermento, como lactobacilos, ajudam no equilíbrio da flora intestinal. Isso contribui inclusive para prevenir doenças no estômago e intestino.
5. Sem conservantes
Um outro benefício do fermento natural é a não presença de conservantes. Nas versões industrializadas é comum encontrar este elemento, que pode contribuir para o desenvolvimento de doenças no corpo.
6. Maior conservação
E por falar em conservantes, mesmo sem este elemento os pães e massas com fermento natural duram por mais tempo. Isso acontece porque as bactérias produzem mais ácidos e isso impede o crescimento de outras bactérias ou fungos. Mas é recomendado deixar estes pães em temperatura ambiente. Embale-os em um pano ou papel. Mas se achar interessante, congele-os.
Quase sempre um produto natural será mais saudável do que as versões industrializadas. Há produtos industrializados que trazem benefícios para o corpo, mas grande parte foca na conservação, transporte e armazenamento.
Já usou fermento natural em casa? Deixe seus comentários.
Leia também: Pão FIT de fibras e farelos.