Inicialmente há muitas dúvidas para quem é vegano e quer conquistar os benefícios da musculação em seu corpo. Entre as principais está a relação músculo x proteínas, pois boa parte das proteínas completas são de origem animal. Mas apesar de ser uma associação comum estes fatores, há sim opções vegetais que oferecem condições ideais para obter os mesmos benefícios.
Primeiro é preciso lembrar que antes de qualquer prática de atividade física, inclusive musculação, é fundamental passar por um profissional como médico ou nutricionista, para indicar qual a melhor dieta para o seu corpo.
Proteínas completas e incompletas
É considerado uma proteína completa, aquela que possui nove aminoácidos essenciais. Normalmente elas são obtidas através de ovos, frango, carne vermelha, peixe, frutos do mar e laticínios. Mas a quinoa, soja e o trigo sarraceno, também oferecem esses aminoácidos.
Porém outros alimentos de origem vegetal não contam com os nove em sua composição, necessitando a combinação de mais alimentos. Na questão de quantidades, muitos vegetais exigem um consumo muito maior para obter a quantidade mínima de proteínas em relação aos alimentos de origem animal.
Aprenda: Como preparar carne seca vegana de Jaca, Banana e Berinjela.
Musculação para veganos
A prática de musculação por veganos é muito indicada para quem quer emagrecer, definir o corpo e principalmente para a saúde. Mas para conquistar os efeitos da hipertrofia e não sofrer as consequências de uma má ingestão de proteínas é preciso ficar atento a alimentação. O médico e nutricionista é essencial para passar uma dieta adequada. O importante é manter a ingestão de todos os aminoácidos nas refeições.
Melhores fontes de proteínas para veganos que fazem musculação
Alguns alimentos de origem vegetal são ricos em proteínas e aminoácidos essenciais para o desenvolvimento dos músculos. Entre eles estão:
Quinoa
A cada 100g de quinoa podemos obter 14g de proteínas. Mas além deste nutriente, o alimento é rico em fibras, ferro, manganês e magnésio. É um bom substituto para o arroz.
Chia
A chia fornece para o nosso corpo, 16,6g de proteínas para cada 100g do alimento. É uma boa fonte de ácidos graxos como o ômega 3 e antioxidantes, ferro, cálcio e zinco. A chia é um bom complemento nutricional em shakes e outras bebidas proteicas.
Trigo sarraceno
O trigo sarraceno, que é feito a partir das sementes de uma planta da família Polygonaceae. Conhecido também como mourisco, o trigo não é um cereal como a versão mais comum. Ele fornece 13g de proteínas para cada 100g do alimento. É um bom alimento para fornecer proteínas e contribuir para o equilíbrio de açúcar no sangue e o colesterol.
Soja
Outra fonte querida por veganos para obter proteínas é a soja. Isso porque o alimento fornece quase 39g de proteínas para cada 100g. O mais comum é utilizar a sua farinha para o preparo de tofu e outras receitas. É um dos alimentos com a maior quantidade de proteínas e ainda é uma boa fonte de cálcio, ferro, magnésio e potássio.
Grão de bico
Outro alimento indispensável na mesa do vegano praticante de musculação é o grão de bico. Rico no aminoácido lisina, o grão de bico fornece 21g de proteínas para cada 100g do alimento. Mas também trás benefícios para o trânsito intestinal, pois conta com boas quantidades de fibras. É rico em magnésio, cálcio, ferro e fornece vitaminas como a C e B6.
Tem mais algum alimento que faz parte da sua dieta vegana? Deixe seus comentários.
Leia também: Qual o peso ideal na musculação para cada idade?