Fonte de energia para o corpo humano, os carboidratos fazem parte de uma dieta balanceada. O problema é quando o consumo de carboidratos é feito exageradamente ou com alimentos pobres em nutrientes, como o próximo açúcar refinado. Os carboidratos e proteínas “andam” lado a lado dentro de nosso organismo, um auxiliando o outro nas funções vitais e reconstrução de massa muscular, por exemplo.
Mas quem está querendo emagrecer e segue orientações médicas e nutricionais, pode chegar a um ponto onde precisa evitar ao máximo o consumo de carboidratos, pelo menos por um curto período de tempo. Estas são conhecidas como dieta low carb. Com ela a perda de peso é estimulada, já que o corpo se obriga a retirar energia das células de gordura para manter tudo funcionando 100%.
Não é simplesmente cortar os carboidratos e emagrecer automaticamente. O nutricionista vai analisar sua situação e determinar um período máximo para você diminuir ou cortar os carbos. A indicação sempre será uma dieta balanceada com grande valor nutricional.
Frutas, legumes e vegetais
Muitas das frutas, legumes e vegetais possuem boa parte de seus carboidratos como fibras. As fibras são um tipo de carboidrato que o organismo não consegue processar, ou seja, não eleva os níveis de açúcar no sangue, não fornecem calorias, mas também não ajudam na geração de energia. Quando o estoque de gordura é alto, como citamos acima, quando há falta de carboidratos como energia, essas células de gordura se transformam em energia.
Outra vantagem das fibras alimentares é que elas trazem a sensação de saciedade mais rapidamente para o organismo, ou seja, você sente menos vontade de comer e por consequência tende a emagrecer.
Alimentos zero carboidratos para dietas
Entre os alimentos zero carboidratos temos:
- Frango;
- Carne bovina;
- Salmão;
- Ovo;
- Alface;
- Chia;
- Linhaça.
Frango
O frango é um alimento com zero carboidrato. Uma porção com 150g, ideal para uma refeição principal só fornece proteínas e outros nutrientes. Entre os alimentos mais consumidos em dietas, o frango é o principal. Tire a pele e bom apetite.
Carne bovina
Na linha de proteínas, a carne bovina também fornece zero carboidrato para o nosso corpo. Mas diferente do frango, é preciso moderação em sua ingestão, pois há uma boa quantidade de gorduras. Normalmente a carne mais utilizada em dietas é o patinho e alcatra, que são basicamente ricos em proteínas.
Salmão
Vários tipos de peixes são bons para a saúde, mas o salmão é um dos melhores no fornecimento de proteínas e ácidos graxos. Diferente do frango e carne bovina, o salmão possui uma pequena quantidade de carboidratos, mas fica abaixo dos 0,7g para cada 120g do alimento.
Ovo
Outro alimento indispensável na vida de quem quer emagrecer é o ovo. Um ovo cozido fornece em média 0,55g de carboidratos por unidade. O restante são proteínas e nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo. Mas lembre-se de fazer cozido. Se for fritar, utilize azeite de oliva. Não exagere no sal também.
Alface
Fugindo um pouco dos alimentos de origem animal, o alface é um dos alimentos com menos carboidratos. Cada folha grande conta com 0,5g de carbo. Uma salada com limão e tomate fica bom demais.
Chia
Com boa parte dos carboidratos sendo fibras alimentares, a chia é um alimento ótimo para quem está buscando evitar o carbo. Uma colher (sopa), com 15g de chia, conta com 6g de carboidratos, mas 5,2g são de fibras, ou seja, 0,8g são de carboidratos que o corpo consegue processar.
Linhaça
A cada 15g de linhaça, obtemos 4,3g de carboidratos, sendo que 4,1g são fibras alimentares. Portanto em uma colher (sopa) de linhaça obtemos em média apenas 0,2g de carbo. É um alimento ótimo para inserir em sua dieta.
Alimentos quase zero carboidratos
Já entre os alimentos naturais que são quase zero carboidratos temos:
- Abacate;
- Brócolis;
- Tomate;
- Aspargo.
Abacate
Rica em ácidos graxos, as famosas gorduras “boas”, o abacate também conta com poucos carboidratos. A cada 100g, 8,5g são de carboidratos, dos quais 6,5g são de fibras alimentares. Mas é preciso ter cuidado na ingestão deste alimento, pois ele tem um alto teor calórico.
Brócolis
Um dos vegetais de maior valor nutricional, o brócolis também é um alimento com poucos carboidratos. A cada 100g de brócolis, obtemos 4,4g de carboidratos, sendo que 2,4g são fibras alimentares.
Tomate
Rico em antioxidantes, o tomate é um alimento com 4,8g de carboidratos por fruto. Destes, 1,5g são de fibras alimentares. Além de fornecer poucos carboidratos, o tomate é rico em betacaroteno, um ótimo antioxidante para fortalecer o sistema imunológico e combater os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce das células.
Aspargo
A cada 100g de aspargos, obtemos 3,85g de carboidratos. Destes, 2g são de fibras alimentares. O aspargo é um alimento rico em antioxidantes também, além de ferro, fósforo e cálcio. É um alimento com boas quantidades de ácido fólico, que faz parte do complexo B de vitaminas.
Consome algum alimento zero carbo em sua dieta? Deixe seus comentários.