A beterraba é a muitos anos um dos alimentos mais utilizados na culinária mundial, justamente por ser um vegetal bem versátil, saboroso, rico em vitaminas e nutrientes essenciais para a boa saúde de nosso organismo.
O grande destaque deste tubérculo é justamente ser rico em ferro. O ferro ajuda a prevenir doenças, principalmente a anemia, que atinge muitos que possuem deficiência deste mineral.
Chips de Beterraba, receita light!
Mas os benefícios da beterraba não param por aí. Ele é uma boa fonte de vitaminas, proteínas e antioxidantes que ajudam na prevenção do envelhecimento precoce provocado pelos radicais livres.
Quando falamos em envelhecimento precoce, não estamos citando apenas a pele, mas todas as células do organismo, onde com esta ação dos radicais livres, acabam ficando mais fracas e propensas à doenças e até mesmo o desenvolvimento de cânceres.
A beterraba é ótima para o trânsito intestinal. Suas fibras contribuem para uma melhora significativa no sistema digestivo, trazendo bons benefícios para a saúde.
Mas é preciso lembrar que o vegetal conta com uma boa quantidade de carboidratos, o que pode trazer prejuízos para o organismo se consumido em excesso.
Bolo doce FIT integral de beterraba.
Cozimento
Especialistas informam que a água da beterraba durante o cozimento deve ser descartada. Isso porque muitos acreditam que as vitaminas do vegetal esteja ali e que ela seja rica em ferro, mas durante o cozimento diversas enzimas ruins para o organismo são liberadas e isso pode trazer problemas.
Quando crua, a retirada da casca já é o suficiente. Há quem lave muito bem as beterrabas, deixe-as de molho em uma solução com uma colher (chá) de água sanitária e faça o consumo com casta e tudo. As enzimas ruins são liberadas durante o cozimento apenas.
Principais benefícios da beterraba para a saúde
Entre os muitos benefícios deste tubérculos para a nossa saúde estão:
- Prevenção de problemas no fígado, vesícula e baço;
- Contribui para a desintoxicação do organismo;
- Fortalece o sistema imunológico;
- Problemas relacionados à falta de ferro, como anemias, são amenizados e até curados;
- Ajuda na regulagem de funções nervosas e musculares;
- Contribui para a formação dos ossos e ajuda a evitar problemas degenerativos como a osteoporose;
- Está ligado à manutenção dos tecidos cerebrais;
- É um alimento que ajuda a melhorar a concentração;
- Contribui para a produção de glóbulos vermelhos no sistema vascular;
- Suas fibras auxiliam em dietas de emagrecimento, melhorando o trânsito intestinal e deixando o organismo satisfeito por mais tempo.
Mas estes são apenas alguns dos principais benefícios deste alimento. Ele é um dos mais indicados em uma dieta balanceada e bem colorida.