Beterraba: Dicas e benefícios deste alimento excelente para a saúde
07/07/2020 Comentarios 0 156 Visualizacoes

Beterraba: Dicas e benefícios deste alimento excelente para a saúde

A beterraba é a muitos anos um dos alimentos mais utilizados na culinária mundial, justamente por ser um vegetal bem versátil, saboroso, rico em vitaminas e nutrientes essenciais para a boa saúde de nosso organismo.

O grande destaque deste tubérculo é justamente ser rico em ferro. O ferro ajuda a prevenir doenças, principalmente a anemia, que atinge muitos que possuem deficiência deste mineral.

Chips de Beterraba, receita light!

Mas os benefícios da beterraba não param por aí. Ele é uma boa fonte de vitaminas, proteínas e antioxidantes que ajudam na prevenção do envelhecimento precoce provocado pelos radicais livres.

Quando falamos em envelhecimento precoce, não estamos citando apenas a pele, mas todas as células do organismo, onde com esta ação dos radicais livres, acabam ficando mais fracas e propensas à doenças e até mesmo o desenvolvimento de cânceres.

A beterraba é ótima para o trânsito intestinal. Suas fibras contribuem para uma melhora significativa no sistema digestivo, trazendo bons benefícios para a saúde.

Mas é preciso lembrar que o vegetal conta com uma boa quantidade de carboidratos, o que pode trazer prejuízos para o organismo se consumido em excesso.

Bolo doce FIT integral de beterraba.

Cozimento

Especialistas informam que a água da beterraba durante o cozimento deve ser descartada. Isso porque muitos acreditam que as vitaminas do vegetal esteja ali e que ela seja rica em ferro, mas durante o cozimento diversas enzimas ruins para o organismo são liberadas e isso pode trazer problemas.

Quando crua, a retirada da casca já é o suficiente. Há quem lave muito bem as beterrabas, deixe-as de molho em uma solução com uma colher (chá) de água sanitária e faça o consumo com casta e tudo. As enzimas ruins são liberadas durante o cozimento apenas.

Principais benefícios da beterraba para a saúde

Entre os muitos benefícios deste tubérculos para a nossa saúde estão:

  1. Prevenção de problemas no fígado, vesícula e baço;
  2. Contribui para a desintoxicação do organismo;
  3. Fortalece o sistema imunológico;
  4. Problemas relacionados à falta de ferro, como anemias, são amenizados e até curados;
  5. Ajuda na regulagem de funções nervosas e musculares;
  6. Contribui para a formação dos ossos e ajuda a evitar problemas degenerativos como a osteoporose;
  7. Está ligado à manutenção dos tecidos cerebrais;
  8. É um alimento que ajuda a melhorar a concentração;
  9. Contribui para a produção de glóbulos vermelhos no sistema vascular;
  10. Suas fibras auxiliam em dietas de emagrecimento, melhorando o trânsito intestinal e deixando o organismo satisfeito por mais tempo.

Mas estes são apenas alguns dos principais benefícios deste alimento. Ele é um dos mais indicados em uma dieta balanceada e bem colorida.

Alimentos ricos em fibras solúveis e insolúveis!

Anterior Você deve comer brócolis cru? Benefícios e desvantagens
Proximo Whey Protein nos cabelos? Injeção de proteínas para dar vida aos fios

Sobre o autor

Wes
Wes 755 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

O que é Albumina Sina Cheff?

Encontrada na clara de ovo, a albumina é uma proteína com valor biológico para o nosso organismo, muito alto. Esta proteína é também encontrada no leite e no sangue, mas… Leia mais

O que é Creatina e quais suas principais funções?

Hoje iremos falar aqui no Receitas Academia sobre este suplemento muito conhecido pelos praticantes de musculação, sim estamos falando da Creatina. Este que é responsável por causar um melhor desempenho… Leia mais

Como saber se estou com muito açúcar no sangue? Sintomas

A quantidade de açúcar no sangue é um dos fatores que vem preocupando a OMS (Organização Mundial da Saúde) nos últimos anos, onde a taxa de diabéticos tem aumentado muito,… Leia mais

0 Comentarios

Sem comentarios!

Voce pode ser o primeiro a comentar comente esta postagem!

Escreva uma resposta