Você já ouviu falar no Cross Fight? Mesmo sem saber do que se trata, você já pode imaginar que tem algo a ver com o Crossfit. E este pensamento está correto! O Cross Fight é uma modalidade de atividade física bem interessante nas academias, onde mistura movimentos do crossfit com certos tipos de lutas.
A atividade tem a função de melhorar o desempenho dos atletas profissionais, de adeptos à artes marciais e os próprios praticantes de crossfit que estejam interessado em aprender um tipo novo de exercício.
A perfeita descrição do Cross Fight está relacionada a prática de um conjunto de movimentos funcionais , onde durante o treinamento o preparador físico ajuda o praticante a desenvolver estímulos e movimentos que aproxime-o do ambiente tradicional da luta, tudo de forma mais organizada.
Conheça o exercício stiff e seus benefícios!
Movimentos de lutas no Cross Fight
Defesas, como cair corretamente, joelhadas, cotoveladas, chutes, socos e outros movimentos comuns de lutas são utilizados no Cross Fight, que tenta potencializar todas as técnicas ao longo dos dias.
Com a popularização das lutas nos últimos anos, principalmente em decorrência do sucesso do UFC, cidadãos comuns e atletas começaram a buscar técnicas e treinos mais funcionais para desenvolver os movimentos dentro da própria academia. E para suprir esta necessidade do público fitness, diversos movimentos foram adaptados e então surgiu o cross fight.
Restrições
O Crossfight não conta com restrições ou contraindicações, desde que haja uma liberação médica para a prática dos exercícios e o aluno seja acompanhado por um educador físico capacitado. A prática pode ser feita por pessoas saudáveis, mas necessita de um acompanhamento profissional para não haver lesões.
Benefícios do Cross Fight
O cross fight conta com diversos benefícios para o corpo de seus praticantes, auxiliando no aumento da capacidade cardiorrespiratória, aumento de circulação, diminuição da gordura corporal, melhora no equilíbrio corporal, capacidade de concentração e outros benefícios para a saúde.
Whole 30 a dieta para quem pratica do crossfit!
Qual a maneira correta de praticar o Crossfight?
É preciso sempre seguir as orientações médicas e dos profissionais físicos para não sobrecarregar o corpo e evitar desgastes desnecessários durante o período em que estiver praticando o Crossfight. Entre algumas dicas que podemos apresentar para vocês com relação ao Cross Fight estão:
- Sempre respeite o limite do seu corpo. Você é o único que sabe até onde os exercícios estão beneficiando o seu corpo. Ao longo dos dias de treinamento a tendência é que a prática se torne mais fácil, mas mesmo quando estiver acostumado, evite o abuso nos treinos, principalmente com relação a carga dos acessórios;
- Invista em um profissional. É fundamental praticar o crossfight com quem entende do assunto, onde em muitas academias o preço pode parecer atraente, mas não há um acompanhamento profissional, o que pode trazer consequências graves para o seu dia a dia;
- Tenham um planejamento. O profissional irá criar um cronograma de treinos para você, mas é preciso seguir estas orientações corretamente. Crie seus objetivos com o treino e alcance as suas metas com paciência;
- Invista em roupas. Usar roupas adequadas para a prática do cross fight também é interessante. Isso porque elas ajudam na execução dos movimentos, proporcionam conforto, flexibilidade e segurança.
Outra dica interessante para quem pratica o cross fight e até mesmo o crossfit é com relação a proteção durante os treinos externos. Sempre aplique o protetor solar em sua pele e evite exercícios prolongados entre às 10 e 16hs, pois este é o período em que o sol está mais forte e pode prejudicar a sua pele.
Se você pratica o cross fight, deixe seus comentários e compartilhe suas experiências!