O consumo de bebidas alcoólicas é praticamente uma tradição entre brasileiros. Infelizmente o exagero trás sérios problemas quando o assunto é saúde fitness.
Hoje no Receitas Academia iremos falar um pouco mais sobre os principais malefícios das bebidas alcoólicas para o organismo e como mudanças nos hábitos podem mudar vidas.
Lembrando que não é preciso cortá-lo totalmente, apenas evitar exageros e o consumo semanal. Fazendo assim, o corpo tem tempo para se recuperar e a saúde restabelecida.
Conforme ficamos mais velhos, o consumo de álcool acaba favorecendo o aparecimento de doenças e contribui para a dificuldade da perda de peso.
Entendendo desde cedo seus efeitos, é possível ter uma vida mais saudável na vida adulta e principalmente durante a velhice.
Receita de suco barato para aumentar imunidade!
Principais efeitos do álcool sobre a saúde FIT
Entre alguns dos efeitos sobre a saúde estão:
Prejudica os rins e fígado
Os rins e o fígado são órgãos vitais do nosso corpo. Quem abusa do álcool tem grandes chances de desenvolver cirrose hepática e deficiência da filtragem do sangue pelos rins.
Não é uma regra, mas isso é um fator de risco para quem faz a ingestão de quantidades seguidas de bebidas alcoólicas.
Para praticantes de academia e que estejam com dietas focadas em proteínas, os efeitos sobre os rins acabam sendo ainda mais fortes.
É super importante praticar as atividades com o acompanhamento de um nutricionista e médico que será responsável por avaliar periodicamente como está a saúde destes órgãos.
O fígado é bem afetado, mas os rins por esse fator no mundo fitness acaba sendo ainda mais prejudicado.
Gordura no fígado: Dieta, melhores alimentos e dicas!
Envelhecimento da pele
O álcool também contribui para a aceleração do envelhecimento precoce da pele.
A desidratação que o álcool causa no corpo, afeta diretamente a pele e equilibrar o seu consumo é fundamental para desacelerar o ressecamento.
Corpo desidratado
Apesar de que no mundo FIT a retenção de líquido não é algo muito interessante, o consumo de álcool faz com que o corpo seja estimulado a eliminar água.
Essa desidratação trás sérios malefícios para a nossa saúde conforme os anos vão se passando.
Quanto mais velho, menor a capacidade do organismo de armazenar água. Sem contar que o cansaço e fadiga do dia a dia, nos deixe menos animados à realizar diversas idas à cozinha para beber água. Por isso é interessante sempre ter uma garrafinha de água ao alcance.
Água é vida não é mesmo? E a falta dela acaba prejudicando todo nosso. Para praticantes de atividades físicas esse é um problema que trás consequências ainda mais graves.
Dano cerebral
O alto consumo de álcool com o passar dos anos pode causar sérios danos às células do cérebro. Em alguns casos a bebida está diretamente relacionada a alguns tipos de demência, principalmente em mais velhos.
O álcool acaba contribuindo para o desgaste das células, causando sintomas como dificuldade de foco, surtos de raiva e dificuldade de controle emocional.
Há problemas ainda mais sérios como a própria depressão que pode ser desenvolvida através do álcool.
Sistema imunológico
A defesa do nosso corpo contra doenças é feita pelo sistema imunológico.
A ingestão de álcool pode em alguns corpos, afetar como esse sistema enfrenta doenças graves como a pneumonia.
Órgãos como o fígado acabam ficando mais frágeis e sugestíveis à doenças.
Coração
Por mais que a ingestão de vinho tinto seja boa para a saúde do coração, graças aos seus antioxidantes polifenóis, é preciso ter cuidado, já que a recomendação neste caso é uma dose após as refeições.
O abuso do álcool, inclusive do próprio vinho, pode desencadear uma arritmia cardíaca e o desenvolvimento de pressão alta.
Ao consumir, a pressão naturalmente se eleva, principalmente após a bebida alterar as sensações do corpo. Mas ela tende a se estabilizar após um tempo.
Porém quando o consumo se torna um hábito, a pressão pode acabar ficando elevada por muito tempo, se “estabilizando” nessas condições, o que é muito prejudicial ao organismo.
11 diferentes receitas de suco verde – Detox!
Sono prejudicado
Ter uma vida saudável depende de três fatores: Um bom sono, boa alimentação e exercícios físicos.
E o consumo exagerado do álcool afeta diretamente no sono, principalmente em adultos e idosos.
Quando mais novos, a bebida até ajuda a dormir, mas conforme a idade avança, o álcool pode despertar muitas vezes do sono e desencadear uma insônia.
As ressacas e dores de cabeça também acabam se tornando mais longas, pois o corpo demora mais para eliminar o álcool, prejudicando ainda mais as noites de sono e o humor pela manhã.
Potencialização de doenças
Doenças como acidente vascular cerebral (AVC), diabetes, pressão alta, osteoporose, gastrite, alterações de humor, Alzheimer e outras podem ser potencializadas com o consumo de álcool.
Exageros
Tudo que é consumido com baixa frequência e com moderação, não trás tantos prejuízos para o organismo, independente de ter ou não uma vida fitness.
O ideal seria que não fosse feito o consumo de álcool, cigarro, gorduras e carboidratos ruins, mas a vida não é tão simples assim.
Desde que não exista exageros e haja um acompanhamento médico e nutricional, é possível ter uma vida mais saudável e sem ter que deixar alguns hábitos.