Não tenha dores no trabalho, conheça a Ginástica Laboral
12/07/2019 Comentarios 0 147 Visualizacoes

Não tenha dores no trabalho, conheça a Ginástica Laboral

Cansado de ter dores no trabalho? Saiba que o que pode estar faltando na sua rotina do dia a dia é justamente alguns minutos de Ginástica Laboral. Pode parecer pouco realizar um “aquecimento” de 10 minutos antes de iniciar o trabalho ou algumas pausas para “se esticar” durante o dia, mas estudos comprovam que alongamentos podem evitar diversos problemas laborais, principalmente a Lesão por Esforços Repetitivos, a famosa LER.

Os esforços constantes durante uma rotina de trabalho podem trazer diversos problemas de saúde, onde os mais comuns são as dores constantes nas cotas, ombros e má circulação nas pernas, devido a baixa movimentação.

E uma forma de evitar este tipo de problema no trabalho é a realização de ginásticas laborais. O método é um forte aliado de funcionários e gestores nas empresas, efetivamente eficaz, onde os exercícios físicos durante o expediente, podem inclusive melhorar o desempenho e o foco dos trabalhadores, além é claro, evitar os desgastes naturais do corpo.

Não se esqueça do descanso!

Mas como se trata de uma atividade física, é importante que a empresa forneça um profissional da área de educação física para aplicar as atividades e realizar o acompanhamento da evolução dos funcionários. Cada empresa e cada setor necessitam de uma atividade correspondente, onde só o educador físico poderá conduzir uma proposta adequada para cada situação.

A história da Ginástica Laboral

A ginástica laboral apesar de ser algo “novo” na grande maioria das empresas, é algo que já havia na Polônia no ano de 1925, início da era industrial na grande maioria dos países. Na ocasião a atividade era conhecida como ginástica de pausa para operários.

Os resultados foram tão agradáveis, que a Rússia, Holanda, Bulgária e a Alemanha, aderiram ao “experimento”, colhendo bons frutos nas rotinas de trabalha.

A ginástica laboral chegou ao Japão em 1928, quando os trabalhadores dos correios começaram a desempenhar um papel melhor, sofriam menos acidentes de trabalho, faltavam menos e toda a produtividade do setor se beneficiou com isso, expandindo a ginástica laboral para outras áreas de trabalho no país. Hoje no Japão praticamente metade de todos os trabalhadores do país fazem a ginástica antes e em horários estratégicos dentro das empresas.

No Brasil apesar de não ser algo obrigatório (pelo menos na prática não), muitas empresas nas últimas décadas passaram a aderir aos exercícios, principalmente indústrias e escritórios, onde a baixa por lesões de esforços repetitivos estão se tornando cada vez mais incomum.

Alongamento para a coluna, 7 exercícios que podem ser feitos em casa!

Melhorando a produtividade de uma empresa com a Ginástica Laboral

Além de ser uma das principais atitudes na prevenção de Lesões por Esforço Repetitivo (LER), a ginástica laboral é capaz de melhorar a produtividade de uma empresa, principalmente se executada antes do início das atividades do trabalhador.

Os exercícios logo pela manhã ajudam que o trabalhador “desperte” e possa executar suas atividades tão bem quanto na parte da tarde, quando está mais “acordado.

Além da LER a ginástica laboral ajuda a prevenir outras patologias que possam ser geradas pela falta de exercícios físicos e o trabalho contínuo. Um funcionário bem de saúde, com mais ânimo e disposição, dificilmente irá faltar ao trabalho e irá render muito mais nas rotinas do dia a dia.

Como fazer ginástica laboral no trabalho?

Hoje a ginástica praticada no ambiente de trabalho normalmente é realizada em grupos, mas ao longo do dia nada impede que o trabalhador, principalmente que exercem funções de escritório, possam levantar e alongar pernas, braços e mãos.

Quando feita em grupos, ela normalmente dura no máximo 10 minutos. Alguns colaboradores interrompem o trabalho durante o expediente e designam que um profissional educador físico, aplique atividades que exercitam a circulação e articulações, relaxe os músculos, alongue as principais partes do corpo e também faça a mente relaxar um pouco.

Além dos benefícios ligados à saúde, a ginástica laboral ajuda na interatividade social entre os colegas de trabalho e proporciona momentos de descontração durante os dias estressantes.

Top 10 melhores receitas de lasanha fitness!

Todos os principais benefícios da Ginástica Laboral

Entre os principais benefícios destes exercícios estão:

  • Melhora de flexibilidade e força;
  • Melhora de coordenação motora, agilidade, ritmo de trabalho e também a resistência do corpo;
  • Ajuda na prevenção de doenças do trabalho, como a LER;
  • Estimula o fim do sedentarismo, principalmente em trabalhos de escritório;
  • Ajuda no combate ao estresse e ansiedade;
  • Ajuda no combate da depressão por conta das rotinas;
  • Trás uma sensação de bem estar e disposição durante as rotinas de trabalho;
  • Ajuda a diminuir a sensação de fadiga e corpo esgotado pelo cansaço no fim do expediente;
  • Ajuda no combate de eventuais tensões emocionais;
  • Ajuda na melhora da autoestima;
  • Promove o foco, concentração e atenção nas rotinas de trabalho;
  • Ajuda a promover relações interpessoais e os laços entre colegas de trabalho;
  • Ajuda a reduzir as faltas justificadas por problemas de saúde, bem como o gasto com a substituição e afastamento de trabalhadores;
  • Ajuda inclusive a melhorar a imagem de uma empresa, onde assim mostrará que se preocupa com seus colaboradores. A consequência é que os clientes se sentem mais confiáveis com relação a tal empresa.

Exercícios sempre trazem bons benefícios para a saúde e para o dia a dia do cidadão. Se a sua empresa ainda não proporciona atividades assim, faça um teste e veja a diferença!

Anterior Receita de Mandioca/Macaxeira Fitness na AirFryer
Proximo Omelete fitness de presunto e queijo na AirFryer

Sobre o autor

Wes
Wes 681 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

Whey Protein faz mal para a saúde – Será?

O Whey Protein está presente em quase todas as receitas feitas por pessoas que frequentam academias, inclusive muitas de nossas receitas aqui do site contam com esse ingrediente que aumenta… Leia mais

Farinha de glúten – Quais seus benefícios?

A farinha de glúten é diferente da farinha sem glúten. É importante frisar isto pois muita gente que está realizando uma dieta, como a Dukan, acaba confundindo ambas pelo fato… Leia mais

Alimentos que são ricos em proteínas

Todos nós necessitamos de proteínas todos os dias, mas quando estamos fazendo academia esta palavrinha “proteína”, está presente em nosso vocabulário e em diversas refeições por dia. Isso tudo pelo… Leia mais

O que é Albumix?

Hoje estaremos falando um pouco mais sobre o suplemento Albumix da Integral Medica, onde estaremos dando algumas informações sobre o produto, recomendações de uso, preço médio, benefícios ingredientes e mais…. Leia mais

Os benefícios da manga para a sua saúde e dieta

A manga é o fruto da árvore mangueira, nativa do sul e do sudeste da Ásia com plantações encontradas em seus primórdios desde o leste da Índia até a região… Leia mais

Suplementos na Black Friday 2019, melhores ofertas!

Buscando suplementos em promoção na black friday 2019? Encontrar Whey Protein, Creatina, Termogênicos e outros com desconto será uma tarefa muito fácil na maior liquidação do Brasil no que depender… Leia mais

0 Comentarios

Sem comentarios!

Voce pode ser o primeiro a comentar comente esta postagem!

Escreva uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.