Não tenha dores no trabalho, conheça a Ginástica Laboral
12/07/2019 Comentarios 0 572 Visualizacoes

Não tenha dores no trabalho, conheça a Ginástica Laboral

Cansado de ter dores no trabalho? Saiba que o que pode estar faltando na sua rotina do dia a dia é justamente alguns minutos de Ginástica Laboral. Pode parecer pouco realizar um “aquecimento” de 10 minutos antes de iniciar o trabalho ou algumas pausas para “se esticar” durante o dia, mas estudos comprovam que alongamentos podem evitar diversos problemas laborais, principalmente a Lesão por Esforços Repetitivos, a famosa LER.

Os esforços constantes durante uma rotina de trabalho podem trazer diversos problemas de saúde, onde os mais comuns são as dores constantes nas cotas, ombros e má circulação nas pernas, devido a baixa movimentação.

E uma forma de evitar este tipo de problema no trabalho é a realização de ginásticas laborais. O método é um forte aliado de funcionários e gestores nas empresas, efetivamente eficaz, onde os exercícios físicos durante o expediente, podem inclusive melhorar o desempenho e o foco dos trabalhadores, além é claro, evitar os desgastes naturais do corpo.

Não se esqueça do descanso!

Mas como se trata de uma atividade física, é importante que a empresa forneça um profissional da área de educação física para aplicar as atividades e realizar o acompanhamento da evolução dos funcionários. Cada empresa e cada setor necessitam de uma atividade correspondente, onde só o educador físico poderá conduzir uma proposta adequada para cada situação.

A história da Ginástica Laboral

A ginástica laboral apesar de ser algo “novo” na grande maioria das empresas, é algo que já havia na Polônia no ano de 1925, início da era industrial na grande maioria dos países. Na ocasião a atividade era conhecida como ginástica de pausa para operários.

Os resultados foram tão agradáveis, que a Rússia, Holanda, Bulgária e a Alemanha, aderiram ao “experimento”, colhendo bons frutos nas rotinas de trabalha.

A ginástica laboral chegou ao Japão em 1928, quando os trabalhadores dos correios começaram a desempenhar um papel melhor, sofriam menos acidentes de trabalho, faltavam menos e toda a produtividade do setor se beneficiou com isso, expandindo a ginástica laboral para outras áreas de trabalho no país. Hoje no Japão praticamente metade de todos os trabalhadores do país fazem a ginástica antes e em horários estratégicos dentro das empresas.

No Brasil apesar de não ser algo obrigatório (pelo menos na prática não), muitas empresas nas últimas décadas passaram a aderir aos exercícios, principalmente indústrias e escritórios, onde a baixa por lesões de esforços repetitivos estão se tornando cada vez mais incomum.

Alongamento para a coluna, 7 exercícios que podem ser feitos em casa!

Melhorando a produtividade de uma empresa com a Ginástica Laboral

Além de ser uma das principais atitudes na prevenção de Lesões por Esforço Repetitivo (LER), a ginástica laboral é capaz de melhorar a produtividade de uma empresa, principalmente se executada antes do início das atividades do trabalhador.

Os exercícios logo pela manhã ajudam que o trabalhador “desperte” e possa executar suas atividades tão bem quanto na parte da tarde, quando está mais “acordado.

Além da LER a ginástica laboral ajuda a prevenir outras patologias que possam ser geradas pela falta de exercícios físicos e o trabalho contínuo. Um funcionário bem de saúde, com mais ânimo e disposição, dificilmente irá faltar ao trabalho e irá render muito mais nas rotinas do dia a dia.

Como fazer ginástica laboral no trabalho?

Hoje a ginástica praticada no ambiente de trabalho normalmente é realizada em grupos, mas ao longo do dia nada impede que o trabalhador, principalmente que exercem funções de escritório, possam levantar e alongar pernas, braços e mãos.

Quando feita em grupos, ela normalmente dura no máximo 10 minutos. Alguns colaboradores interrompem o trabalho durante o expediente e designam que um profissional educador físico, aplique atividades que exercitam a circulação e articulações, relaxe os músculos, alongue as principais partes do corpo e também faça a mente relaxar um pouco.

Além dos benefícios ligados à saúde, a ginástica laboral ajuda na interatividade social entre os colegas de trabalho e proporciona momentos de descontração durante os dias estressantes.

Top 10 melhores receitas de lasanha fitness!

Todos os principais benefícios da Ginástica Laboral

Entre os principais benefícios destes exercícios estão:

  • Melhora de flexibilidade e força;
  • Melhora de coordenação motora, agilidade, ritmo de trabalho e também a resistência do corpo;
  • Ajuda na prevenção de doenças do trabalho, como a LER;
  • Estimula o fim do sedentarismo, principalmente em trabalhos de escritório;
  • Ajuda no combate ao estresse e ansiedade;
  • Ajuda no combate da depressão por conta das rotinas;
  • Trás uma sensação de bem estar e disposição durante as rotinas de trabalho;
  • Ajuda a diminuir a sensação de fadiga e corpo esgotado pelo cansaço no fim do expediente;
  • Ajuda no combate de eventuais tensões emocionais;
  • Ajuda na melhora da autoestima;
  • Promove o foco, concentração e atenção nas rotinas de trabalho;
  • Ajuda a promover relações interpessoais e os laços entre colegas de trabalho;
  • Ajuda a reduzir as faltas justificadas por problemas de saúde, bem como o gasto com a substituição e afastamento de trabalhadores;
  • Ajuda inclusive a melhorar a imagem de uma empresa, onde assim mostrará que se preocupa com seus colaboradores. A consequência é que os clientes se sentem mais confiáveis com relação a tal empresa.

Exercícios sempre trazem bons benefícios para a saúde e para o dia a dia do cidadão. Se a sua empresa ainda não proporciona atividades assim, faça um teste e veja a diferença!

Anterior Receita de Mandioca/Macaxeira Fitness na AirFryer
Proximo Omelete fitness de presunto e queijo na AirFryer

Sobre o autor

Wes
Wes 750 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

Principais benefícios da Chlorella/Clorela

Estamos falando sobre uma das algas de maior valor nutritivo de nosso ecossistema. A clorela, conhecida também como chlorella vulgaris (nome científico), é uma alga verde doce, rica em proteínas,… Leia mais

Dicas e recomendações para preparar seus sucos naturais

Um suco para ter uma grande e significativa contribuição positiva para o nosso organismo, deve ser preparado com frutas, é preciso que ele seja o mais natural possível. Se a… Leia mais

Diferenças entre margarina, manteiga e creme vegetal

Com toda certeza você já ouviu falar em margarina e manteiga não é mesmo? Mas e creme vegetal? Nas receitas quando pede-se para usar manteiga, colocamos margarina achando que é… Leia mais

Não esqueça do descanso. Muito exercício trás problemas para a saúde

Estamos vivendo um período mais consciente quando o assunto é saúde. A população está mais preocupada com o que come e muitos estão aderindo à prática de exercícios físicos regulares…. Leia mais

Lista de emagrecedores vendidos no mercado

Você está querendo emagrecer tomando remédio e gostaria de saber quais são os principais emagrecedores vendidos no mercado brasileiro? Neste artigo você irá conferir uma lista com as opções mais… Leia mais

Tapioca: Mitos e verdades

A tapioca vem fazendo um grande sucesso no mundo das dietas e da academia, mas não são todos que conhecem os seus principais benefícios tanto para emagrecer, como para ganhar… Leia mais

0 Comentarios

Sem comentarios!

Voce pode ser o primeiro a comentar comente esta postagem!

Escreva uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.