Não esqueça do descanso. Muito exercício trás problemas para a saúde
27/06/2019 Comentarios 0 437 Visualizacoes

Não esqueça do descanso. Muito exercício trás problemas para a saúde

Estamos vivendo um período mais consciente quando o assunto é saúde. A população está mais preocupada com o que come e muitos estão aderindo à prática de exercícios físicos regulares. Isto é ótimo, porém é preciso estar em alerta quanto a questão do exagero.

Muitos destes que estão adeptos à prática regular de atividades físicas, não contam com o auxílio de educadores físicos ou fazem acompanhamento médico. A busca pelo corpo perfeito muitas das vezes leva a uma obsessão pela prática de exercícios, tornando algo muito exaustivo ao corpo.

E ao contrário do que alguns podem pensar, essa prática exagerada de exercícios em vez de fazer o bem para o organismo, acaba trazendo problemas de insônia, diminuição da imunidade, dores constantes e até mesmo problemas ligados ao próprio coração.

Tudo sobre a dieta cetogênica!

Pesquisa no Brasil sobre o exagero nas atividades físicas

Pesquisadores das universidades estaduais de São Paulo (USP), Ribeirão Preto e Campinas (Unicamp) estão realizando um estudo com mais de uma década, onde o principal objetivo é avaliar a prática excessiva de atividades físicas com relação à órgãos vitais como o fígado e o coração.

As descobertas foram publicadas no artigo internacional Cytokine, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Os cientistas avaliaram treinos intensos em camundongos, onde incluíram corridas em plano reto e elevado por um período prolongado. Os músculos, sistema nervoso e órgãos vitais como o coração e o fígado sofreram alterações muito prejudiciais pela falta de descanso.

O corpo precisa de um tempo para se recuperar, caso contrário trará prejuízos para à saúde!

Neste experimento as células dos músculos acabaram tendo dificuldade para absorver a glicose presente no sangue. Esta que é a principal fonte de energia para as células, fundamental para que o nosso corpo possa funcionar. No caso da corrida em declive, os camundongos ainda apresentaram atrofia muscular e má formação das proteínas presentes nas células.

Muito exercício prejudica o fígado

Então pela falta de glicose nas células, o fígado acabou sofrendo uma forte alteração. Todas as cobaias do experimento sofreram um aumento do estoque de glicose no fígado, onde ele é o responsável pelo armazenamento da substância no organismo. Além deste aumento, o experimento constatou um acúmulo maior de gordura e diversos sinais de inflamação no órgão.

Um dos coordenadores destaca que o aumento de gordura no fígado é extremamente ruim para o organismo, pois está diretamente ligado a doenças como a diabetes e obesidade.

Muito exercício prejudica o coração

Pela deficiência na captação da glicose em decorrência dos exercícios exaustivos, foi identificado no coração das cobaias, o aumento da mesma nos seus tecidos. Outras consequências foram os sinais de fibrose no ventrículo esquerdo, quando o tecido das paredes do coração fica mais rígido e também uma alteração ligada à insuficiência cardíaca.

O coração também apresentou substâncias que indicam inflamações no órgão vital.

Exercício físico é muito bom para à saúde, mas é preciso descansar

É claro que a prática de atividades físicas é algo para manter a “máquina” do corpo humano e animal em bom funcionamento, porém é preciso separar um tempo para descanso. Mesmo após atividades intensas é preciso determinar um período de recuperação que seja adequado à prática.

Os estudos das universidades avaliaram camundongos que tiveram um repouso de duas semanas após as maratonas exaustivas. Esse período foi fundamental para a recuperação de apetite e de um peso relativamente normal.

É claro que cada corpo precisa de um tempo de descanso diferente, onde normalmente podemos separa-los em dois grupos, o de atletas e amadores. Os atletas geralmente contam com um acompanhamento médico específico e tendem a se recuperar mais rápido, inclusive pela dieta balanceada e com o foco em suprir as necessidades de exercícios do dia a dia.

  • Mas ainda sim um tempo considerado bom de descanso para o corpo de atletas é de ao menos 12 horas.

  • Já no caso de amadores, o intervalo recomendado varia entre 24 à 48 horas, dependendo do biotipo e da modalidade de exercícios.

Você pode reparar que sob a instrução de um educador físico nas academias, os grupos musculares são trabalhados com um intervalo de ao menos um dia. É comum treinos de braço nas segundas, quartas e sextas e os de pernas nas terças e quintas, mas este é só um exemplo.

Citocinas e o prejuízo na performance do desenvolvimento muscular

Outro problema dos exercícios exagerados, principalmente para aqueles que desejam o aumento muscular ou são atletas, está relacionado à liberação da proteína citocina. Os pesquisadores de São Paulo, levantam uma questão sobre a real função das proteínas produzidas pelas células de defesa, cujo a sua função é ajudar no controle das inflamações.

Até o momento o que se sabia sobre as citocinas é que elas eram liberadas com a prática excessiva de exercícios, alterando o organismo e principalmente prejudicando a performance dos atletas.

Porém outra questão vem sendo levantada com este estudo. Nele os pesquisadores estão concluindo que mesmo ao atingir os níveis normais de citocinas, em decorrência da exaustão o organismo continua sendo prejudicado até que haja um tempo ideal de descanso.

Mas a real causa deste problema ainda está sendo estudado.

Receita de queijo branco light caseiro!

Anterior Molho branco Low Carb para carnes
Proximo O melhor ceviche light de peixe branco

Sobre o autor

Wes
Wes 712 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

Farinha de Arroz Fitness! Como fazer em casa e seus benefícios

Todos os dias buscamos novas alternativas aos ingredientes “comuns” e industrializados, que quando consumidos em excesso acabam trazendo inúmeros malefícios para a nossa saúde. E entre estes ingredientes está a… Leia mais

Principais benefícios da polenta em uma dieta

A polenta é um dos alimentos mais consumidos no Brasil, só perdendo para os tradicionais arroz e feijão do nosso dia a dia. Isso porque é um alimento bem completo,… Leia mais

Diferenças entre margarina, manteiga e creme vegetal

Com toda certeza você já ouviu falar em margarina e manteiga não é mesmo? Mas e creme vegetal? Nas receitas quando pede-se para usar manteiga, colocamos margarina achando que é… Leia mais

Chocolate emagrece? Estudo dizia que sim, mas era uma farsa!

Em abril deste ano a revista científica International Archives of Medicine, publicou um artigo onde pessoas que fazem o consumo de chocolate durante uma dieta, tem grandes chances de emagrecer,… Leia mais

Cinco melhores frutas para diabeticos

Comer frutas diariamente é um hábito muito saudável e que deve se seguido por toda a população, afinal as frutas são ricas em minerais, antioxidantes, vitaminas, gorduras boas (abacate é… Leia mais

Marmitas Fitness: Uma semana de sugestões para o seu cardápio

A correria do dia a dia trás inúmeros prejuízos para a nossa saúde, principalmente pela questão da alimentação. Como quase não temos tempo de preparar o nosso almoço, jantar e… Leia mais

0 Comentarios

Sem comentarios!

Voce pode ser o primeiro a comentar comente esta postagem!

Escreva uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.