Não esqueça do descanso. Muito exercício trás problemas para a saúde
03/07/2020 Comentarios 0 689 Visualizacoes

Não esqueça do descanso. Muito exercício trás problemas para a saúde

Estamos vivendo um período mais consciente quando o assunto é saúde. A população está mais preocupada com o que come e muitos estão aderindo à prática de exercícios físicos regulares.

Isto é ótimo, porém é preciso estar em alerta quanto a questão do exagero.

Muitos destes que estão adeptos à prática regular de atividades físicas, não contam com o auxílio de educadores físicos ou fazem acompanhamento médico. A busca pelo corpo perfeito muitas das vezes leva a uma obsessão pela prática de exercícios, tornando algo muito exaustivo ao corpo.

E ao contrário do que alguns podem pensar, essa prática exagerada de exercícios em vez de fazer o bem para o organismo, acaba trazendo problemas de insônia, diminuição da imunidade, dores constantes e até mesmo problemas ligados ao próprio coração.

Tudo sobre a dieta cetogênica!

Pesquisa no Brasil sobre o exagero nas atividades físicas

Pesquisadores das universidades estaduais de São Paulo (USP), Ribeirão Preto e Campinas (Unicamp) estão realizando um estudo com mais de uma década, onde o principal objetivo é avaliar a prática excessiva de atividades físicas com relação à órgãos vitais como o fígado e o coração.

As descobertas foram publicadas no artigo internacional Cytokine, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Os cientistas avaliaram treinos intensos em camundongos, onde incluíram corridas em plano reto e elevado por um período prolongado. Os músculos, sistema nervoso e órgãos vitais como o coração e o fígado sofreram alterações muito prejudiciais pela falta de descanso.

O corpo precisa de um tempo para se recuperar, caso contrário trará prejuízos para à saúde!

Neste experimento as células dos músculos acabaram tendo dificuldade para absorver a glicose presente no sangue. Esta que é a principal fonte de energia para as células, fundamental para que o nosso corpo possa funcionar.

No caso da corrida em declive, os camundongos ainda apresentaram atrofia muscular e má formação das proteínas presentes nas células.

Muito exercício prejudica o fígado

Então pela falta de glicose nas células, o fígado acabou sofrendo uma forte alteração. Todas as cobaias do experimento sofreram um aumento do estoque de glicose no fígado, onde ele é o responsável pelo armazenamento da substância no organismo.

Além deste aumento, o experimento constatou um acúmulo maior de gordura e diversos sinais de inflamação no órgão.

Um dos coordenadores destaca que o aumento de gordura no fígado é extremamente ruim para o organismo, pois está diretamente ligado a doenças como a diabetes e obesidade.

Muito exercício prejudica o coração

Pela deficiência na captação da glicose em decorrência dos exercícios exaustivos, foi identificado no coração das cobaias, o aumento da mesma nos seus tecidos.

Outras consequências foram os sinais de fibrose no ventrículo esquerdo, quando o tecido das paredes do coração fica mais rígido e também uma alteração ligada à insuficiência cardíaca.

O coração também apresentou substâncias que indicam inflamações no órgão vital.

Exercício físico é muito bom para à saúde, mas é preciso descansar

É claro que a prática de atividades físicas é algo para manter a “máquina” do corpo humano e animal em bom funcionamento, porém é preciso separar um tempo para descanso.

Mesmo após atividades intensas é preciso determinar um período de recuperação que seja adequado à prática.

Os estudos das universidades avaliaram camundongos que tiveram um repouso de duas semanas após as maratonas exaustivas. Esse período foi fundamental para a recuperação de apetite e de um peso relativamente normal.

É claro que cada corpo precisa de um tempo de descanso diferente, onde normalmente podemos separa-los em dois grupos, o de atletas e amadores.

Os atletas geralmente contam com um acompanhamento médico específico e tendem a se recuperar mais rápido, inclusive pela dieta balanceada e com o foco em suprir as necessidades de exercícios do dia a dia.

Você pode reparar que sob a instrução de um educador físico nas academias, os grupos musculares são trabalhados com um intervalo de ao menos um dia.

É comum treinos de braço nas segundas, quartas e sextas e os de pernas nas terças e quintas, mas este é só um exemplo.

Intervalos

Mas ainda sim um tempo considerado bom de descanso para o corpo de atletas é de ao menos 12 horas. Já no caso de amadores, o intervalo recomendado varia entre 24 à 48 horas, dependendo do biotipo e da modalidade de exercícios.

Citocinas e o prejuízo na performance do desenvolvimento muscular

Outro problema dos exercícios exagerados, principalmente para aqueles que desejam o aumento muscular ou são atletas, está relacionado à liberação da proteína citocina.

Os pesquisadores de São Paulo, levantam uma questão sobre a real função das proteínas produzidas pelas células de defesa, cujo a sua função é ajudar no controle das inflamações.

Até o momento o que se sabia sobre as citocinas é que elas eram liberadas com a prática excessiva de exercícios, alterando o organismo e principalmente prejudicando a performance dos atletas.

Porém outra questão vem sendo levantada com este estudo. Nele os pesquisadores estão concluindo que mesmo ao atingir os níveis normais de citocinas, em decorrência da exaustão o organismo continua sendo prejudicado até que haja um tempo ideal de descanso.

Mas a real causa deste problema ainda está sendo estudado.

Receita de queijo branco light caseiro!

Anterior Molho branco Low Carb para carnes
Proximo Você deve comer brócolis cru? Benefícios e desvantagens

Sobre o autor

Wes
Wes 755 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

SETE SINAIS que você está fazendo uma dieta maluca prejudicial

Todo mundo que está tentando emagrecer, em algum momento da vida vai tentar fazer uma dieta maluca, principalmente sem qualquer indicação médica e nutricional, o que é muito errado, pois… Leia mais

Alimentos que são ricos em proteínas

Todos nós necessitamos de proteínas todos os dias, mas quando estamos fazendo academia esta palavrinha “proteína”, está presente em nosso vocabulário e em diversas refeições por dia. Isso tudo pelo… Leia mais

Agave substitui açúcar, adoçante e mel nas dietas – Conheça

Você conhece a sensação do momento em relação a adoçar os alimentos? Hoje estaremos falando um pouco mais sobre o ágave, um xarope com baixo índice glicêmico que vem sendo… Leia mais

0 Comentarios

Sem comentarios!

Voce pode ser o primeiro a comentar comente esta postagem!

Escreva uma resposta