Os benefícios da manga para a sua saúde e dieta
02/12/2014 Comentarios 2 4804 Visualizacoes

Os benefícios da manga para a sua saúde e dieta

A manga é o fruto da árvore mangueira, nativa do sul e do sudeste da Ásia com plantações encontradas em seus primórdios desde o leste da Índia até a região das Filipinas, e que com o passar dos séculos foi introduzida com sucesso no Brasil e em outros países tropicais.

Esta fruta atualmente é consumida em todo o mundo, principalmente nesta época que estamos prestes a entrar, o verão, por ser muito gostosa, doce e que fica ótima da maneira que for, seja em sucos, ao natural, em salada de frutas, com sal, e em diversas variedades.

beneficios da manga para saude dieta

Dada a importância desta fruta no nosso dia a dia, principalmente para aqueles que estão realizando alguma dieta, ou buscando benefícios para a saúde através das frutas, hoje estaremos falando um pouco mais sobre as informações nutricionais da manga e de alguns dos benefícios para a nossa saúde.

Informações nutricionais da Manga

Uma unidade média (100g) de manga fresca contém cerca de 15% de açúcar, até 1% de proteína e várias outras vitaminas essenciais para o nosso corpo como a Vitamina A, B1, B2, B3, B5, B6, ácido fólico, vitamina C, e minerais como o Cálcio, Ferro, Magnésio, Fósforo, Potássio e Zinco.

Para ser mais preciso, uma manga de 100g fornece aproximadamente:

  • Energia 70 kcal
  • Açúcares 14,8 g
  • Fibra dietética 1,8 g
  • Gorduras totais 0,27 g
  • Proteínas totais 0,51 g
  • Vitamina A 0,038mg (5%)
  • Betacaroteno 0,445mg (4%)
  • Tiamina vitamina B1 0,058 mg (5%)
  • Riboflavina vitamina B2 0,057 mg (5%)
  • Niacina vitamina B3 0,584 mg (4%)
  • Ácido pantotênico (vitamina B5) 0,160 mg (3%)
  • Vitamina B6 0,134 mg (10%)
  • Ácido fólico vitamina B9 0,014 (4%)
  • Vitamina C 27,7 mg (33%)
  • Cálcio 10 mg (1%)
  • Magnésio 9 mg (3%)
  • Ferro 0,13 mg (1%)
  • Fósforo 11 mg (2%)
  • Zinco 0,04 mg (0%)
  • Potássio 156 mg (3%)

 Os benefícios da manga para a sua saúde e dieta

Benefícios na luta contra o câncer:

Por ser uma ótima fonte em antioxidantes, a manga ajuda a diminuir a oxidação das células no organismo, ou seja, dificultando o envelhecimento precoce das células, principalmente na proteção contra os radicais livres. A fruta tem se mostrado eficaz na prevenção de câncer bucal e de pulmão, assim como do cancro, cólon do útero e do câncer de próstata por conta de seus nutrientes.

Estou tentando emagrecer, como a manga pode me ajudar?

Uma das grandes vantagens da manga é que ela é uma fruta com a caloria muito baixa, uma ótima fonte de nutrientes e muito saudável. Ideal para os cafés da manhã de quem está tentando emagrecer com uma dieta balanceada. Além disto como já citamos, a manga é uma boa fonte de fibras, o que faz seu intestino, e tudo ligado ao seu aparelho digestivo funcionar melhor, o que também ajuda a emagrecer.

Benefícios da manga para anemia:

Fonte boa em ferro sendo 1% do total da fruta, a ingestão de manga diariamente pode ser ótima para curar anemia e fazer a sua prevenção. Além disto a manga ajuda na criação de células vermelhas do sangue.

Benefícios para o bom funcionamento da digestão:

A manga por ser uma fruta rica em fibra dietética, faz com que a sua digestão funcione muito melhor, mantendo o trato digestivo limpo, assim como o seu intestino. Isso tudo graças aos seus compostos terpenos, aldeídeos e esteres que potencializam a digestão dos alimentos presentes em seu estômago.

Benefícios da manga na luta contra o diabetes:

Apesar de grande parte da fruta possuir açúcar, mas um açúcar bom, diferente dos industrializados, a manga ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, por conta de seu antioxidante principal. Ele irá reduzir a absorção do organismo de glicose e a fruta também é de baixo índice glicêmico.

Benefícios da manga contra o colesterol alto:

As fibras contidas na manga ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL) do seu corpo. Essa redução ocorre por que na fruta encontramos agentes que restringem o hormônio leptina de produzir células de gordura. Além disto a vitamina B6 da manga, ajuda a evitar derrames e ataques cardíacos provocados por entupimentos dos vasos sanguíneos. Entre os principais nutrientes da manga no caso do colesterol está a Mangiferina, que ajuda a baixar o colesterol ruim (LDL) e a aumentar o colesterol bom (HDL).

Benefícios da manga para o seu cérebro:

Graças a vitamina B6 encontrada em 10% dos nutrientes da fruta, esta é responsável por ajudar a melhorar e evitar doenças cerebrais. Além disto esta vitamina tem uma função fundamental na manutenção do sistema nervoso, controlando o estresse e a ansiedade. Um dos nutrientes que é chamado de ácido glutamina, também é ótimo para a sua memória e concentração. Quem tem deficit de atenção pode se beneficiar com a fruta. Em grávidas, a manga pode ajudar no desenvolvimento do cérebro do bebe.

Os benefícios da manga para os olhos:

Por conta da vitamina A, a manga é ótima também para a saúde ocular.

Confira também:

Sorvete Dukan
Bolo de Maçã com Banana anabólico
Suco Smoothie de Kiwi com pera

Anterior Omelete de atum rica em proteinas
Proximo LIPO 6 - O que é? Como funciona e quais os efeitos negativos

Sobre o autor

Wes
Wes 621 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

O que causa barriga de chopp/cerveja?

A expressão barriga de cerveja, ou barriga de chopp é bem comum para quem possui aquela barriga saliente, principalmente entre os homens, mas será que esses derivados da cevada são… Leia mais

CARNE MAGRA: Saiba quais são os cortes magros da carne vermelha

Você que está de dieta com toda certeza já ouviu falar no termo “carne magra“, pois a ingestão de gorduras está proibida, mas ainda sim é necessário consumir uma grande… Leia mais

Alimentos que são ricos em proteínas

Todos nós necessitamos de proteínas todos os dias, mas quando estamos fazendo academia esta palavrinha “proteína”, está presente em nosso vocabulário e em diversas refeições por dia. Isso tudo pelo… Leia mais

Artigos 1Comentario

10 substitutos ao Whey Protein

É claro que o Whey Protein tem diversas vantagens, principalmente o hidrolisado e isolado, sendo uma das principais suplementações dos dias atuais, de absorção rápida e com a vantagem de… Leia mais

Idosos e saúde – Os melhores alimentos

A terceira idade, como é conhecida a fase onde nos tornamos idosos, é a que mais devemos nos preocupar com a saúde, física e mental, pois a degeneração das células,… Leia mais

O que é Creatina e quais suas principais funções?

Hoje iremos falar aqui no Receitas Academia sobre este suplemento muito conhecido pelos praticantes de musculação, sim estamos falando da Creatina. Este que é responsável por causar um melhor desempenho… Leia mais

2 Comentario

  1. Antonio nogueira
    novembro 10, 23:10 Responda

    Olá, gostei do artigo, aguardo mais dicas como esta. Para eu que estou começando agora são dicas muito importantes.

    • Wes
      novembro 11, 13:06 Responda

      Continue acompanhando o site Antonio!

Escreva uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.