Saiba mais sobre esta receita ou artigo

O frango é um dos alimentos mais consumidos por quem faz dieta. Seja ela para emagrecimento, reeducação alimentar ou ganho de massa muscular. É uma carne rica em proteínas e está entre as opções mais baratas no açougue. Com o preço da carne bovina nas alturas, este alimento é a escolha de muitos para o preparo de refeições.

Mas você sabe quais são os principais benefícios do frango para uma dieta? Hoje no Receitas Academia preparamos este artigo especial com uma boa quantidade de informações sobre os efeitos do frango no organismo e quais os benefícios desta carne para a nossa saúde.

Portanto quem pratica musculação sabe que o frango é um dos alimentos ideais para compor os macro nutrientes em uma refeição. Sua proteína associada à um carboidrato de qualidade é responsável pela reconstrução muscular de qualidade.

Além disso, o frango é um alimento de melhor digestão do que carne de porco ou bovina. Em relação às gorduras, tem menos do que estas opções, sendo o peito a parte mais saudável e parte principal para o preparo de receitas fitness.

Principais benefícios do frango para dietas fitness

Entre os benefícios da carne de frango para dietas estão:

Ótimo para diversas receitas fitness

Quando estamos de dieta, uma das grandes dificuldades é criar receitas todos os dias para não cair em rotina e enjoar. Mas com a carne de frango isso não acontece, pois ela fica ótima de qualquer jeito. Portanto faça receitas fitness com frango grelhado, assado, cozido ou na chapa.

Mas além do consumo “sozinho”, o frango é ideal para compor outras receitas salgadas, como tapiocas, crepiocas, lasanhas (light), bolinhos, salpicão e muito mais. Solte a sua imaginação e crie receitas incríveis com frango durante a sua dieta.

Leia também: Sushi fake com presunto de frango.

Rico em vitaminas

O frango é rico em vitamina E, B12, tiamina, folato e niacina. Esses nutrientes são responsáveis por melhorar a saúde do nosso corpo, principalmente em relação ao cérebro. As vitaminas do complexo B contribuem para melhorar o sistema neural e ajudam no ânimo para a prática de exercícios.

Alimento com pouca gordura

O frango é um alimento com pouca gordura. É uma carne magra, onde a pouca quantidade de gordura está concentrada na pele e em locais que podem ser identificados e retirados com facilidade. Diferente da carne bovina, que tem gordura entre a carne e praticamente impossível de ser retirada em algumas peças.

Os pedaços do frango onde há a maior concentração de proteínas e pouca gordura é o peito e as coxas. A cada 100g de peito de frango, há 0,9g de gordura.

Para quem está de dieta, seja de emagrecimento ou ganho de massa muscular, esses são os melhores cortes do frango para as refeições.

Benefício para a saúde do coração

O peito de frango tem ótimos benefícios para a saúde do coração. Além de ter poucas gorduras, esta carne tem substâncias que ajudam a controlar os níveis de aminoácidos de homocisteína no sangue. Quando esses aminoácidos estão descontrolados, acabam contribuindo para o desenvolvimento de AVC, infartos e doenças coronarianas.

Mas para quem tem medo de consumir frango por conta do colesterol, a maior parte dele está concentrado na pele. Independentemente de estar ou não de dieta, retirar a pele é a melhor dica para a saúde.

O pouco sódio na carne, também contribui para aqueles que possam sofrer de hipertensão.

Aminoácidos e proteínas

O frango é um alimento rico em aminoácidos e proteínas. A carne de frango conta com 40% de aminoácidos essenciais como o triptofano, que não é desenvolvido pelo organismo e deve ser obtido através da alimentação. Ele é responsável para equilibrar a serotonina no cérebro. A falta deste aminoácido contribui para o desenvolvimento de problemas psicológicos. Mas com relação às proteínas, o frango oferece 32g a cada 100g do alimento.

Digestão tranquila

A carne de frango é de fácil digestão. É um alimento de origem animal com teor de purina menor, assim como o índice de gordura. Mas isso em relação às carnes vermelhas. Em comparação, sua digestão é mais fácil justamente por ter menos purina que outras carnes. Esse elemento dificulta a digestão e contribui para o desenvolvimento de doenças no sistema digestivo.

Nutrientes excelentes para quem pratica musculação

O frango é também um dos alimentos ideais para quem pratica musculação. É uma ótima fonte de proteína e que fornece ao organismo elementos como o ferro, zinco, niacina, selênio e vitamina B6. Assim tudo isso ajuda muito o praticamente de atividades físicas a ganhar massa muscular e facilitar a hipertrofia.

A niacina é o nutriente responsável por ajudar a converter carboidrato em energia. O ferro é responsável por transportar oxigênio para os músculos durante o treino, ajudando nas repetições. Já o zinco é responsável por ajudar na produção de hormônios anabólicos e melhorar o nosso sistema imunológico. O selênio é um nutriente essencial para manter o metabolismo funcionando da maneira correta e equilibrando os hormônios da tireoide. Assim por último, a vitamina B6 melhora a produção e uso do glicogênio (energia rápida), fornecendo mais força na prática dos exercícios.

Informações nutricionais do frango

Assim a cada 100g de peito de frango sem pele podemos obter:

  • 155 calorias;
  • 32g de proteínas;
  • 2,48g de gorduras;
  • 89,1mg de colesterol;
  • 0,9g de gorduras saturadas;
  • 0,9g de gorduras monoinsaturadas;
  • 0,3g de gorduras polinsaturadas;
  • 0,04g de gorduras trans.

As quantidades de carboidratos e fibra alimentar são irrisórias.

Autor
Receitas ADM

Receitas ADM

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)