Principais diferenças entre natação no mar e na piscina
26/07/2019 Comentarios 0 109 Visualizacoes

Principais diferenças entre natação no mar e na piscina

Você sabe quais as principais diferenças entre os treinos de natação no mar e os treinos de natação em piscina? É claro que ambos envolvem a água e toda a musculatura, mas as diferenças não estão apenas na questão da água ser doce ou salgada.

Por isso hoje no Receitas Academia iremos falar um pouco mais sobre este tema, principalmente para novos atletas ou para quem está buscando uma vida mais saudável com a natação.

Além disso estaremos falando um pouco mais sobre os benefícios da natação em geral.

Principais diferenças entre nadar na piscina e no mar

O nado realizado em uma piscina é mais previsível, principalmente por atletas, já que eles ficam separados por raias, há marcações no fundo da piscina e a água conta normalmente com temperatura controlada (em torneios cerca de 26ºC). A natação na piscina não conta com interferências de ventos, correntes, ondulações e é sempre feita em plano reto.

Já a natação no mar é uma caixinha de surpresas. Tudo pode variar, a temperatura, as ondas, o vento, a visibilidade e todo o percurso. É preciso em competições oficiais desenvolver uma estratégia para prolongar a vantagem diante de outros competidores.

Acessórios essenciais para usar na academia durante e após os treinos!

Hoje são poucas as academias e empresas a beira mar que oferecem aulas de natação no mar, por ser algo mais perigoso, mas há quem faça seus treinos diariamente nesta situação.

Quem faz natação no mar a direção e a visibilidade são importantes, onde a densidade da água é maior, porém para quem sabe flutuar a situação acaba sendo mais “fácil”. Mas em um conceito geral a natação no mar por conta das dificuldades impostas pela própria natureza, é muito mais difícil do que a natação em piscina.

Não menosprezando esta modalidade, já que ela é também de estrema importância para a saúde e muito mais acessível em regiões fora do litoral brasileiro.

É preciso fazer exames antes de fazer natação?

A recomendação é sim e inclusive muitos clubes exigem que seja apresentado um atestado médico indicando que o aluno tenha capacidade de iniciar as atividades.

Qualquer um pode praticar natação?

Tanto no mar como na piscina a natação é muito importante para a saúde. Mas é preciso que crianças, jovens, adultos e idosos sejam acompanhadas por um educador físico habilitado. Ele será responsável por passar a rotina de atividades e também garantir a segurança de seus alunos.

Dieta de um nadador

Todo atleta ou até mesmo praticantes sazonais de natação precisam manter uma alimentação equilibrada. O peso influencia diretamente no desempenho e também na qualidade de vida. Evite o consumo em excesso de refrigerantes, doces, álcool e alimentos muito gordurosos.

Faça o consumo de frutas, vegetais e proteínas magras. Não se esqueça de consumir ao menos dois litros de água por dia, pois mesmo estando lidando com água, o sal presente no mar e o sol forte por ser um exercício praticado ao ar livre, tende a desidratar ainda mais o corpo do atleta.

Principais benefícios da natação

E sabemos que a prática de qualquer esporte tem seus benefícios para a saúde, mas como hoje estamos falando sobre natação, resolvemos apresentar alguns dois principais deste esporte:

Redução no peso

Está querendo fazer natação para perder peso? Saiba que a prática é muito indicada, pois a queima de calorias é constante, ainda mais se você optar pelo mar. A recomendação é (desde que com liberação médica) sejam feitas ao menos duas aulas por semana.

Quem está começando agora deve ir com calma no começo. Assim que o corpo se adaptar à prática é possível estender um pouco mais os exercícios.

Corrigindo a postura através de exercícios físicos!

Sistema cardiovascular

Todo o sistema cardíaco é beneficiado pela natação, onde os movimentos dos músculos e a respiração mais direcionada, acabam fortalecendo toda a musculatura do coração e fazendo o sangue ser bombeado com melhor eficácia.

Com o coração mais forte e o bombeamento de sangue mais intenso, grande parte da gordura que fica alojada no órgão acaba circulando e é eliminada.

Durante a melhora da circulação sanguínea, o transporte de oxigênio e nutrientes é mais eficaz, evitando que o corpo desenvolva diversas doenças.

Aumenta a força das articulações

Com a movimentação exigida durante o treino de natação os músculos acabam ganhando resistência, o que protege as articulações. O fortalecimento tornam os ligamentos e tendões mais resistentes a outras atividades do dia a dia.

A grande vantagem da natação com relação ao trabalho em academia é que a água absorve todo o impacto que as articulações sofreriam se o mesmo exercício fosse feito em “terra seca”.

Portanto é muito indicado para quem sofre de problemas como artrite e artrose, inclusive aliviando as dores, pois as articulações acabam sendo mais lubrificadas durante a natação.

Aumente seus músculos

A natação envolve todo o seu corpo e trabalha todos os seus grupos musculares. Outra vantagem da prática do esporte é que a água é mais densa que o mar, fazendo com que seja necessário aplicar uma força maior para a execução do movimento.

Essa força a mais acaba criando um trabalho de resistência, o que ajuda para que todos os seus músculos sejam trabalhados, melhorando o seu desenvolvimento e até mesmo a tonificação.

Quem deseja trabalhar glúteos, tronco, pernas, braços, peitoral e abdômen, apenas com a aula de natação irá conseguir bons resultados. Mas é preciso manter uma dieta balanceada.

Receitas dos 11 melhores sucos termogênicos para emagrecer!

Melhora no sistema respiratório

Quem é que nunca ouviu falar que a natação é boa para “curar” problemas respiratórios? E esta afirmação é positiva, pois os pulmões acabam sendo órgãos “elásticos” em decorrência de seus movimentos naturais de contração e expansão.

Esse movimento porém depende de músculos que estão presentes na parede torácica de nosso corpo, onde a natação é responsável por fortalecer estes músculos e aumentar a oxigenação através da dilatação dos brônquios.

Todo o sistema respiratório será beneficiado inclusive por portadores de asma, bronquite e outras enfermidades.

A natação reduz o risco de diabetes

Como a natação é um excelente exercício aeróbico, a queima de gordura, cerca de 700kcal por uma hora de treino, faz com que os riscos de desenvolver diabetes tipo 2 sejam reduzidos em até 10%.

Redução no estresse do dia a dia

O mal do século é o estresse. Muito trabalho, muita conta e pouco dinheiro. E é fundamental que você pratique atividades físicas para evitar um AVC ou até mesmo um infarto em decorrência do estresse. Isso porque a natação e outras atividades físicas liberam a endorfina, o hormônio responsável pelo “Bem Estar”, proporcionando sensações de felicidade e relaxamento.

Todo o trabalho realizado na piscina ou no mar acaba contribuindo para que você tire o foco dos problemas do dia a dia e mantenha além da saúde física, também a saúde mental.

Tem mais alguma dica? Deixe seus comentários

Anterior Molho de iogurte Árabe FIT com requeijão e batatas
Proximo Pasta de gergelim FIT o Tahine saudável

Sobre o autor

Wes
Wes 675 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

4 dicas para substituir a farinha branca/trigo

Encontrar substitutos para a farinha branca/trigo pode não ser uma tarefa tão fácil, além é claro de que muitas das opções presentes no mercado possuem valores bem mais altos do… Leia mais

Conheça os principais benefícios do Espinafre

Não é a toa que o vegetal que dava maior força para o Popeye no desenho animado era o espinafre. Ele possui uma ótima gama de nutrientes e vitaminas como… Leia mais

Suplementação ideal para cada tipo de pessoa

A boa alimentação, em qualquer atividade física, é fundamental para que cheguemos a um objetivo. Mas às vezes não é suficiente para nossas necessidades de antes, durante e após o… Leia mais

Chocolate emagrece? Estudo dizia que sim, mas era uma farsa!

Em abril deste ano a revista científica International Archives of Medicine, publicou um artigo onde pessoas que fazem o consumo de chocolate durante uma dieta, tem grandes chances de emagrecer,… Leia mais

8 benefícios do shimeji cogumelo para sua saúde

O cogumelo shimeji é um alimento muito nutritivo, tradicional nas receitas japonesas e chinesas, da qual dizem que é uma das mais saudáveis. E hoje para te convencer a incluir… Leia mais

O que é hipertrofia muscular?

Com a “moda” do mundo fitness, o surgimento de novos termos, dúvidas e significados são constantes, principalmente entre os “marinheiros de primeira viagem”, ou primeira malhação, como queira chamar. Um… Leia mais

0 Comentarios

Sem comentarios!

Voce pode ser o primeiro a comentar comente esta postagem!

Escreva uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.