Tapioca: Mitos e verdades

A tapioca vem fazendo um grande sucesso no mundo das dietas e da academia, mas não são todos que conhecem os seus principais benefícios tanto para emagrecer, como para ganhar massa muscular.

Grande parte do que é mencionado sobre a tapioca no círculo de amigos na academia no qual você pratica, pode ser apenas um mito. Por isso hoje estaremos falando um pouco mais sobre este assunto que vem ganhando destaque nas dietas.

Sobre a origem da tapioca

A tapioca possui origem indígena é consumida desde o século XVI, quando se tem registro da Casa de Farinha Itamaracá em Pernambuco. Essa “farinha” é na verdade a goma ou fécula da mandioca. O seu preparo é muito simples, basta pré aquecer uma frigideira antiaderente e espalhar uniformemente a tapioca por cima, sem óleo nem nada. Somente o calor irá fazer com que a tapioca esteja pronta para receber os recheios, como se fosse uma panqueca.

O seu formato, geralmente é de meia lua, onde ao colocar o recheio, ela é dobrada e fechada, chegando a essa aparência.

mitos e verdades tapioca academia

Existem quase que uma infinidade de recheios, mas o tradicional é de coco com queijo coalho. É possível rechear com leite condensado, morango, chocolate, doce de leite, entre outros recheios doces e também casa muito bem com os salgados, que podem ser de calabresa, bacon, carne seca, frango, carne e qualquer um que você ache que fique gostoso.

O importante é sempre comer quentinha.

Principais benefícios da tapioca

A tapioca tem vários benefícios, mas hoje iremos falar apenas alguns, dos quais achamos os mais importantes para a nossa saúde. A tapioca boa para a saúde óssea, sendo uma ótima sugestão para mulheres, pois grande parte pode vir a sofrer de osteoporose no futuro. A fécula de mandioca é rica em ferro, cálcio e vitamina K, nutrientes essenciais para o desenvolvimento ósseo e a sua proteção.

Outro importante benefício da tapioca é em relação ao ganho de energia no dia a dia. A quantidade de carboidratos presente na fécula irá gerar uma ótima carga de energia, quase que instantânea, dai o grande consumo de tapioca entre os atletas. A grande diferença dos carboidratos que fazem parte da composição da tapioca é que, além de nos fornecer muita energia, ainda é isenta de colesterol e gorduras saturadas.

Como já citamos, a tapioca é rica em vitamina K, e esta é também ótima para a nossa saúde mental, reduzindo boa parte das chances de desenvolvimento de Alzheimer, aumentando a capacidade neural do cérebro, onde está sempre ajudando na renovação das células que fazem parte dos tecidos, neurônios e outros componentes cerebrais.

Por ser rico em potássio, um vasodilatador a tapioca é ótima para o controle da pressão arterial. Diminuindo a tensão das artérias principais e vasos sanguíneos, o potássio encontrado na tapioca pode ser ótimo para o aumento de fluxo sanguíneo, reduzindo também a pressão cardiovascular, eliminando coágulos e até mesmo ajudando a evitar problemas vasculares cerebrais como o AVC.

Conhece mais algum benefício? Deixe seus comentários.Tapioca: Mitos e verdades

Mas como tudo na vida, existem vários mitos e verdades sobre a tapioca, dos quais selecionamos alguns para apresentar para vocês.

O pão pode ser substituído por tapioca, onde é muito melhor.
Isso é um mito, ambos são calorias vazias, só são fonte de carboidratos, ou seja, fornecem energia e só. Um pão integral com fibras, pode ser melhor que o consumo de tapioca inclusive.

A tapioca te muito menos caloria do que um pão.
Outro mito. Um pão de 25g possui cerca de 67 calorias, já uma tapioca do mesmo peso 86 calorias. Por isso você pode variar o seu café da manhã com ambas receitas.

Comer tapioca pode ser muito nutritivo
Apesar de já termos falado sobre alguns dos benefícios dos nutrientes da tapioca, saiba que ela é a mais “fraca” em relação a outros tubérculos. Ela possui vitaminas e minerais sim, mas poucas quantidades se comparado a outros da mesma família.

Eu vou emagrecer se comer tapioca?
Outra mentira, a tapioca na verdade auxilia você a ganhar peso e não perder. Por isso a escolha de muitos atletas e praticantes de atividades físicas intensas por este alimento. O ganho de energia é rápido, ou seja a tendência, caso não faça muitos exercícios físicos, é engordar e não emagrecer.

Isso tudo por conta do seu alto teor glicêmico. Onde 30g de tapioca, possui aproximadamente 130kcal de carboidratos. Dos quais elevam os níveis de produção de insulina rapidamente.

Tapioca não é indicado para diabéticos?
Verdade! Como já citamos, a tapioca possui um alto índice glicêmico

O ganho de energia é rápido?
Sim, a tapioca é ótima para quem realiza atividades físicas pesadas e de longos períodos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2015 - 2016 · Receitas de Academia· Quer aprender receitas para emagrecer, ganhar massa muscular e outras? Confira nosso acervo.