A queda de cabelo pode estar associada a diversos fatores, incluindo estresse, alimentação, fatores genéticos e outros. Mas grande parte dos problemas ligados aos cabelos caindo, está associado à falta de nutrientes na alimentação.
Os alimentos ideais para evitar a queda de cabelo, estão associados à proteínas e nutrientes antioxidantes e anti-inflamatórios. Como destaque temos os peixes, ovos, feijão, vegetais em tom verde escuro, frutas vermelhas e outros que ajudam a hidratar o couro cabeludo e fortalecer os fios.
Há aqueles que devem ser ingeridos, proporcionando a nutrição de dentro para fora. Mas há também aqueles que podem ser aplicados diretamente no couro cabeludo. Como a região é repleta de poros e acaba sendo a porta de entrada direta para à raiz dos fios, alguns alimentos podem ser aplicados de forma tópica.
Dieta rica em proteínas
Normalmente uma dieta rica em proteínas, além de trazer benefícios para o emagrecimento, também trás benefícios para a saúde capilar. Desde que tenha autorização médica e nutricional, ingerir alimentos proteicos, pode ser a solução para a queda de cabelo.
Top 10 melhores alimentos para evitar a queda de cabelo
Entre os alimentos mais indicados para consumir com a finalidade de evitar a queda de cabelos, estão:
1. Sementes oleaginosas
Castanha do Pará, nozes, sementes de chia e outras, são ricas em nutrientes como o magnésio, zinco, vitaminas do complexo B, ômega 3, selênio e outros nutrientes essenciais para a saúde do cabelo. Ricos em antioxidantes e com ação anti-inflamatória, essas sementes proporcionam uma melhor hidratação do couro cabeludo e deixando os fios mais fortes.
2. Alecrim
Diferente das opções que devem ser ingeridas, o alecrim é uma planta medicinal, rica em terpenos, flavonoides, ácidos fenólicos, que segundo estudos, ajudam a diminuir a oleosidade e formação de caspa, que podem estar diretamente ligadas à queda de fios. Seu uso deve ser feito através de chás, aplicados diretamente no couro cabeludo, antes da lavagem.
3. Frutas vermelhas
Morango, framboesa, cereja, goiaba, romã e outras, são ricas em antioxidantes e vitaminas, como a C. Essa combinação ajuda a proteger os folículos pilosos, de danos que possam ser causados pela ação dos radicais livres nas células. Ela também é responsável por ajudar o organismo na absorção de ferro e na produção de colágeno. Sendo essencial para prevenir a queda de cabelos e manter a saúde dos fios.
4. Peixe
Salmão, atum, sardinha e arenque são alguns dos peixes mais indicados para quem está buscando ótimas fontes de ômega 3. Essa proteína conta com nutrientes essenciais para evitar a queda de cabelo, pois a ação anti-inflamatória, contribui para evitar a inflamação dos folículos pilosos.
Outros nutrientes benéficos para o cabelo encontrado nos peixes são as vitaminas B e o selênio. Eles contribuem para melhorar a circulação sanguínea no couro cabeludo. Assim os fios ficam mais fortes e crescem mais saudáveis.
Leia mais: Prepare um almoço fitness em 5 minutos.
5. Cenoura
A cenoura é uma ótima fonte de vitaminas A e E. Elas contribuem para a melhora na circulação sanguínea do couro cabeludo, assim como a função de ser um ótimo antioxidante. Eles contribuem para bloquear os efeitos dos radicais livres, evitando que os fios fiquem fracos e quebradiços. A vitamina A acaba agindo como um condicionador natural.
6. Soja
A soja é um dos principais alimentos quando o assunto é proteína vegetal. Rico em biotina, a soja ajuda a fornecer mais proteínas para o couro cabeludo, fundamental para dar mais saúde para os fios e evitar a sua queda. Seus isoflavonas, ajudam na produção do ácido hialurônico, que aumenta a hidratação da raiz dos fios e também a sua regeneração.
7. Ovo
Uma ótima fonte de proteínas, o ovo trás bons benefícios para o ser humano, inclusive para a saúde capilar. Além das proteínas, o ovo tem boas quantidades de biotina. Essa combinação ajuda na produção de queratina, principal responsável pela preservação dos nutrientes nos fios.
Outros nutrientes são o zinco e selênio. Eles também contribuem para o crescimento saudável do cabelo, além de proporcionar outros benefícios para o ser humano.
8. Vegetais de folhas verde escuro
Alimentos como a couve, espinafre e outros de folhas verde escuro, são ótimas fontes de vitamina C, A, betacaroteno, ferro, ácido fólico e biotina. Esses nutrientes contribuem para a estimulação do couro cabeludo, circulando melhor o sangue na região e por consequência levando ainda mas nutrientes para a raiz.
Hoje estudos comprovam que a deficiência de ferro na alimentação, está diretamente ligada à queda de cabelo. Essas folhagens em tom mais escuro, são ótimas fontes de ferro para o organismo, assim como feijão e proteínas de origem animal.
Leia mais: Melhores receitas saudáveis.
9. Leite
O leite é um alimento rico em vitamina A e cálcio, nutrientes essenciais para a boa saúde dos fios. Mas além do leite, seus derivados, como queijo, iogurte e outros, proporcionam boas quantidades de antioxidantes. Essas opções, melhoram a circulação sanguínea no couro cabeludo, além da formação de fios mais fortes, com a quantidade certa de cálcio no organismo. O leite ainda contribui para dar mais brilho aos fios.
10. Feijão
O feijão é um alimento típico na mesa do brasileiro. É rico em zinco, biotina e principalmente em ferro, elementos fundamentais para o bom crescimento dos fios. Quando combinado com o arroz, ele promove a formação de queratina e colágeno, itens essenciais no fortalecimento dos fios.
Confira as melhores receitas para sua dieta.