Uma dieta fitness exige o consumo de alimentos mais saudáveis, pouco industrializados e nada de embutidos. Mas isso não quer dizer que seja necessário cortar 100% dos alimentos de uma dieta tradicional.
Normalmente uma dieta fitness é recomendada para pessoas que estão buscando o ganho de massa muscular, ou seja, a alimentação é baseada na combinação de carboidratos de qualidade, com proteínas de qualidade e não o radicalismo.
Quem define qual o melhor cardápio fitness para uma dieta é o nutricionista ou médico que faz o acompanhamento pessoal. É preciso estar ciente de que cada corpo reage de maneiras diferentes a alimentação, por isso o cardápio tem que ser único para cada um.
Ainda há diferenças entre dieta fitness para homens e para mulheres. Normalmente a queima calórica é maior nos homens, o que exige uma dieta com mais calorias. Mas isso não quer dizer que irá engordar.
Na verdade esta dieta tem por objetivo fazer a “troca” de massa gorda para massa magra, onde nem sempre perder peso é prioridade, mas sim trazer mais saúde e eliminar problemas causados pelo excesso de gordura corporal.
Mas o que comer em uma dieta fitness?
Primeiro priorize a ingestão de água. Zero calorias e com os recursos ideais para manter o bom funcionamento do organismo, a água ainda proporciona a sensação de saciedade por mais tempo. A recomendação é de no mínimo dois litros diariamente.
Para manter o corpo em plena atividade, faça as refeições nos horários certos. Tenha um café da manhã, almoço, café da tarde e jantar em horários regulares. Há aqueles em que os nutricionistas ainda recomendam “beliscar” alguma coisa entre o café e o almoço, jantar e a hora de dormir.
Priorize o café da manhã e almoço. Essas são as refeições onde você pode caprichar na alimentação. Já o café da tarde, jantar e ceia, precisam ser alimentos mais leves, para manter a qualidade no sono.
Já com relação aos alimentos, ingerir frutas, vegetais, carne magra como patinho, alcatra, frango sem pele, peixes, cereais, de preferência integrais, são a prioridade no dia a dia. Castanhas são ótimas fontes de gorduras boas, mas não exagere.
Desde que não tenha restrição médica, nada impede de incluir sobremesas, desde que as receitas sejam preparadas com açúcares (ou zero açúcar) e ingredientes mais saudáveis. O grande problema é o exagero na quantidade.
Outra recomendação é pesar as porções, para não extrapolar o limite calórico diário.