Cansado de ter dores no trabalho? Saiba que o que pode estar faltando na sua rotina do dia a dia é justamente alguns minutos de Ginástica Laboral. Pode parecer pouco realizar um “aquecimento” de 10 minutos antes de iniciar o trabalho ou algumas pausas para “se esticar” durante o dia, mas estudos comprovam que alongamentos podem evitar diversos problemas laborais, principalmente a Lesão por Esforços Repetitivos, a famosa LER.
Os esforços constantes durante uma rotina de trabalho podem trazer diversos problemas de saúde, onde os mais comuns são as dores constantes nas cotas, ombros e má circulação nas pernas, devido a baixa movimentação.
E uma forma de evitar este tipo de problema no trabalho é a realização de ginásticas laborais. O método é um forte aliado de funcionários e gestores nas empresas, efetivamente eficaz, onde os exercícios físicos durante o expediente, podem inclusive melhorar o desempenho e o foco dos trabalhadores, além é claro, evitar os desgastes naturais do corpo.
Mas como se trata de uma atividade física, é importante que a empresa forneça um profissional da área de educação física para aplicar as atividades e realizar o acompanhamento da evolução dos funcionários. Cada empresa e cada setor necessitam de uma atividade correspondente, onde só o educador físico poderá conduzir uma proposta adequada para cada situação.
A história da Ginástica Laboral
A ginástica laboral apesar de ser algo “novo” na grande maioria das empresas, é algo que já havia na Polônia no ano de 1925, início da era industrial na grande maioria dos países. Na ocasião a atividade era conhecida como ginástica de pausa para operários.
Os resultados foram tão agradáveis, que a Rússia, Holanda, Bulgária e a Alemanha, aderiram ao “experimento”, colhendo bons frutos nas rotinas de trabalha.
A ginástica laboral chegou ao Japão em 1928, quando os trabalhadores dos correios começaram a desempenhar um papel melhor, sofriam menos acidentes de trabalho, faltavam menos e toda a produtividade do setor se beneficiou com isso, expandindo a ginástica laboral para outras áreas de trabalho no país. Hoje no Japão praticamente metade de todos os trabalhadores do país fazem a ginástica antes e em horários estratégicos dentro das empresas.
No Brasil apesar de não ser algo obrigatório (pelo menos na prática não), muitas empresas nas últimas décadas passaram a aderir aos exercícios, principalmente indústrias e escritórios, onde a baixa por lesões de esforços repetitivos estão se tornando cada vez mais incomum.
Alongamento para a coluna, 7 exercícios que podem ser feitos em casa!
Melhorando a produtividade de uma empresa com a Ginástica Laboral
Além de ser uma das principais atitudes na prevenção de Lesões por Esforço Repetitivo (LER), a ginástica laboral é capaz de melhorar a produtividade de uma empresa, principalmente se executada antes do início das atividades do trabalhador.
Os exercícios logo pela manhã ajudam que o trabalhador “desperte” e possa executar suas atividades tão bem quanto na parte da tarde, quando está mais “acordado.
Além da LER a ginástica laboral ajuda a prevenir outras patologias que possam ser geradas pela falta de exercícios físicos e o trabalho contínuo. Um funcionário bem de saúde, com mais ânimo e disposição, dificilmente irá faltar ao trabalho e irá render muito mais nas rotinas do dia a dia.
Como fazer ginástica laboral no trabalho?
Hoje a ginástica praticada no ambiente de trabalho normalmente é realizada em grupos, mas ao longo do dia nada impede que o trabalhador, principalmente que exercem funções de escritório, possam levantar e alongar pernas, braços e mãos.
Quando feita em grupos, ela normalmente dura no máximo 10 minutos. Alguns colaboradores interrompem o trabalho durante o expediente e designam que um profissional educador físico, aplique atividades que exercitam a circulação e articulações, relaxe os músculos, alongue as principais partes do corpo e também faça a mente relaxar um pouco.
Além dos benefícios ligados à saúde, a ginástica laboral ajuda na interatividade social entre os colegas de trabalho e proporciona momentos de descontração durante os dias estressantes.
Top 10 melhores receitas de lasanha fitness!
Todos os principais benefícios da Ginástica Laboral
Entre os principais benefícios destes exercícios estão:
- Melhora de flexibilidade e força;
- Melhora de coordenação motora, agilidade, ritmo de trabalho e também a resistência do corpo;
- Ajuda na prevenção de doenças do trabalho, como a LER;
- Estimula o fim do sedentarismo, principalmente em trabalhos de escritório;
- Ajuda no combate ao estresse e ansiedade;
- Ajuda no combate da depressão por conta das rotinas;
- Trás uma sensação de bem estar e disposição durante as rotinas de trabalho;
- Ajuda a diminuir a sensação de fadiga e corpo esgotado pelo cansaço no fim do expediente;
- Ajuda no combate de eventuais tensões emocionais;
- Ajuda na melhora da autoestima;
- Promove o foco, concentração e atenção nas rotinas de trabalho;
- Ajuda a promover relações interpessoais e os laços entre colegas de trabalho;
- Ajuda a reduzir as faltas justificadas por problemas de saúde, bem como o gasto com a substituição e afastamento de trabalhadores;
- Ajuda inclusive a melhorar a imagem de uma empresa, onde assim mostrará que se preocupa com seus colaboradores. A consequência é que os clientes se sentem mais confiáveis com relação a tal empresa.
[alert color=”red”]Exercícios sempre trazem bons benefícios para a saúde e para o dia a dia do cidadão. Se a sua empresa ainda não proporciona atividades assim, faça um teste e veja a diferença![/alert]