Criada por Di Pasquale, a Dieta Anabólica é voltada para o ganho de massa muscular, popularmente utilizada entre atletas de alto desempenho e fisiculturistas. Quando indicada por seu nutricionista, ela pode contribuir para o aumento de massa, força e diminuir o percentual de gordura do corpo.
Mas sozinha ela não faz milagre. É importante seguir as orientações nutricionais e ter refeições equilibradas. A prática de exercício também é fundamental para colher os benefícios desta dieta.
E para você que está interessado em saber mais sobre os benefícios e outros itens da dieta anabólica, resolvemos criar este artigo para tirar suas principais dúvidas.
Leia também: Top 5 alimentos que ajudam a aumentar a massa muscular.
O que é?
A dieta anabólica é composta por uma alimentação rica em proteínas e com poucos carboidratos. O objetivo é que o seu corpo queime a gordura do corpo no lugar dos carboidratos consumidos durante as refeições. Assim ela irá fornecer energia para as ações do dia a dia através da gordura corporal.
Como funciona?
Esta é uma dieta dividida em duas fases. Na primeira o consumo de carboidratos é mínimo. Ela ocorre durante a semana. Já a segunda fase, que acontece nos finais de semana, consiste no consumo maior de carboidratos. Durante toda a dieta é recomendado a realização de 6 pequenas refeições para manter o metabolismo funcionando o dia inteiro.
Na fase com poucos carboidratos as refeições devem conter 60% de gorduras, 30% de proteínas e no máximo 10% de carboidratos. Já nos dias de alta ingestão de carbo, a porcentagem é de 65% de carboidratos, 15% de gorduras e 15% de proteínas.
Mas alguns nutricionistas podem indicar o consumo de 10 a 15g de carboidratos por quilo do seu peso, diariamente. Por exemplo, se você pesa 70kg, a ingestão média de carbo fica em 700g de carboidratos saudáveis diariamente.
Em resumo são cinco dias mais restritos e dois com uma alimentação mais livre.
Mas novamente frisamos que esta dieta deve ter indicação médica e nutricional. Isso porque alguns não lidam bem com a ausência de carboidratos ou precisam ingerir uma boa fonte para gerar energia e ter força durante os treinos.
Contraindicações
Pessoas com hipertensão ou colesterol alto não podem fazer este tipo de dieta. O alto consumo de gorduras contribui para piorar esse quadro. O mesmo serve aqueles que já estão obesos ou apresentam quadros de diabetes. É preciso avaliar caso a caso e encontrar uma dieta adequada para cada opção. Assim quem pode indicar isso para você é o seu médico e nutricionista.
Recomendações para o cardápio
O cardápio fitness deve ser montado por seu nutricionista, pois cada corpo precisa de elementos específicos para conquistar os resultados. Mas de modo geral as recomendações para um cardápio são:
- Tirar adoçantes artificiais, trocando-os por mel ou adoçantes naturais;
- Fazer o consumo de ômega 3 diariamente, em média é preciso consumir 6g de óleo de peixe;
- Consumir alimentos ricos em gorduras. Com o alto consumo de gordura saudáveis, o corpo entende que não há a necessidade de armazenar gorduras para emergências. Consuma carne vermelha, frango, peixe, porco, etc;
- Ingerir frutas e vegetais com baixo índice glicêmico. Estes serão os substitutos para os carboidratos.
A dieta anabólica é feita para emagrecer?
Não. Apesar de trazer resultados neste sentido, o objetivo da Dieta Anabólica é justamente contribuir para aqueles que praticam musculação e fisiculturismo. O ganho de massa magra não faz você perder peso na balança, já que músculos tendem a pesar mais que a gordura. Mas o índice de gordura no corpo fica menor.
A dieta foi criada para dispensar a necessidade de muitos “aditivos” para ganhar massa muscular.
Receita: Bolo brownie anabólico.