Dieta Dukan resumida
05/06/2017 Comentarios 4 710 Visualizacoes

Dieta Dukan resumida

O que é a Dieta Dukan?

A Dieta Dukan, é um método criado pelo Dr Pierre Dukan, um francês que revolucionou o mundo das dietas nos últimos tempos, principalmente após o lançamento do seu livro “Eu não consigo emagrecer” e outros logo após o seu estrondoso sucesso no mundo todo, principalmente entre as celebridades.

A dieta é simples, se divide em 4 fases, fase ataque, fase cruzeiro PP e PL, fase consolidação e fase estabilização, porém é restritiva, onde as duas primeiras fases são primordiais para o resultado final da perca de peso.

dieta dukan resumida

A Dieta Dukan irá mudar totalmente a sua rotina, principalmente nos alimentos. Por isso adapte uma das frases mais conhecidas do mundo Fitness para que você possa emagrecer “Foco, Força e Fé”. Acredite em si mesmo, tenha determinação e siga corretamente todo o passo a passo da Dieta Dukan, mas principalmente a opinião do seu médico.

Esta dieta é famosa, mas pode não ser indicada para você, por isso consulte antes de mais nada o seu médico, o resto é por sua conta e risco.

Dieta Dukan resumida

Existem variações desta dieta, inclusive algumas do próprio Pierre Dukan, como a “Nova dieta dukan” e por este motivo, pode acabar sendo confuso para algumas pessoas que estão dispostas a tentar essa, que é quase 100% garantida no emagrecimento, dai então achamos a necessidade de escrever uma versão resumida da Dieta Dukan, focando principalmente em tirar as principais dúvidas.

Resumo sobre as fases da Dieta Dukan

Em todas as fases, o farelo de aveia é obrigatório todos os dias, o que varia são as quantidades em cada uma das fases. Na ataque será necessário ingerir 1 1/2 colher (sopa) diariamente. Na cruzeiro são necessários 2 colheres (sopa) por dia e nas duas últimas 2 1/2 colheres (sopa) por dia.

1ª Fase Ataque
Na primeira fase ataque você só poderá comer proteína pura, ou seja, esta é a introdução e a fase mais difícil, pois ela é restritiva. Além do farelo de aveia você poderá fazer a ingestão somente de: Aves, carnes, peixes e frutos do mar, miúdos, ovos, iogurtes, laticínios que são desnatados, vegetais ricos em proteínas, queijo 0% gordura, mostarda, chá verde e café.

Tudo isso a vontade, não tem um limite para comer por dia. Mas o certo é comer pequenas porções de 3 em 3 horas.

Quanto tempo dura a fase ataque dukan?

O tempo varia de acordo com o objetivo de perca de peso:

    • Para quem quer emagrecer até 5kg a fase ataque deverá durar no máximo 2 dias.
    • Para quem quer emagrecer até 10kg a fase ataque deverá durar no máximo 4 dias.
    • Para quem quer emagrecer até 18kg a fase ataque deverá durar no máximo 6 dias.

Já em casos acima disto, o máximo que a fase ataque deve durar é 10 dias, mas somente em casos extremos de obesidade e tudo deverá ser acompanhado por um médico. Dieta não é brincadeira, e como a Dukan é restritiva, a falta de nutrientes no seu corpo pode lhe causar sequelas irreversíveis, mais uma vez frisamos, procure um médico para acompanhar sua dieta.

Sempre tome muita água.

2ª Fase Cruzeiro

A fase cruzeiro é a mais importante da Dieta Dukan. Logo após a introdução (fase ataque) você passará para esta, onde irá ficar até que chegue ao peso desejado.
Nela você poderá fazer o consumo de todos os alimentos permitidos na fase ataque e também agora com a permissão de incluir legumes e vegetais. Mas deverá ser alternado, um dia de proteína pura (alimentos da fase ataque) e outro dia de proteína pura + vegetais e legumes. Esta são chamadas de fase PP (proteína pura) e PL (Proteína + Legumes e vegetais).

Exemplo: Segunda feira PP, Terça feira PL, Quarta feira PP, Quinta feira PL, Sexta feira PP, Sábado PL, Domingo PP, Segunda feira PL e assim sucessivamente até você emagrecer o que deseja.

3ª Fase consolidação

Quando você chegar na fase consolidação da Dieta Dukan saiba que ela, como o próprio nome a descreve, é para consolidar o seu peso e para que você não venha a sofrer com o efeito sanfona. Ela funciona da seguinte maneira: Para cada quilo que você perdeu, deverá seguir na consolidação por 10 dias, por exemplo, se você eliminou 7kg, deverá seguir a na fase consolidação por 70 dias.

Além disso, você deverá escolher 1 dia da semana para que seja totalmente ataque, ou seja, somente proteínas, por exemplo, se você escolher a segunda feira, toda segunda só poderá comer os alimentos da fase ataque até o fim da fase consolidação.

Mas por ser a fase mais longa da dieta, nela você poderá fazer o consumo de todos os alimentos da fase ataque, cruzeiro e ainda acrescentar os seguintes alimentos que estão liberados:

A liberação de comer frutas novamente. Mas é só uma por dia e infelizmente cereja, uva e banana estão cortadas.
Também está liberado:

    • Duas fatias de pão integral por dia
    • Uma porção de no máximo 100g de carne de porco por semana
    • Duas porções de amido de milho e/ou massas por semana
    • E duas refeições completas, com sobremesa e uma taça de vinho por semana

4ª Fase estabilização

Na fase estabilização você poderá se alimentar normalmente, com exceção do dia escolhido para que seja só alimentos da fase ataque, este dia será pro resto da vida. E nesta fase, você deverá fazer o consumo de três colheres (sopa) de farelo de aveia.

Dicas e dúvidas sobre a Dieta Dukan

Porque do farelo de aveia?

O farelo de aveia cria uma sensação de saciedade, absorve 25 vezes o volume de líquidos do seu estômago ocupando boa parte dele e sempre criando uma sensação de que você está satisfeito. O farelo de aveia também diminui a absorção de açúcar e gordura do corpo logo após a formação do gel da fibra, assim retendo as moléculas para que elas não sejam absorvidas rapidamente.

Lembre-se que Farelo de Aveia não é Flocos de Aveia nem qualquer outro derivado.

Posso comer o farelo de aveia misturado com outro alimento?

Sim, você não precisa comer ele puro. Poderá ser incluso em receitas com alimentos permitidos de cada uma das fases.

Quantos kg posso emagrecer com a Dukan?

Quantos você quiser, afinal ela não é só uma dieta, é uma reeducação alimentar.

Tem como pular alguma fase?

É claro que não, este é um programa de emagrecimento, cada fase tem sua importância.

Posso fazer a dieta dukan se estiver amamentando ou grávida?

Não. Nenhuma dieta é indicada em casos de lactantes e gestantes. Seu bebê precisa de todos os nutrientes para crescer forte e saudável. Consulte seu nutricionista.

Qual adoçante posso usar na Dieta Dukan?

Somente o aspartame.

Posso usar óleo, azeite, gordura para preparar os alimentos?

Não, todo e qualquer tipo de óleo é proibido na dukan.

Suco detox ou shakes, posso tomar?

A princípio não, principalmente na fase ataque. Mas assim que outros alimentos forem liberados, conforme você passar de uma fase para outra, é possível adaptar eles em forma de sucos, desde que siga as regras Dukan. Shakes estão proibidos.

Esta é a versão resumida da Dieta Dukan, tem alguma dúvida? Deixe seus comentários.

Anterior Como saber se estou com muito açúcar no sangue? Sintomas
Proximo Receita Fitness de Microondas - TOP 10 receitas

Sobre o autor

Wes
Wes 519 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

Dieta Japonesa

Normalmente em uma dieta saudável ingerimos mais frutas, verduras, legumes e consumimos uma carne mais magra, principalmente peixe, que é praticamente sem gordura alguma. E quando se trata de uma… Leia mais

Dieta para engordar com saúde – Dieta Hipercalórica

Você sabe o que é uma dieta hipercalórica? Gostaria de engordar com saúde? Isso mesmo, hoje estaremos falando sobre um assunto que é pouco comentado, justamente por ser o inverso… Leia mais

Dieta Hipocalórica – O que é e como fazer?

Toda dieta que possui uma ingestão de calorias abaixo do recomendado diariamente é considerada uma dieta hipocalórica (hipo = pouco/a). Mas ela conta com algumas restrições e é muito importante… Leia mais

Dieta Hipertireoidismo e Hipotireoidismo – Cardápio de uma semana

Você está com problemas na tireoide? Hoje estaremos apresentando neste excelente artigo tudo sobre a tireoide, dietas para hipertireoidismo e hipotireoidismo, principais sintomas causadores dos problemas, alimentos indicados para o… Leia mais

Dieta do abacaxi para emagrecer – Dieta de la piña

A dieta do abacaxi ou dieta de la piña é indicada para perder peso em três dias, onde eliminar gorduras do corpo está como seu principal objetivo, desde que com… Leia mais

Tudo sobre a Dieta Cetogênica

Seu médico indicou uma dieta chamada Cetogênica e você gostaria de obter um pouco mais de informações sobre ela? Então neste artigo você irá encontrar tudo sobre a dieta cetogênica,… Leia mais

4 Comentario

  1. marcela
    fevereiro 12, 00:02 Responda

    Ola, sobre a dieta dukan alguém sabe me dizer se na fase de ataque eu posso comer aquelas barrinhas de proteínas q vendem em casas de produtos naturais? Também queria saber se na fase ataque posso comer hamburguer ou almôndega industrializada

    • Wes
      fevereiro 13, 11:54 Responda

      Não pode comer não querida. Só os alimentos permitidos na fase ataque mesmo. Quanto ao hambúrguer e a almôndega, pode desde que o preparo seja feito assado, não frito, e que os alimentos tenham pouca/nenhuma gordura.

  2. ALINE
    junho 16, 22:16 Responda

    Se vc chegar ao peso desejado na fase
    Ataque vc deve dar continuidade às outras?

    • Wes
      junho 17, 15:04 Responda

      Sim Aline. O ideal é fazer no mínimo 3 dias e no máximo 7 dias de ataque, mas se chegar no peso antes, pode dar continuidade.

Escreva uma resposta