Goma xantana – Seu pão sem glúten mais saboroso

Aqui no site nós já falamos sobre a farinha de glúten e quais os principais benefícios e se realmente o glúten é responsável por engordarmos. Ensinamos também como preparar uma receita deliciosa de pão sem glúten, mas que ainda sim alguns acharam que o gosto ficou muito “ruim” em relação ao pão normal.

É por este motivo que hoje estaremos falando um pouco mais sobre a goma xantana, um aditivo natural que deixa a textura do pão sem glúten e de outras receitas que levam farinha de trigo, arroz, aveia etc, que devem ser substituídas semelhante a original.

O que é a goma xantana?

Como já citamos, é um aditivo natural (polissacarídeo) que é retirado através de uma fermentação de bactéria contida principalmente no milho. A goma é extraída da fermentação do milho e vendida em forma de pó como farinhas tradicionais. Suas principais finalidades são:

  • Estabilizante
  • Agente de suspensão
  • Incorpantes para produtos instantâneos, sobremesas, sumos, laticínios, etc.
  • Emulsionante
  • Espessante

A principal função da goma xantana é a substituição do glúten, dando uma consistência, “fofura”, elasticidade e resultado semelhante.

Assim o pão sem glúten que leva a goma na receita fica praticamente igual aos pães caseiros tradicionais.

Onde encontrar goma xantana para comprar?

Provavelmente você irá encontrar em casas de cereais e produtos naturais, ou no mercado municipal de sua cidade. Uma solução certeira é comprar pela internet.

goma xantana o que e pra que serve

Exemplo de embalagem.

Já usou essa goma? Deixe seus comentários.

Aprenda também como fazer um pão proteico sem glúten.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2015 - 2016 · Receitas de Academia· Quer aprender receitas para emagrecer, ganhar massa muscular e outras? Confira nosso acervo.