O cuscuz é um alimento com diversas finalidades, servindo como ingrediente em sopas, saladas e outros pratos além do típico cuscuz nordestino.
Como ele conta com uma semelhança em relação a outros grãos, muitos acabam se perguntando se é seguro fazer o seu consumo em uma dieta glúten free (sem glúten).
Já adiantamos que a sêmola do trigo, não é um alimento sem glúten.
- Leia mais: Crepioca Fitness!
Mas o que é o cuscuz?
Tradicionalmente ele é feito de sêmola, uma farinha proveniente do trigo seco, que contém glúten. Ele é normalmente utilizado úmido, formando uma massa para diversas receitas.
O glúten faz parte de um grupo de proteínas que é encontrada na cevada, aveia, centeio e outros cereais, mas principalmente no trigo.
Alguns precisam evitar o glúten por questões de saúde e sob ordem de um nutricionista, acabam fazendo uma reeducação alimentar sem a inclusão deste ingrediente.
Isso ocorre por conta do alto grau de sensibilidade ou intolerância a essa proteína, onde o organismo não consegue fazer a sua digestão em parte ou completamente.
Entre os principais sintomas da sensibilidade ou intolerância a glúten estão:
- Inchaço abdominal;
- Cólicas;
- Constipação;
- Cansaço;
- E também dores de cabeça.
Já outros por conta de doença celíaca, acabam desenvolvendo uma resposta anormal em relação ao glúten. Quem sofre desta doença acaba sentindo sintomas ainda mais graves como:
- Dormência;
- Fadiga;
- Convulsões;
- Náuseas;
- Dores e rigidez nas articulações;
- Ossos mais frágeis;
- E outros problemas no sistema digestivo.
Alternativas para o cuscuz
O cuscuz comercializado, principalmente aqui no Brasil é feito basicamente da sêmola.
Mas uma variação bem comum é a feita à base de mandioca, onde em sua maioria não conta com glúten.
Há também misturas com amido de milho.
O mais indicado é encontrar opções que possam substituir essa opção especialmente.
- Leia mais: Dieta do abacaxi para emagrecer.
Opções semelhantes, mas sem glúten podem ser:
Quinoa
A quinoa conta com uma textura mais crocante, porém a sua forma e tamanho é bem semelhante ao cuscuz.
Em contar que o seu uso em receitas funciona como um bom substituto.
Arroz de grão curto
Muito comum na culinária japonesa, esse arroz é um pouco mais grudento que o cuscuz, porém é sem glúten e se incorpora muito bem em receitas semelhantes.
Farro
Muito semelhante ao arroz integral, o farro é um cereal que conta com uma textura bem interessante e um sabor mais leve.
Ele é um bom substituto ao cuscuz também.
Couve-flor
Este vegetal quando cozido e retirado apenas parte de sua flor, é uma das melhores alternativas sem glúten para suas receitas.
Todos esses ingredientes podem ser usados na maioria das receitas que levam cuscuz em sua composição, indicado até mesmo para aqueles que não são intolerantes à glúten.
- Leia mais: Cardápio Fitness de uma semana.
Conclusão
Portanto o cuscuz é um alimento versátil, com sabor neutro e que é tradicionalmente feito com sêmola de trigo. Ele é muito usado em pratos como saladas, guisados e outros.
Mas o cuscuz feito com trigo não é isento de glúten. Porém existem algumas alternativas naturais sem glúten, como a fécula de mandioca, milho e batata.
Uma outra sugestão é escolher substitutos ao cuscuz como o arroz de grão curto, a quinoa, couve-flor e outros com propriedades bem semelhantes ao cuscuz, porém sem glúten.
Sempre que for necessário evitar o glúten, leia atentamente ao rótulo dos produtos.