O que são praticantes de flexitarianismo? Conheça a dieta
13/03/2020 Comentarios 0 114 Visualizacoes

O que são praticantes de flexitarianismo? Conheça a dieta

A grande massa da humanidade é carnívora, mas nas últimas décadas o número de veganos, principalmente de vegetarianos aumentou muito, o que abre precedentes para outras dietas e culturas no mundo da saúde e boa forma.

Entre essas novidades estão os praticantes de flexitarianismo, também conhecidos como flexitarianos. Mas o que isso quer dizer?

Esse grupo em específico, contam com hábitos alimentares vegetarianos, mas ocasionalmente fazem o consumo de algum tipo de carne ou produto de origem animal.

O período varia para cada um, mas normalmente é uma vez na semana ou uma vez no mês, funcionando como conhecemos na popularidade das dietas como “Dia do lixo“.

Dai vem o nome de FLEXtarianos, pois são mais flexíveis quanto a dieta. Na verdade muitos hoje em dia podem se enquadrar neste público em específico.

Novo estilo de vida

Quem vira vegetariano segue um novo estilo de vida e o mesmo serve para uma pessoa flexitariana. O começo desta mudança pode ser o mais difícil, pois é preciso deixar de fazer o consumo diário de produtos de origem animal.

A carne está liberada normalmente em eventos sociais. Quando estão em casa ou no trabalho, a dieta a ser seguida é a vegetariana.

Mas antes de mais nada é preciso ir até um nutricionista e garantir que estará sendo bem acompanhado neste período de transição.

Monday without meat. Troque a proteína animal uma vez na semana!

O profissional também irá orientar quais alimentos ingerir para substitui a fonte de proteínas e qual suplemento tomar para repor a vitamina B12, existente apenas em carne.

O foco destas dietas vegetarianas não é o emagrecimento, mas sim a melhora na qualidade de vida e também diminuir a potencialidade da exploração animal. Emagrecer pode ser apenas uma das consequências, mas não é um fator determinante.

Flexitarianismo é uma dieta normal?

No Brasil podemos considerar grande parte da população como flexitariano. A flexibilidade alimentar como sugere o tema, permite o consumo esporádico de carne, o que já é feito por parte da população.

Em outros dias, o consumo de legumes, vegetais, cereais (arroz e feijão), já é algo presente na mesa dos brasileiros.

Dia do lixo tá liberado em dieta Low Carb?

Essa dieta é considerada bem tranquila de seguir. Mas vale salientar que não são permitidos exageros. Todas as dietas feitas de maneira errada, trazem prejuízos para a saúde.

Cortar a carne mas fazer o consumo excessivo de açúcar, sal e poucos alimentos com proteínas, ferro e outros nutrientes, trazem sérios riscos para a saúde.

Sempre tenha um prato bem colorido e faça o consumo regular de cereais integrais, frutas, vegetais, leguminosas e até mesmo carne se estiver permitido em sua dieta.

O exagero, tanto para mais como para menos é que trás prejuízos.

Quem pode orientar sobre o flexitarianismo?

Os profissionais indicados para quem quer fazer essas mudanças de hábitos alimentares são os nutricionistas e/ou nutrólogos.

É importante fazer o acompanhamento médico em outras áreas também para saber como estão os níveis de colesterol, triglicerídeos, glicose, etc.

O que consumir em uma dieta flexitariana

Entre os alimentos preferenciais em uma dieta flexitariana estão:

Grãos integrais

  • Arroz;
  • Quinoa;
  • Aveia.

Alimentos que ajudam a aumentar a saciedade.

Leguminosas

  • Grão de bico;
  • Lentilha;
  • Feijão;
  • Ervilha.

Frutas e legumes

Frutas variadas. Praticamente todas as opções fornecem nutrientes essenciais para o bom funcionamento de nosso organismo. Tenha sempre uma fruta próxima para lanchar.

Vegetais em tom verde escuro

  • Couve;
  • Espinafre;
  • Acelga.

Estes são alimentos ricos em nutrientes, vitaminas e minerais como o ferro, que precisa fazer parte de nossa dieta, mas que acabam sendo mais raros quando deixamos de consumir carne diariamente.

Oleaginosas

  • Castanhas;
  • Nozes;
  • Amêndoas.

Outros alimentos indicados para consumir em uma dieta flexitariana é o:

  • Tofu;
  • Cogumelos;
  • Leites e queijos vegetais;
  • Sementes como as de girassol e abóbora.

É flexitariano? Deixe seus comentários e dicas!

Anterior Monday without meat. Troque a proteína animal uma vez na semana
Proximo Estrias nunca mais, conheça o óleo de Rosa Mosqueta

Sobre o autor

Wes
Wes 723 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

O que é Creatina e quais suas principais funções?

Hoje iremos falar aqui no Receitas Academia sobre este suplemento muito conhecido pelos praticantes de musculação, sim estamos falando da Creatina. Este que é responsável por causar um melhor desempenho… Leia mais

Como não comer demais e manter a dieta na ansiedade da quarentena

Sabemos que a ansiedade e depressão é o mal deste século. A correria do dia a dia, alimentação não balanceada, falta de exercícios e outros fatores vem contribuindo muito para… Leia mais

Lista de emagrecedores vendidos no mercado

Você está querendo emagrecer tomando remédio e gostaria de saber quais são os principais emagrecedores vendidos no mercado brasileiro? Neste artigo você irá conferir uma lista com as opções mais… Leia mais

Conheça a quinoa e seus benefícios

Você com certeza já deve ter ouvido ou lido algo sobre a quinoa não é mesmo? Para esclarecer um pouco mais sobre este grão rico em nutrientes, estaremos dedicando este… Leia mais

Frutas que possuem ferro

Ter uma dieta balanceada com uma boa quantidade de ferro é ideal para combater, prevenir ou tratar a anemia. O ferro de origem vegetal é indispensável para o nosso organismo… Leia mais

Menstruação x Malhação

A menstruação é um período mais delicado na vida de uma mulher, porém apesar de parecer desconfortável realizar exercícios nesta época, eles podem trazer ótimos benefícios para a saúde, inclusive… Leia mais

0 Comentarios

Sem comentarios!

Voce pode ser o primeiro a comentar comente esta postagem!

Escreva uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.