O que são praticantes de flexitarianismo? Conheça a dieta
13/03/2020 Comentarios 0 242 Visualizacoes

O que são praticantes de flexitarianismo? Conheça a dieta

A grande massa da humanidade é carnívora, mas nas últimas décadas o número de veganos, principalmente de vegetarianos aumentou muito, o que abre precedentes para outras dietas e culturas no mundo da saúde e boa forma.

Entre essas novidades estão os praticantes de flexitarianismo, também conhecidos como flexitarianos. Mas o que isso quer dizer?

Esse grupo em específico, contam com hábitos alimentares vegetarianos, mas ocasionalmente fazem o consumo de algum tipo de carne ou produto de origem animal.

O período varia para cada um, mas normalmente é uma vez na semana ou uma vez no mês, funcionando como conhecemos na popularidade das dietas como “Dia do lixo“.

Dai vem o nome de FLEXtarianos, pois são mais flexíveis quanto a dieta. Na verdade muitos hoje em dia podem se enquadrar neste público em específico.

Novo estilo de vida

Quem vira vegetariano segue um novo estilo de vida e o mesmo serve para uma pessoa flexitariana. O começo desta mudança pode ser o mais difícil, pois é preciso deixar de fazer o consumo diário de produtos de origem animal.

A carne está liberada normalmente em eventos sociais. Quando estão em casa ou no trabalho, a dieta a ser seguida é a vegetariana.

Mas antes de mais nada é preciso ir até um nutricionista e garantir que estará sendo bem acompanhado neste período de transição.

Monday without meat. Troque a proteína animal uma vez na semana!

O profissional também irá orientar quais alimentos ingerir para substitui a fonte de proteínas e qual suplemento tomar para repor a vitamina B12, existente apenas em carne.

O foco destas dietas vegetarianas não é o emagrecimento, mas sim a melhora na qualidade de vida e também diminuir a potencialidade da exploração animal. Emagrecer pode ser apenas uma das consequências, mas não é um fator determinante.

Flexitarianismo é uma dieta normal?

No Brasil podemos considerar grande parte da população como flexitariano. A flexibilidade alimentar como sugere o tema, permite o consumo esporádico de carne, o que já é feito por parte da população.

Em outros dias, o consumo de legumes, vegetais, cereais (arroz e feijão), já é algo presente na mesa dos brasileiros.

Dia do lixo tá liberado em dieta Low Carb?

Essa dieta é considerada bem tranquila de seguir. Mas vale salientar que não são permitidos exageros. Todas as dietas feitas de maneira errada, trazem prejuízos para a saúde.

Cortar a carne mas fazer o consumo excessivo de açúcar, sal e poucos alimentos com proteínas, ferro e outros nutrientes, trazem sérios riscos para a saúde.

Sempre tenha um prato bem colorido e faça o consumo regular de cereais integrais, frutas, vegetais, leguminosas e até mesmo carne se estiver permitido em sua dieta.

O exagero, tanto para mais como para menos é que trás prejuízos.

Quem pode orientar sobre o flexitarianismo?

Os profissionais indicados para quem quer fazer essas mudanças de hábitos alimentares são os nutricionistas e/ou nutrólogos.

É importante fazer o acompanhamento médico em outras áreas também para saber como estão os níveis de colesterol, triglicerídeos, glicose, etc.

O que consumir em uma dieta flexitariana

Entre os alimentos preferenciais em uma dieta flexitariana estão:

Grãos integrais

  • Arroz;
  • Quinoa;
  • Aveia.

Alimentos que ajudam a aumentar a saciedade.

Leguminosas

  • Grão de bico;
  • Lentilha;
  • Feijão;
  • Ervilha.

Frutas e legumes

Frutas variadas. Praticamente todas as opções fornecem nutrientes essenciais para o bom funcionamento de nosso organismo. Tenha sempre uma fruta próxima para lanchar.

Vegetais em tom verde escuro

  • Couve;
  • Espinafre;
  • Acelga.

Estes são alimentos ricos em nutrientes, vitaminas e minerais como o ferro, que precisa fazer parte de nossa dieta, mas que acabam sendo mais raros quando deixamos de consumir carne diariamente.

Oleaginosas

  • Castanhas;
  • Nozes;
  • Amêndoas.

Outros alimentos indicados para consumir em uma dieta flexitariana é o:

  • Tofu;
  • Cogumelos;
  • Leites e queijos vegetais;
  • Sementes como as de girassol e abóbora.

É flexitariano? Deixe seus comentários e dicas!

Anterior Monday without meat. Troque a proteína animal uma vez na semana
Proximo Estrias nunca mais, conheça o óleo de Rosa Mosqueta

Sobre o autor

Wes
Wes 739 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

Alimentos que são ricos em proteínas

Todos nós necessitamos de proteínas todos os dias, mas quando estamos fazendo academia esta palavrinha “proteína”, está presente em nosso vocabulário e em diversas refeições por dia. Isso tudo pelo… Leia mais

Benefícios do alongamento na água, o Aquaphysical!

Fazer alongamento é fundamental antes de qualquer atividade física, pois é através dele que é possível evitar diversos problemas em ligamentos e na musculatura. Há diferentes formas de realizar alongamentos,… Leia mais

O que é Beef Protein Essential?

Você conhece o suplemento Beef Protein? Ele está entre um dos mais usados para melhorar a performance e recuperação muscular, principalmente depois de atividades físicas intensas. Quem está precisando de… Leia mais

Os benefícios da manga para a sua saúde e dieta

A manga é o fruto da árvore mangueira, nativa do sul e do sudeste da Ásia com plantações encontradas em seus primórdios desde o leste da Índia até a região… Leia mais

Dicas para preparar uma gelatina turbinada para a saúde

A gelatina é uma das sobremesas que não pode faltar em sua mesa, principalmente nas versões Diet, onde continuam ricas em colágeno, mas contam com bem menos calorias do que… Leia mais

Jaca e seus cinco melhores benefícios para nossa saúde

A jaca é uma fruta que vem fazendo parte do mundo fitness, principalmente após a propagação de receitas saudáveis pela comunidade de veganos, vegetarianos e defensores de uma dieta mais… Leia mais

0 Comentarios

Sem comentarios!

Voce pode ser o primeiro a comentar comente esta postagem!

Escreva uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.