O Dia do Lixo é um dia da semana durante a dieta onde você acaba consumindo alimentos que não estão permitidos durante os outros dias da semana. Na teoria o “junk food” é um dia indicado por muitos nutricionistas, principalmente nas primeiras semanas de dieta, afinal não é tão indicado cortar de uma vez todos os alimentos.
Mas em uma dieta de baixa ingestão de carboidratos, as conhecidas Low Carb, o “Dia do Lixo” é algo indicado? A resposta é “Talvez”. Estamos falando de seres humanos e cada organismo reage de maneira diferente a ingestão e processamento de alimentos.
Alguns organismos durante uma dieta low carb, acabam armazenando todo o dia do lixo como fonte de energia, afinal muitos dias sem carbo, quando ele chega a tendência é guardar tudo para uma emergência não é mesmo? Então para quem tem tendência a isso, o dia não é indicado.
Principais benefícios do açúcar orgânico!
Agora aqueles em que o organismo consegue processar de maneira melhor os alimentos ricos em carboidratos, este dia pode ser uma ótima opção para não se limitar a uma dieta muito restrita.
MAS LEMBRE-SE, quem pode definir se você pode ou não é o seu nutricionista. Não faça nada por conta própria.
Muitos podem arruinar todo o ganho da dieta durante os outros 6 dias da dieta, durante um único dia.
Dia do Lixo é indicado por nutricionistas?
Muitos como citamos acabam liberando ao menos um dia para que a pessoa possa “satisfazer os seus desejos” alimentares. Normalmente é indicado programar o dia do lixo para o fim de semana, pois assim se for um casal e um não estiver de dieta, é possível passar um dia agradável comendo aquela pipoquinha no cinema, por exemplo.
Mas mesmo diante de um dia “liberado”, a indicação não é exagerar. Você pode comer pequenas porções de “besteiras” durante o dia todo e é possível preparar os alimentos não saudáveis de forma mais saudável.
No exemplo da pipoca, você pode colocar pouco óleo, frita-la no óleo de coco, canola ou outro mais saudável. Trocar o refrigerante por um delicioso suco natural e assim a sua dieta não fica comprometida.
Refeição do lixo ou dia do lixo?
Para quem está com medo de passar um dia todo tranquilo sem se preocupar com o que vai comer, há também a opção da “refeição do lixo”. Este é um termo usado para definir ao menos um lanche ou refeição principal onde os alimentos indicados para a dieta não são levados em consideração.
Mas se esta única refeição for te deixar ansioso durante o dia todo, onde nela você acaba exagerando, querendo comer tudo de uma vez, a melhor dica é realizar um dia inteiro mais tranquilo.
Lembre-se que quando nosso corpo fica restrito de calorias, a tendência é que ele faça estoques de gordura para as situações emergenciais.
Você consegue equilibrar as coisas durante uma dieta?
Muitos defendem que o dia do lixo não deve ocorrer em nenhuma dieta, principalmente na Low Carb. Isso porque muitos acabam exagerando neste dia e consumindo todas as calorias possíveis, inclusive as que foram “economizadas” durante a semana, sabotando a si mesmo.
Se você não tem controle sobre este dia mais tranquilo, o ideal é não faze-lo. A ansiedade gera uma compulsão alimentar e isso não é interessante. As dietas precisam ser algo agradável, que ocorra naturalmente, assim como o dia do lixo. Se a espera por esse dia é incontrolável, ele não é para você.
Dieta do Jejum Intermitente, o que é?
Muitos não estão preparados para dietas mais restritivas, inclusive muitos nutricionistas defendem apenas a troca de alimentos industrializados, o preparo de comidas caseiras e frescas, principalmente de legumes, a baixa ingestão de açúcares e ao menos uma caminhada de 30 minutos. Isso é mais que o suficiente para manter uma vida mais saudável e ainda perder peso.
Alimentos do dia do lixo
Quando pensamos em “Dia do Lixo” na dieta, já pensamos naquele delicioso hamburgão, pizza, refrigerante e uma coxinha bem suculenta não é mesmo? Alguns destes pode até ser, mas o interessante é questionar o seu nutricionista sobre quais alimentos podem fazer parte deste dia mais tranquilo.
A restrição de alimentos durante a semana e o consumo exagerado neste dia pode desencadear outros problemas, inclusive o aumento repentino da glicose, elevando-a um pico onde em muitos casos é necessário a ida até o hospital.
Receitas mais saudáveis para o dia do lixo
Que tal um dia do lixo com uma receita de lasanha de berinjela? Ou coxinha com massa de farelo de trigo? As opções são inúmeras, inclusive temos algumas sugestões para você aqui no site Receitas Academia:
- Ratatouille francês Low Carb;
- Mousse de Chocolate saudável com chá de cardamomo;
- Bolo doce FIT integral de cenoura com cobertura;
- As 4 melhores receitas de omelete Low Carb da internet;
- Receita de filé de frango à milanesa no molho inglês FIT;
- Quibe temperadinho fitness na assadeira;
- Pão rápido de abóbora;
- Tapioca FIT de banana com queijo minas.
Mas estas são apenas algumas das opções, confira todas em nossa categoria RECEITAS.
Evolua semana após semana
“No começo tudo é difícil”. Você com toda certeza já ouviu essa frase durante a sua vida e na dieta isso não é diferente. É comum estar ansioso (a), é comum dar umas vaciladas, é comum exagerar no junk food, mas nós devemos aprender com os erros.
Semana após semana, procure se policiar mais, melhorar as refeições, se organizar mais, ir tirando alimentos super calóricos, fazer mais atividade física. Não tenha pressa, mas não se acomode.
Erros são permitidos, mas persistir neles é algo que não deve acontecer. E isso serve para tudo na vida.
Se você sabe não exagerar e o seu nutricionista permitiu a ingestão de alimentos mais calóricos durante um período em específico, siga seus instintos. Agora se você não tem controle, o melhor é nem tentar criar “trapaças” durante a dieta.
Você estará prejudicando a si mesmo, lembre-se sempre disso!
Talvez a dieta Low Carb não seja a mais indicada para você. E se for, é possível preparar receitas super deliciosas, com ingredientes mais saudáveis, que inclusive contam com sabores super semelhantes as versões calóricas.
Se estiver sem ideias, o Receitas Academia estará aqui pra te ajudar <3