Principais benefícios do açúcar orgânico
30/10/2018 Comentarios 0 772 Visualizacoes

Principais benefícios do açúcar orgânico

Você conhece o açúcar orgânico e seus benefícios? Para poder falar mais sobre este assunto, hoje estaremos dedicando este artigo para apresentar o máximo de informações possíveis sobre o açúcar orgânico, inclusive contamos com a colaboração de vocês para citar suas experiências com ele.

Nas últimas décadas o açúcar foi “combatido” de forma geral, sob acusações de que ele é o principal causador de obesidade e resistência a insulina no corpo humano, causando a tão temida diabetes. Porém é errado generalizar, afinal nem todos os açúcares existentes causam mal, bem como gorduras e outros alimentos.

O que podemos citar já de cara é que o açúcar pode sim ser o fator primordial de problemas no organismo, mas normalmente isso ocorre por conta dos exageros do dia a dia. Sabe aquela frase “tudo o que é exagerado não presta?”, ela serve pra tudo em nossa vida.

Uma alternativa sem fugir muito do açúcar refinado e não tão radical como o demerara, stevia, etc é o açúcar orgânico, que vem sendo produzido por uma boa quantidade de agricultores. Nestes casos o açúcar é produzido de acordo com as regras pré estabelecidas por órgãos da saúde, fornecendo inclusive certificado de sua produção.

Principais benefícios dos ovos de codorna!

Açúcar orgânico x Açúcar refinado

Mas a grosso modo o açúcar orgânico conta com as mesmas propriedades químicas no seu processamento. Mesmo sendo diferente as formas de produção, o organismo acaba transformando o açúcar em frutose e glicose a partir do aparelho digestivo, trazendo efeitos semelhantes entre os dois tipos de açúcares.

“-Mas se o açúcar orgânico é “igual” ao refinado, porque fazer o seu consumo?”

A grande diferença está na forma de cultivo. A longo prazo o consumo de açúcar orgânico pode até mesmo evitar certos tipos de câncer. Em um o processamento é feito através de uma cana de açúcar cultivada em gigantescos campos que acabam se beneficiando de diversos pesticidas e herbicidas para manter o cultivo em quase 100% de aproveitamento. O orgânico/natural, conta com um menor índice de contaminação por estes agrotóxicos, sendo bem mais indicado se comparado com o refinado branco.

Durante o processo de refinamento, o açúcar orgânico acaba sendo cristalizado, onde depois é lavado no vapor para tirar qualquer vestígio do melaço da cana. Neste processo ele acaba retendo as composições da cana de açúcar, inclusive de nutrientes como o potássio, ferro, selênio, magnésio e outros nutrientes saudáveis que não são encontrados no açúcar refinado branco.

  • O açúcar orgânico conta com restrição de uso de herbicidas, pesticidas e até mesmo fertilizantes sintéticos durante o plantio. Outra diferença com relação ao branco é que o plantio não é feito a partir de mudas geneticamente modificadas. Os produtores desta forma de cultivo ainda garantem que são feitos rotações de culturas, inclusão de adubos orgânicos e práticas que acabam deixando o açúcar orgânico mais saudável para consumo.

Já com relação aos sabores, o açúcar branco conta com aquela característica que todos nós conhecemos, sem nenhum vestígio do sabor da cana. Os produtos químicos utilizados no processo (ácido fosfórico, dióxido de enxofre e hidróxido de cálcio), acabam eliminando todas as impurezas e componentes do melaço, ficando totalmente branco pois só irá restar a sacarose.

Gordura no fígado, saiba mais!

Mas para quem acha que irá encontrar um gosto diferente no açúcar orgânico, saiba que o processamento acaba sendo o mesmo, onde voltamos a frisar que a diferença entre os dois está apenas na forma de cultivo. A única diferença de sabor que pode ser notado durante o seu consumo é com relação as versões que vem explícito um vestígio maior de melaço, deixando o sabor mais suave e a sua capacidade de adoçar um pouco mais limitada.

principais beneficios acucar organico saude

Quais os principais benefícios do açúcar orgânico?

Entre os principais benefícios do açúcar orgânico estão:

  • O açúcar orgânico não conta com agrotóxicos e outros itens que além de prejudicar o meio ambiente, podem também desenvolver certos tipos de câncer;
  • Ele é uma opção com mais nutrientes e mais saboroso do que o refinado;
  • O açúcar orgânico conta com antioxidantes, dezessete aminoácidos, seis vitaminas e onze minerais;
  • O preço de mercado é mais relativo ao açúcar refinado do que outros como o mascavo, que é mais caro.

Mas como já citamos a forma de processamento é semelhante ao refinado, por isso é preciso cuidar com os exageros.

Viver sem comer doces e açúcar é possível?

Qual a quantidade máxima de açúcar que devemos ingerir por dia?

Independente do tipo de açúcar que você consome diariamente é preciso ter consciência de que todos devem respeitar a quantidade máxima diária, para não prejudicar o organismo futuramente. Segundo a Associação Americana do Coração (AHA) e o OMS, o consumo diário deve ser de:

  • Bebês com menos de 2 anos não devem ingerir nenhum tipo de açúcar industrializado;
  • Crianças e adolescentes de 2 a 18 anos, 25g diárias (100 calorias). Seis colheres (chá);
  • Já em adultos a recomendação é de que seja 5% da quantidade total indicada de calorias a serem consumidas diariamente. Normalmente estes valores também correspondem a 25g diárias, com base em uma dieta balanceada de 2 mil calorias. Mas a recomendação deve seguir instruções médicas/nutricionais.

Lembrando que a ingestão de açúcar não se limita somente ao que é utilizado para adoçar, mas também através do consumo de frutas e alimentos com carboidratos.

Qual a melhor forma de obter açúcar para o organismo?

É claro que a ingestão de açúcar deve ser feita da forma mais natural possível. E isto pode ser feito através do consumo de frutas, onde além dos açúcares, há também a ingestão de água que ajuda a diluir o açúcar, ótimas fontes de fibras, o que ajuda a processar lentamente o açúcar e tardar a liberação da frutose no sangue.

As frutas também só ótimas fontes de nutrientes, trazendo ótimos benefícios para nossa saúde.

O açúcar orgânico engorda?

Além da busca por produtos mais naturais e benéficos para a nossa saúde, essas mudanças também visam evitar o ganho exagerado de peso. Mas o açúcar orgânico engorda ou não?

A resposta é SIM. Assim como qualquer outro tipo de açúcar, há uma grande quantidade de calorias. As vantagens do açúcar orgânico estão basicamente relacionadas a forma de cultivo, diminuindo os problemas ligados a grande quantidade de agrotóxicos que são utilizados nas produções mundiais.

A taxa calórica é basicamente a mesma do açúcar refinado. Para quem deseja fazer o consumo de um açúcar menos calórico, a sugestão é o açúcar demerara ou adoçantes a base de stévia. Mas até mesmo estes com menos calorias, ainda sim é preciso ficar atento a quantidade ingerida diariamente. Se houver abusos, são tão prejudiciais quanto as versões mais industrializadas.

Principais problemas ligados ao consumo em excesso de açúcar!

Além do excesso de peso e o diabetes, o consumo excessivo de açúcar também pode desencadear problemas como:

  • Doenças cardiovasculares;
  • Inflamações;
  • Cáries;
  • Gota;
  • Problemas no pâncreas;
  • Degeneração macular;
  • Esclerose múltipla;
  • Osteoporose;
  • Hipertensão;
  • Falta de nutrientes;
  • Depressão;
  • Problemas renais;
  • Esquizofrenia;
  • Cânceres.

Sempre esteja atento ao consumo excessivo de qualquer alimento e sempre que possível opte pelas versões mais naturais possíveis.

Anterior Brigadeiro FIT com açúcar orgânico e leite em pó desnatado
Proximo Bolo doce FIT integral de tangerina e açúcar orgânico

Sobre o autor

Wes
Wes 659 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

Farinha de Arroz Fitness! Como fazer em casa e seus benefícios

Todos os dias buscamos novas alternativas aos ingredientes “comuns” e industrializados, que quando consumidos em excesso acabam trazendo inúmeros malefícios para a nossa saúde. E entre estes ingredientes está a… Leia mais

Veganos – Outras boas fontes de proteínas que não seja de origem animal

Veganos e vegetarianos sempre são indagados sobre o consumo de proteínas, ouvindo frases como: “Você precisa comer carne, tem proteínas…”, “Como você faz para consumir proteínas?”, “Vai ficar anêmico, não… Leia mais

Diferenças entre margarina, manteiga e creme vegetal

Com toda certeza você já ouviu falar em margarina e manteiga não é mesmo? Mas e creme vegetal? Nas receitas quando pede-se para usar manteiga, colocamos margarina achando que é… Leia mais

Os 10 melhores benefícios do abacaxi para nossa saúde

Aqui no Receitas Academia nós já apresentamos a Dieta do Abacaxi, que é conhecida também como a Dieta de La Pinha, que é ótima para quem está querendo emagrecer, sendo… Leia mais

Cranberry a fruta rica em vitamina C e ótima para emagrecer

A cranberry é uma fruta não muito conhecida aqui no Brasil, mas que será o assunto de hoje aqui no Receitas Academia, principalmente por seus ótimos benefícios a saúde e… Leia mais

Conheça a quinoa e seus benefícios

Você com certeza já deve ter ouvido ou lido algo sobre a quinoa não é mesmo? Para esclarecer um pouco mais sobre este grão rico em nutrientes, estaremos dedicando este… Leia mais

0 Comentarios

Sem comentarios!

Voce pode ser o primeiro a comentar comente esta postagem!

Escreva uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.