Principais benefícios do açúcar orgânico
30/10/2018 Comentarios 0 88 Visualizacoes

Principais benefícios do açúcar orgânico

Você conhece o açúcar orgânico e seus benefícios? Para poder falar mais sobre este assunto, hoje estaremos dedicando este artigo para apresentar o máximo de informações possíveis sobre o açúcar orgânico, inclusive contamos com a colaboração de vocês para citar suas experiências com ele.

Nas últimas décadas o açúcar foi “combatido” de forma geral, sob acusações de que ele é o principal causador de obesidade e resistência a insulina no corpo humano, causando a tão temida diabetes. Porém é errado generalizar, afinal nem todos os açúcares existentes causam mal, bem como gorduras e outros alimentos.

O que podemos citar já de cara é que o açúcar pode sim ser o fator primordial de problemas no organismo, mas normalmente isso ocorre por conta dos exageros do dia a dia. Sabe aquela frase “tudo o que é exagerado não presta?”, ela serve pra tudo em nossa vida.

Uma alternativa sem fugir muito do açúcar refinado e não tão radical como o demerara, stevia, etc é o açúcar orgânico, que vem sendo produzido por uma boa quantidade de agricultores. Nestes casos o açúcar é produzido de acordo com as regras pré estabelecidas por órgãos da saúde, fornecendo inclusive certificado de sua produção.

Principais benefícios dos ovos de codorna!

Açúcar orgânico x Açúcar refinado

Mas a grosso modo o açúcar orgânico conta com as mesmas propriedades químicas no seu processamento. Mesmo sendo diferente as formas de produção, o organismo acaba transformando o açúcar em frutose e glicose a partir do aparelho digestivo, trazendo efeitos semelhantes entre os dois tipos de açúcares.

“-Mas se o açúcar orgânico é “igual” ao refinado, porque fazer o seu consumo?”

A grande diferença está na forma de cultivo. A longo prazo o consumo de açúcar orgânico pode até mesmo evitar certos tipos de câncer. Em um o processamento é feito através de uma cana de açúcar cultivada em gigantescos campos que acabam se beneficiando de diversos pesticidas e herbicidas para manter o cultivo em quase 100% de aproveitamento. O orgânico/natural, conta com um menor índice de contaminação por estes agrotóxicos, sendo bem mais indicado se comparado com o refinado branco.

Durante o processo de refinamento, o açúcar orgânico acaba sendo cristalizado, onde depois é lavado no vapor para tirar qualquer vestígio do melaço da cana. Neste processo ele acaba retendo as composições da cana de açúcar, inclusive de nutrientes como o potássio, ferro, selênio, magnésio e outros nutrientes saudáveis que não são encontrados no açúcar refinado branco.

  • O açúcar orgânico conta com restrição de uso de herbicidas, pesticidas e até mesmo fertilizantes sintéticos durante o plantio. Outra diferença com relação ao branco é que o plantio não é feito a partir de mudas geneticamente modificadas. Os produtores desta forma de cultivo ainda garantem que são feitos rotações de culturas, inclusão de adubos orgânicos e práticas que acabam deixando o açúcar orgânico mais saudável para consumo.

Já com relação aos sabores, o açúcar branco conta com aquela característica que todos nós conhecemos, sem nenhum vestígio do sabor da cana. Os produtos químicos utilizados no processo (ácido fosfórico, dióxido de enxofre e hidróxido de cálcio), acabam eliminando todas as impurezas e componentes do melaço, ficando totalmente branco pois só irá restar a sacarose.

Gordura no fígado, saiba mais!

Mas para quem acha que irá encontrar um gosto diferente no açúcar orgânico, saiba que o processamento acaba sendo o mesmo, onde voltamos a frisar que a diferença entre os dois está apenas na forma de cultivo. A única diferença de sabor que pode ser notado durante o seu consumo é com relação as versões que vem explícito um vestígio maior de melaço, deixando o sabor mais suave e a sua capacidade de adoçar um pouco mais limitada.

principais beneficios acucar organico saude

Quais os principais benefícios do açúcar orgânico?

Entre os principais benefícios do açúcar orgânico estão:

  • O açúcar orgânico não conta com agrotóxicos e outros itens que além de prejudicar o meio ambiente, podem também desenvolver certos tipos de câncer;
  • Ele é uma opção com mais nutrientes e mais saboroso do que o refinado;
  • O açúcar orgânico conta com antioxidantes, dezessete aminoácidos, seis vitaminas e onze minerais;
  • O preço de mercado é mais relativo ao açúcar refinado do que outros como o mascavo, que é mais caro.

Mas como já citamos a forma de processamento é semelhante ao refinado, por isso é preciso cuidar com os exageros.

Viver sem comer doces e açúcar é possível?

Qual a quantidade máxima de açúcar que devemos ingerir por dia?

Independente do tipo de açúcar que você consome diariamente é preciso ter consciência de que todos devem respeitar a quantidade máxima diária, para não prejudicar o organismo futuramente. Segundo a Associação Americana do Coração (AHA) e o OMS, o consumo diário deve ser de:

  • Bebês com menos de 2 anos não devem ingerir nenhum tipo de açúcar industrializado;
  • Crianças e adolescentes de 2 a 18 anos, 25g diárias (100 calorias). Seis colheres (chá);
  • Já em adultos a recomendação é de que seja 5% da quantidade total indicada de calorias a serem consumidas diariamente. Normalmente estes valores também correspondem a 25g diárias, com base em uma dieta balanceada de 2 mil calorias. Mas a recomendação deve seguir instruções médicas/nutricionais.

Lembrando que a ingestão de açúcar não se limita somente ao que é utilizado para adoçar, mas também através do consumo de frutas e alimentos com carboidratos.

Qual a melhor forma de obter açúcar para o organismo?

É claro que a ingestão de açúcar deve ser feita da forma mais natural possível. E isto pode ser feito através do consumo de frutas, onde além dos açúcares, há também a ingestão de água que ajuda a diluir o açúcar, ótimas fontes de fibras, o que ajuda a processar lentamente o açúcar e tardar a liberação da frutose no sangue.

As frutas também só ótimas fontes de nutrientes, trazendo ótimos benefícios para nossa saúde.

O açúcar orgânico engorda?

Além da busca por produtos mais naturais e benéficos para a nossa saúde, essas mudanças também visam evitar o ganho exagerado de peso. Mas o açúcar orgânico engorda ou não?

A resposta é SIM. Assim como qualquer outro tipo de açúcar, há uma grande quantidade de calorias. As vantagens do açúcar orgânico estão basicamente relacionadas a forma de cultivo, diminuindo os problemas ligados a grande quantidade de agrotóxicos que são utilizados nas produções mundiais.

A taxa calórica é basicamente a mesma do açúcar refinado. Para quem deseja fazer o consumo de um açúcar menos calórico, a sugestão é o açúcar demerara ou adoçantes a base de stévia. Mas até mesmo estes com menos calorias, ainda sim é preciso ficar atento a quantidade ingerida diariamente. Se houver abusos, são tão prejudiciais quanto as versões mais industrializadas.

Principais problemas ligados ao consumo em excesso de açúcar!

Além do excesso de peso e o diabetes, o consumo excessivo de açúcar também pode desencadear problemas como:

  • Doenças cardiovasculares;
  • Inflamações;
  • Cáries;
  • Gota;
  • Problemas no pâncreas;
  • Degeneração macular;
  • Esclerose múltipla;
  • Osteoporose;
  • Hipertensão;
  • Falta de nutrientes;
  • Depressão;
  • Problemas renais;
  • Esquizofrenia;
  • Cânceres.

Sempre esteja atento ao consumo excessivo de qualquer alimento e sempre que possível opte pelas versões mais naturais possíveis.

Anterior Brigadeiro FIT com açúcar orgânico e leite em pó desnatado
Proximo Bolo doce FIT integral de tangerina e açúcar orgânico

Sobre o autor

Wes
Wes 617 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

O que é o BCAA Time Release

Antes de aprendermos um pouco sobre o BCAA Time Release, esteja consciente de que o seu consumo só deverá ser feito com acompanhamento médico. O BCAA Time Release 2:1:1 é… Leia mais

O que é o 100% Whey Gold Standard?

Hoje estaremos falando um pouco mais sobre o suplemento 100% Whey Gold Standard da fabricante Optimum Nutrition, empresa que é subsidiária da Gamblia, uma líder mundial em ingredientes nutricionais, que… Leia mais

Farinha de glúten – Quais seus benefícios?

A farinha de glúten é diferente da farinha sem glúten. É importante frisar isto pois muita gente que está realizando uma dieta, como a Dukan, acaba confundindo ambas pelo fato… Leia mais

Alimentos que são ricos em proteínas

Todos nós necessitamos de proteínas todos os dias, mas quando estamos fazendo academia esta palavrinha “proteína”, está presente em nosso vocabulário e em diversas refeições por dia. Isso tudo pelo… Leia mais

O que é Shirataki?

Você que está realizando uma dieta já deve ter escutado sobre um tal de macarrão milagroso chamado de Shirataki não é mesmo? Nunca ouviu falar? Então hoje você vai saber… Leia mais

O que é hipertrofia muscular?

Com a “moda” do mundo fitness, o surgimento de novos termos, dúvidas e significados são constantes, principalmente entre os “marinheiros de primeira viagem”, ou primeira malhação, como queira chamar. Um… Leia mais

0 Comentarios

Sem comentarios!

Voce pode ser o primeiro a comentar comente esta postagem!

Escreva uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.