O milho é um alimento muito comum na mesa dos brasileiros, seja os grãos ou seus derivados. Mas você sabe quais são os principais benefícios do milho para a saúde? Hoje vamos apresentar algumas das principais vantagens do milho em dietas.
Anualmente o Brasil cultiva quase 100 milhões de toneladas do grão, boa parte é para exportação, mas o brasileiro consome uma grande quantidade da safra. Por isso é importante conhecer mais sobre os benefícios no organismo.
No país consumimos o milho assado, cozido, fubá, canjica, como pamonha e em diversas receitas com variações por todo o país. Mas o período do ano em que o alimento é mais consumido é durante o inverno dos meses de junho, junho e agosto, principalmente nas festas juninas.
Aprenda: Receita bolo de milho low carb para dietas.
Principais benefícios do milho nas dietas
Com várias receitas no Brasil, o milho trás os seguintes benefícios para a nossa saúde:
Melhora o trânsito intestinal
Rico em fibras, principalmente na casca, o milho é ótimo para melhorar o trânsito intestinal. Isso contribui para evitar a prisão de ventre, o acúmulo de matéria orgânica no intestino evitando doenças e também favorece o emagrecimento. Assim o corpo fica mais limpo e as toxinas são liberadas rapidamente.
Rico em nutrientes
Boa fonte de vitamina A e B o milho é também rico em minerais como o potássio, cálcio e ferro. Portanto todos esses elementos ajudam a dar mais energia para o corpo e previnem doenças nos ossos e coração.
Aumento da imunidade
Seus antioxidantes ajudam na eliminação dos radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento precoce das células. Assim esses mesmos antioxidantes ajudam a aumentar a imunidade e combater doenças no corpo.
Energia
Com uma boa fonte de carboidratos, o milho ajuda a dar energia para o corpo. Além de afastar aquela sensação de desânimo, juntamente com as fibras, o milho proporciona uma boa sensação de saciedade, ótimo para quem está de dieta.
Diminui o colesterol ruim
Mas boa parte das fibras do milho são insolúveis e isso ajuda na redução dos níveis de colesterol ruim, graças a pouca absorção de gordura dos alimentos.
Equilíbrio da glicose
Essas mesmas fibras, combinadas com vitaminas do complexo B e o magnésio, ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue.
Leia também: Top alimentos com poucas calorias para dietas.