Saiba mais sobre esta receita ou artigo

Fazer dieta não quer dizer necessariamente comer pouco. Só é preciso fazer refeições balanceadas com alimentos que tem poucas calorias. Mas quais são os top alimentos com poucas calorias para dietas? É justamente sobre este tema que estaremos falando hoje no Receitas Academia.

Antes de mais nada, é essencial seguir as orientações do seu médico e nutricionista. Ele sabe quais são os alimentos liberados para a sua dieta, independentemente de quantidade de calorias. Em muitos casos, a ingestão de itens mais calóricos é justamente o que você precisa. Somente os exames e a avaliação médica é capaz de definir a dieta.

Mas a grande vantagem de incluir alimentos com poucas calorias na dieta é a saciedade que eles proporcionam. Entretanto há diferença entre opções saudáveis e prejudiciais. Os vegetais são opções com poucas calorias saudáveis para incluir na dieta e são estes o foco de hoje. Há muitos alimentos industrializados com zero calorias, mas não trazem benefícios para a saúde.

Melhores alimentos com poucas calorias para dietas

Entre os melhores estão:

1. Repolho

Uma saladinha de repolho é tudo de bom não é mesmo? E este é um dos alimentos ricos em nutrientes, mas com poucas calorias. As fibras presentes no repolho dão mais saciedade e como consequência, ajuda no emagrecimento. Mas isso é somente se você estiver em uma dieta balanceada.

Em média a cada 100g de repolho cru há 17 calorias. Este vegetal é rico em vitaminas C, B6, K e minerais como o potássio, cálcio e magnésio. Para dietas é um alimento muito nutritivo, com poderosos antioxidantes. Suas fibras ajudam no trânsito intestinal e a reduzir os níveis do LDL, o colesterol ruim.

2. Melancia

Uma fatia de melancia de 100g tem em média 35 calorias. Mas esta fruta é uma das mais saudáveis, já que é fonte de vitaminas e minerais e uma composição praticamente de fibras e água. Aproximadamente 90% de uma melancia é água. E nesta água se concentram boas fontes de vitamina A, B1, B2, B3 e C. Também é fonte de cálcio, potássio e fósforo.

A melancia também tem antioxidantes e glutationa, uma substância que ajuda no combate aos radicais livres e envelhecimento precoce das células, pele e do corpo como um todo.

3. Abobrinha

Rica em cálcio, a abobrinha é um alimento com em média 20 calorias para cada 100g. Outros minerais presentes na abobrinha é o potássio e magnésio, mas também tem uma boa fonte de fibras e proteínas. O cálcio contribui para a saúde dos ossos, dentes e cartilagens. Já o potássio ajuda na saúde do coração. E as fibras ajudam a dar saciedade, melhorar o intestino e diminuir a absorção de gordura pelo corpo.

Leia também: 12 melhores receitas fitness para sua dieta.

4. Aveia

Fonte de vitaminas do complexo B, a aveia é um alimento importante para dietas. Entre seus benefícios está a melhoria do sistema nervoso central e suas fibras solúveis contribuem para uma menor absorção de gorduras, o que reduz os níveis de colesterol no organismo. Não é um dos alimentos com o menor nível de calorias, mas é baixo quando consideramos o seu benefício para a saúde. A cada 100g de aveia, obtemos em média 103 calorias.

5. Brócolis

Rico em proteínas, o brócolis é um alimento ótimo para a nossa saúde. Em média, a cada 100g deste vegetal, obtemos apenas 30 calorias. É um alimento com ótimos antioxidantes, o que trás benefícios para todo o nosso organismo, principalmente no combate ao envelhecimento precoce e radicais livres. É também rico em fibras e o cálcio presente no vegetal ajuda no fortalecimento dos ossos. Para quem está procurando alimentos saudáveis com poucas calorias, o brócolis é um item essencial para a sua lista.

6. Rúcula

Um dos alimentos com o menor nível de calorias é a rúcula. Em média a cada 100g de rúcula, obtemos 19 calorias. Este é um alimento que você pode fazer uma bacia de salada antes das refeições principais para evitar o consumo exagerado de outros alimentos. Mas além de benefícios para o emagrecimento, a rúcula é um alimento rico em potássio e vitaminas A, C e K. Possui praticamente zero gorduras e suas fibras ajudam a melhorar o trânsito intestinal.

7. Aspargo

Este legume tem propriedades diuréticas, o que ajuda no emagrecimento. Mas o aspargo conta também com propriedades desintoxicantes e outros elementos que ajudam nas funções do metabolismo. A cada 100g de aspargos obtemos em média 26 calorias. Mas para quem busca um alimento que ajuda na recuperação das funções do fígado, os seus minerais e aminoácidos, ajudam a eliminar toxinas neste órgão vital.

Leia também: Marmitas Fitness: Uma semana de sugestões para o seu cardápio.

8. Arroz integral

Mas precisamos também incluir um tipo de arroz em nossa dieta. E em relação ao menor número de calorias, o arroz integral chega a ter quase 30 calorias a menos que o arroz branco, para cada 100g. De um lado o arroz branco conta com média de 130 calorias, enquanto o integral tem 100 calorias. Mas um grande diferencial para a dieta é a quantidade de fibras presentes nesta porção, o integral tem quase o dobro da quantidade do comum. São 2g para 1,3g.

Combinado com outros alimentos, o arroz integral é essencial para manter uma dieta equilibrada.

9. Frango

Mas também não podemos deixar de falar do frango. Ótima fonte de proteínas, 23g para cada 100g de carne, o frango, principalmente o peito é um dos alimentos de origem animal com menos calorias. É claro que se compararmos com os vegetais, esse alimento é 10 vezes ou mais calórico, porém é essencial para a saúde. A cada 100g de frango, sem pele e grelhado, obtemos 239 calorias em média.

Outra carne magra é o patinho bovino, com cerca de 249 calorias para cada 100g.

Mas estes são alguns dos alimentos com poucas calorias para uma dieta saudável. Sempre siga as opções indicadas por seu médico ou nutricionista.

Autor
Receitas ADM

Receitas ADM

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)