Viver sem comer doces e açúcar é possível?
05/02/2015 Comentarios 0 136 Visualizacoes

Viver sem comer doces e açúcar é possível?

Hoje vamos falar de um assunto muito sério aqui no site, principalmente para aqueles que são realmente viciados em doces e alimentos ricos em açúcar como é o caso dos refrigerantes, sucos de caixinha entre outros que apesar da aparência, por trás estão repletos de conservantes, aditivos e principalmente açúcar refinado, um dos grandes males da era moderna.

É possível viver sem comer açúcar totalmente ou sem excessos?

Principalmente quando criança, o nosso paladar é atraído por doces e alimentos ricos em açúcares, e então crescemos com o hábito de comer esses alimentos em excesso. Segundo uma pesquisa mundial, o brasileiro consome de 3 a 6 vezes mais açúcar do que a média de consumo mundial, é uma situação alarmante, e precisamos estar atentos a isso.

O doce é muito mais atrativo a nós, do que por exemplo legumes e vegetais amargos, que em nosso cérebro acaba sendo considerado “ruim”. Quanto mais amargo, mais sem gosto, mais ruim para nós, é assim que educamos a nossa mente. Mas muito pelo contrário, necessitamos principalmente destes alimentos que não possuem um paladar muito agradável, são eles os principais “curadores” de nossas doenças.

evite acucar na vida

Por isso hoje estaremos falando sobre como exclui-lo totalmente da dieta, mesmo que sendo uma situação drástica demais, ou pelo menos reduzir a uma quantidade não nociva ao nosso organismo.

Principais doenças decorrentes do consumo excessivo de doces!

Entre os principais males do consumo de açúcar estão:

  • Obesidade
  • Diabetes
  • Drena as vitaminas do complexo B
  • Consome minerais como o cálcio, pelas exigências da sua digestão e metabolismo, enfraquecendo os ossos.
  • Acidez estomacal
  • Gorduras no fígado, coração e rins
  • Destrói as bactérias benéficas do intestino, aumento as maléficas como a Candida albicans
  • Alimenta células cancerígenas, decorrente do aumento da produção de insulina
  • E muito mais.

Se estes não são motivos suficientes para você repensar o consumo exagerado de açúcares, então não temos muito o que dizer daqui pra frente. Agora se você se propôs em mudar de hábitos, confira algumas dicas a seguir:

Primeiro saiba que tanto faz o tipo de açúcar, pode ser mascavo, refinado, alternativos, o importante é reduzir ao máximo. É claro que o açúcar branco (refinado) é o pior entre eles, no qual é considerado inclusive como um anti nutriente, por não edificar em nada sua saúde, só servido para dar um gosto melhor ao paladar, e trazer malefícios ao corpo.

O fim do refrigerante

De maneira nenhuma tome refrigerante, não importa se é light, diet, zero ou a maneira que for. Em média cada lata possui 9 colheres (chá) de açúcar. O aumento de celulite está diretamente ligado ao consumo deste produto. E fazer trocas por sucos de caixinha também não é uma boa opção, eles são industrializados e possuem tanto açúcar, conservantes e aditivos como os refrigerantes.

Uma troca saudável para esta bebida é por sucos de frutas naturais, feitos na hora.

Coma mais frutas

Frutas são ricas em fibras, vitaminas e muitos nutrientes essenciais para o nosso organismo. A fruteira cheia é sinônimo de saúde em uma casa. Mesmo contendo o açúcar frutose, este é a forma natural e saudável do consumo. Não compre frutose isolada, pois tudo que tem um toque industrial, acaba de alguma maneira prejudicando o seu organismo. Evite alimentos com sacarose e principalmente sucralose.

Vá reduzindo aos poucos a quantidade de açúcar em todas suas receitas

Acabar com o consumo de açúcar do dia para a noite é muito difícil, assim como em qualquer outro “vício” o segredo é ir diminuindo as doses até que o paladar e seu cérebro não tenha mais a necessidade. Quando for preparar alguma receita, coloque menos açúcar do que da última vez que preparou, assim você irá se acostumar com a diminuição.

Açúcar é muito gostoso, porém muito prejudicial a saúde. Seja mais saudável daqui pra frente.

Confira também:

Quais são os 3 piores alimentos para a pele?
Conheça a alfarroba e seus benefícios
Conheça a cranberry e seus benefícios

Anterior Palitos de peixe crocantes com parmesão
Proximo Macarrão talharim monstro

Sobre o autor

Wes
Wes 503 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

Principais benefícios de uma caminhada

Sabemos que praticar exercícios trazem diversos benefícios para a nossa saúde não é mesmo? Mas será mesmo que precisamos passar horas e horas em uma academia ou fazendo opções exaustivas?… Leia mais

O que é Iso 100 Whey Protein Isolado?

Hoje estaremos falando um pouco sobre o Iso 100 Whey Protein Isolado da Dymatize Nutrition, que é um dos mais poderosos suplementos usados na recuperação muscular dos últimos tempos. O… Leia mais

Conheça os principais benefícios do Espinafre

Não é a toa que o vegetal que dava maior força para o Popeye no desenho animado era o espinafre. Ele possui uma ótima gama de nutrientes e vitaminas como… Leia mais

Alfarroba – Saiba o que é e seus benefícios para a saúde

A alfarrobeira é uma árvore nativa do Mediterrâneo, que produz a alfarroba, que no Brasil é conhecida também como Pão de São João ou Figueira do Egito. Seu formato é… Leia mais

Conheça o Trigo Sarraceno e seus benefícios

Você já ouviu falar em trigo sarraceno ou mourisco? Hoje estaremos dedicando este texto para falar deste importante alimento, que ao contrário do que possa estar pensando, é bem diferente… Leia mais

Farinha de glúten – Quais seus benefícios?

A farinha de glúten é diferente da farinha sem glúten. É importante frisar isto pois muita gente que está realizando uma dieta, como a Dukan, acaba confundindo ambas pelo fato… Leia mais

0 Comentarios

Sem comentarios!

Voce pode ser o primeiro a comentar comente esta postagem!

Escreva uma resposta