Benefícios do alongamento na água, o Aquaphysical!
19/07/2019 Comentarios 0 579 Visualizacoes

Benefícios do alongamento na água, o Aquaphysical!

Fazer alongamento é fundamental antes de qualquer atividade física, pois é através dele que é possível evitar diversos problemas em ligamentos e na musculatura. Há diferentes formas de realizar alongamentos, onde entre elas está o aquaphysical, um alongamento na água muito famoso na Europa.

O aquaphysical acaba misturando exercícios de crossfit com posições do yoga. Porém apesar de ser na água, ele não é feito sob a água, mas sim sobre um colchão inflável que fica na água.

O grande trunfo deste alongamento é que além de ajudar a manter a boa saúde da musculatura, o fato do colchão estar sobre a água acaba dificultando o equilíbrio, fazendo com que você queime calorias, ajude a definir a musculatura e também evitar lesões.

No Brasil o aquaphysical já está presente em alguns clubes e academias de crossfit que contam com piscina. Como exige este elemento a mais, não é uma prática muito comum e principalmente não é muito barato.

Mas desde que você tenha um colchão inflável, saiba nadar e esteja acompanhado de um profissional de educação física, é possível praticar o exercício de alta intensidade aquaphysical em qualquer piscina, lagoa, lago e rios mais calmos. Não é recomendado no mar, pois exige muito equilíbrio e pode ser perigoso.

Conheça os benefícios da ginástica laboral!

Como é feito e como funciona o aquaphysical?

Esse exercício trabalha flexões e agachamentos de um circuito comum de crossfit, juntamente com posições/posturas e alongamentos do Yoga. Há um cansaço e dificuldade a mais, pois o fato de ser realizado sobre a água em um colchão/colchonete inflável, faz com que seja necessário dedicar um pouco mais de esforço do que nas aulas “comuns” destas outras atividades.

O colchonete inflável é conhecido como “Aquabase”.

Quem iniciou essa prática pelo mundo, pelo menos deixou a técnica mais famosa foi a personal trainer do Reino Unido, Leila Francis Coleman. O exercício foi criado justamente por que ela gostava de navegar e admirava como a água é imprevisível, criando dificuldades em momentos simples de sua navegação.

Receita de patê fitness de atum!

Essa é uma forma de fazer exercícios com bastante dinamismo, onde o equilíbrio necessário para se manter em cima do colchão e os movimentos acabam potencializando toda a atividade.

O aquaphysical pode ser feito em locais com água relativamente grandes. É preciso que a água esteja parada ou que o movimento seja bem calmo, mas sempre em ambiente “plano”. É fundamental o auxílio de um instrutor, pois como estamos falando de água, é preciso ter a quem recorrer em um momento de problema.

As aulas duram normalmente 45 minutos, mas para quem está iniciando cerca de 20 a 30 minutos já pode fazer uma grande diferença até que a musculatura se acostume. Durante essas aulas é possível perder mais de 500 calorias.

Alguns movimentos que são praticados durante o aquaphysical são:

  • Flexões;
  • Sustentações;
  • Alongamentos;
  • Burpess;
  • E agachamentos.

Mas os movimentos podem ser definidos conforme a necessidade de cada um, onde quem irá indicar quais as melhores opções, podendo inclusive inserir outros movimentos, é o seu instrutor físico.

Conheça o Cross Fight!

Benefícios do aquaphysical

A rotina de exercícios do aquaphysical trás ótimos benefícios para a saúde, pois trabalha praticamente todos os grupos musculares. Entre as musculaturas mais trabalhadas estão as do quadril e do abdômen, onde são bem forçados para ajudar o corpo a se equilibrar.

A base sendo instável (colchão), faz com que o corpo tenha que trabalhar muito mais para ficar equilibrado, tonificando e fortalecendo esses grupos musculares.

Quando seguramos um movimento por um período mais prolongado sobre a água, o corpo acaba sendo forçado ainda mais. A sustentação exige mais força e equilíbrio, ajudando a ganhar mais com as posturas de Yoga ou movimentos do Crossfit, que tradicionalmente já trazem ótimos benefícios para os músculos.

Outro benefício do aquaphysical é com relação a circulação sanguínea, pois a força exigida nos exercícios acaba aumentando a frequência cardíaca. Neste mesmo “ramo” o sistema cardiorrespiratório é também beneficiado.

A melhora da postura, o aumento da flexibilidade, a queima calórica (perda de peso) e o alívio do estresse também são benefícios importantes para quem pratica esse exercício aquático.

Quem possui dores constantes nas costas e articulações, pode também se beneficiar do aquaphysical, mas é preciso liberação médica, pois cada caso deve ser tratado individualmente.

Quem pode praticar o aquaphysical?

O médico e o educador físico são os mais capacitados para indicar o alongamento na água aquaphysical. Mas normalmente ele pode ser praticado por qualquer pessoa, inclusive quem esteja em processo de fisioterapia por conta de contusões ou problemas ligados a lesões em tendões, ligamentos e outros no joelho ou tornozelo.

Receita de bolo de fubá com coco fitness!

Anterior Omelete fitness de presunto e queijo na AirFryer
Proximo Molho de iogurte Árabe FIT com requeijão e batatas

Sobre o autor

Wes
Wes 737 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

Comer PEIXE – 10 benefícios do peixe em nossa alimentação

Sabemos que comer peixe é algo saudável, principalmente para o nosso cérebro e coração, mas você sabe quais são os 10 principais benefícios do peixe em nossa alimentação? Neste artigo… Leia mais

Lista de 11 alimentos para parar de comer em 2018

Você está pretendendo levar uma vida mais saudável em 2018 mudando a alimentação e optando por um cardápio mais fitness? Então hoje estaremos dando uma pequena ajuda, indicando uma lista… Leia mais

O que é Albumix?

Hoje estaremos falando um pouco mais sobre o suplemento Albumix da Integral Medica, onde estaremos dando algumas informações sobre o produto, recomendações de uso, preço médio, benefícios ingredientes e mais…. Leia mais

O que são praticantes de flexitarianismo? Conheça a dieta

A grande massa da humanidade é carnívora, mas nas últimas décadas o número de veganos, principalmente de vegetarianos aumentou muito, o que abre precedentes para outras dietas e culturas no… Leia mais

7 benefícios da berinjela para nossa saúde

Essa semana estamos com uma sequências de artigos e receitas sobre a berinjela aqui no Receitas Academia e hoje gostaríamos de falar um pouco mais sobre seus principais benefícios para… Leia mais

Adolescência e saúde – Os melhores alimentos

Com a chegada da adolescência, todos os jovens acabam passando por um momento decisivo em questões de saúde. É nesta época que o desenvolvimento do corpo ocorre muito rápido e… Leia mais

0 Comentarios

Sem comentarios!

Voce pode ser o primeiro a comentar comente esta postagem!

Escreva uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.