Fazer alongamento é fundamental antes de qualquer atividade física, pois é através dele que é possível evitar diversos problemas em ligamentos e na musculatura. Há diferentes formas de realizar alongamentos, onde entre elas está o aquaphysical, um alongamento na água muito famoso na Europa.
O aquaphysical acaba misturando exercícios de crossfit com posições do yoga. Porém apesar de ser na água, ele não é feito sob a água, mas sim sobre um colchão inflável que fica na água.
O grande trunfo deste alongamento é que além de ajudar a manter a boa saúde da musculatura, o fato do colchão estar sobre a água acaba dificultando o equilíbrio, fazendo com que você queime calorias, ajude a definir a musculatura e também evitar lesões.
No Brasil o aquaphysical já está presente em alguns clubes e academias de crossfit que contam com piscina. Como exige este elemento a mais, não é uma prática muito comum e principalmente não é muito barato.
Mas desde que você tenha um colchão inflável, saiba nadar e esteja acompanhado de um profissional de educação física, é possível praticar o exercício de alta intensidade aquaphysical em qualquer piscina, lagoa, lago e rios mais calmos. Não é recomendado no mar, pois exige muito equilíbrio e pode ser perigoso.
Conheça os benefícios da ginástica laboral!
Como é feito e como funciona o aquaphysical?
Esse exercício trabalha flexões e agachamentos de um circuito comum de crossfit, juntamente com posições/posturas e alongamentos do Yoga. Há um cansaço e dificuldade a mais, pois o fato de ser realizado sobre a água em um colchão/colchonete inflável, faz com que seja necessário dedicar um pouco mais de esforço do que nas aulas “comuns” destas outras atividades.
[alert color=”green”]O colchonete inflável é conhecido como “Aquabase”.[/alert]
Quem iniciou essa prática pelo mundo, pelo menos deixou a técnica mais famosa foi a personal trainer do Reino Unido, Leila Francis Coleman. O exercício foi criado justamente por que ela gostava de navegar e admirava como a água é imprevisível, criando dificuldades em momentos simples de sua navegação.
Receita de patê fitness de atum!
Essa é uma forma de fazer exercícios com bastante dinamismo, onde o equilíbrio necessário para se manter em cima do colchão e os movimentos acabam potencializando toda a atividade.
O aquaphysical pode ser feito em locais com água relativamente grandes. É preciso que a água esteja parada ou que o movimento seja bem calmo, mas sempre em ambiente “plano”. É fundamental o auxílio de um instrutor, pois como estamos falando de água, é preciso ter a quem recorrer em um momento de problema.
As aulas duram normalmente 45 minutos, mas para quem está iniciando cerca de 20 a 30 minutos já pode fazer uma grande diferença até que a musculatura se acostume. Durante essas aulas é possível perder mais de 500 calorias.
Alguns movimentos que são praticados durante o aquaphysical são:
- Flexões;
- Sustentações;
- Alongamentos;
- Burpess;
- E agachamentos.
Mas os movimentos podem ser definidos conforme a necessidade de cada um, onde quem irá indicar quais as melhores opções, podendo inclusive inserir outros movimentos, é o seu instrutor físico.
Benefícios do aquaphysical
A rotina de exercícios do aquaphysical trás ótimos benefícios para a saúde, pois trabalha praticamente todos os grupos musculares. Entre as musculaturas mais trabalhadas estão as do quadril e do abdômen, onde são bem forçados para ajudar o corpo a se equilibrar.
A base sendo instável (colchão), faz com que o corpo tenha que trabalhar muito mais para ficar equilibrado, tonificando e fortalecendo esses grupos musculares.
Quando seguramos um movimento por um período mais prolongado sobre a água, o corpo acaba sendo forçado ainda mais. A sustentação exige mais força e equilíbrio, ajudando a ganhar mais com as posturas de Yoga ou movimentos do Crossfit, que tradicionalmente já trazem ótimos benefícios para os músculos.
Outro benefício do aquaphysical é com relação a circulação sanguínea, pois a força exigida nos exercícios acaba aumentando a frequência cardíaca. Neste mesmo “ramo” o sistema cardiorrespiratório é também beneficiado.
A melhora da postura, o aumento da flexibilidade, a queima calórica (perda de peso) e o alívio do estresse também são benefícios importantes para quem pratica esse exercício aquático.
[alert color=”yellow”]Quem possui dores constantes nas costas e articulações, pode também se beneficiar do aquaphysical, mas é preciso liberação médica, pois cada caso deve ser tratado individualmente.[/alert]
Quem pode praticar o aquaphysical?
O médico e o educador físico são os mais capacitados para indicar o alongamento na água aquaphysical. Mas normalmente ele pode ser praticado por qualquer pessoa, inclusive quem esteja em processo de fisioterapia por conta de contusões ou problemas ligados a lesões em tendões, ligamentos e outros no joelho ou tornozelo.