Benefícios do alongamento na água, o Aquaphysical!
19/07/2019 Comentarios 0 456 Visualizacoes

Benefícios do alongamento na água, o Aquaphysical!

Fazer alongamento é fundamental antes de qualquer atividade física, pois é através dele que é possível evitar diversos problemas em ligamentos e na musculatura. Há diferentes formas de realizar alongamentos, onde entre elas está o aquaphysical, um alongamento na água muito famoso na Europa.

O aquaphysical acaba misturando exercícios de crossfit com posições do yoga. Porém apesar de ser na água, ele não é feito sob a água, mas sim sobre um colchão inflável que fica na água.

O grande trunfo deste alongamento é que além de ajudar a manter a boa saúde da musculatura, o fato do colchão estar sobre a água acaba dificultando o equilíbrio, fazendo com que você queime calorias, ajude a definir a musculatura e também evitar lesões.

No Brasil o aquaphysical já está presente em alguns clubes e academias de crossfit que contam com piscina. Como exige este elemento a mais, não é uma prática muito comum e principalmente não é muito barato.

Mas desde que você tenha um colchão inflável, saiba nadar e esteja acompanhado de um profissional de educação física, é possível praticar o exercício de alta intensidade aquaphysical em qualquer piscina, lagoa, lago e rios mais calmos. Não é recomendado no mar, pois exige muito equilíbrio e pode ser perigoso.

Conheça os benefícios da ginástica laboral!

Como é feito e como funciona o aquaphysical?

Esse exercício trabalha flexões e agachamentos de um circuito comum de crossfit, juntamente com posições/posturas e alongamentos do Yoga. Há um cansaço e dificuldade a mais, pois o fato de ser realizado sobre a água em um colchão/colchonete inflável, faz com que seja necessário dedicar um pouco mais de esforço do que nas aulas “comuns” destas outras atividades.

O colchonete inflável é conhecido como “Aquabase”.

Quem iniciou essa prática pelo mundo, pelo menos deixou a técnica mais famosa foi a personal trainer do Reino Unido, Leila Francis Coleman. O exercício foi criado justamente por que ela gostava de navegar e admirava como a água é imprevisível, criando dificuldades em momentos simples de sua navegação.

Receita de patê fitness de atum!

Essa é uma forma de fazer exercícios com bastante dinamismo, onde o equilíbrio necessário para se manter em cima do colchão e os movimentos acabam potencializando toda a atividade.

O aquaphysical pode ser feito em locais com água relativamente grandes. É preciso que a água esteja parada ou que o movimento seja bem calmo, mas sempre em ambiente “plano”. É fundamental o auxílio de um instrutor, pois como estamos falando de água, é preciso ter a quem recorrer em um momento de problema.

As aulas duram normalmente 45 minutos, mas para quem está iniciando cerca de 20 a 30 minutos já pode fazer uma grande diferença até que a musculatura se acostume. Durante essas aulas é possível perder mais de 500 calorias.

Alguns movimentos que são praticados durante o aquaphysical são:

  • Flexões;
  • Sustentações;
  • Alongamentos;
  • Burpess;
  • E agachamentos.

Mas os movimentos podem ser definidos conforme a necessidade de cada um, onde quem irá indicar quais as melhores opções, podendo inclusive inserir outros movimentos, é o seu instrutor físico.

Conheça o Cross Fight!

Benefícios do aquaphysical

A rotina de exercícios do aquaphysical trás ótimos benefícios para a saúde, pois trabalha praticamente todos os grupos musculares. Entre as musculaturas mais trabalhadas estão as do quadril e do abdômen, onde são bem forçados para ajudar o corpo a se equilibrar.

A base sendo instável (colchão), faz com que o corpo tenha que trabalhar muito mais para ficar equilibrado, tonificando e fortalecendo esses grupos musculares.

Quando seguramos um movimento por um período mais prolongado sobre a água, o corpo acaba sendo forçado ainda mais. A sustentação exige mais força e equilíbrio, ajudando a ganhar mais com as posturas de Yoga ou movimentos do Crossfit, que tradicionalmente já trazem ótimos benefícios para os músculos.

Outro benefício do aquaphysical é com relação a circulação sanguínea, pois a força exigida nos exercícios acaba aumentando a frequência cardíaca. Neste mesmo “ramo” o sistema cardiorrespiratório é também beneficiado.

A melhora da postura, o aumento da flexibilidade, a queima calórica (perda de peso) e o alívio do estresse também são benefícios importantes para quem pratica esse exercício aquático.

Quem possui dores constantes nas costas e articulações, pode também se beneficiar do aquaphysical, mas é preciso liberação médica, pois cada caso deve ser tratado individualmente.

Quem pode praticar o aquaphysical?

O médico e o educador físico são os mais capacitados para indicar o alongamento na água aquaphysical. Mas normalmente ele pode ser praticado por qualquer pessoa, inclusive quem esteja em processo de fisioterapia por conta de contusões ou problemas ligados a lesões em tendões, ligamentos e outros no joelho ou tornozelo.

Receita de bolo de fubá com coco fitness!

Anterior Omelete fitness de presunto e queijo na AirFryer
Proximo Molho de iogurte Árabe FIT com requeijão e batatas

Sobre o autor

Wes
Wes 713 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

O que é Monster Nitro Pack – Suplemento?

Hoje estaremos falando um pouco mais sobre o suplemento Monster Nitro Pack NO2, um importante pack de cápsulas e tabletes com diversos nutrientes que são essenciais para os seus pré… Leia mais

Gelatina em dietas fitness e seus benefícios para a saúde

As gelatinas são ótimos alimentos para a nossa saúde, principalmente quando se trata da ingestão de proteínas e colágeno. E para que você possa aprender mais sobre as gelatinas, nós… Leia mais

Você faz o “Dia do Lixo” em sua dieta de baixas calorias (Low Carb)?

O Dia do Lixo é um dia da semana durante a dieta onde você acaba consumindo alimentos que não estão permitidos durante os outros dias da semana. Na teoria o… Leia mais

Gordura no fígado: Dieta, melhores alimentos e dicas

Conhecida também como esteatose hepática, a gordura no fígado é uma condição que merece uma atenção mais do que especial, principalmente quando são sentidos os seus sintomas, isto porque em… Leia mais

Quais são os 3 piores alimentos para a pele?

Sabemos que este artigo pode não ser muito condizente com o site Receitas Academia, mas nós gostaríamos de alertar os leitores, quanto aos tipos de alimentação que mais causam malefícios… Leia mais

Cranberry a fruta rica em vitamina C e ótima para emagrecer

A cranberry é uma fruta não muito conhecida aqui no Brasil, mas que será o assunto de hoje aqui no Receitas Academia, principalmente por seus ótimos benefícios a saúde e… Leia mais

0 Comentarios

Sem comentarios!

Voce pode ser o primeiro a comentar comente esta postagem!

Escreva uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.