Os 10 melhores benefícios do abacaxi para nossa saúde
05/01/2018 Comentarios 0 1903 Visualizacoes

Os 10 melhores benefícios do abacaxi para nossa saúde

Aqui no Receitas Academia nós já apresentamos a Dieta do Abacaxi, que é conhecida também como a Dieta de La Pinha, que é ótima para quem está querendo emagrecer, sendo bem natural, nutritiva e que pode além de ajudar a perder peso, também trazer ótimos benefícios para a sua saúde. É claro que todas as dietas devem ser indicadas por um nutricionista ou médico qualificado, pois cada corpo reage de modo diferente aos tipos de tratamento.

E pelo sucesso do abacaxi durante as refeições de nosso dia a dia, hoje resolvemos criar um artigo com os 10 melhores benefícios do abacaxi para a nossa saúde, para apresentar a importância desta fruta tropical, rica em nutrientes para o nosso organismo.

Além dos principais benefícios do abacaxi, também estaremos falando um pouco mais sobre a planta e sua origem, com os detalhes que você encontra só aqui no site.

principais beneficios abacaxi saude corpo

O abacaxi e sua origem

O abacaxi é uma fruta típica de regiões tropicais e subtropicais. A produção desta fruta de sabor ácido porém doce é datada antes do descobrimento das Américas pelos colonizadores europeus. Acredita-se que a fruta era cultivada por indígenas no centro sul do Brasil e também no nordeste da Argentina e Paraguai, onde ao longo dos anos, os nativos acabaram fazendo com que a fruta chegasse a América Central, principalmente no Caribe. A partir da era dos Descobrimentos em 1493 (Colombo), a fruta foi disseminada por todos os continentes, sendo hoje uma das mais consumidas no mundo, fazendo parte de diferentes receitas, principalmente sucos nos períodos mais quentes do ano.

Atualmente a plantação de abacaxi no Brasil, se concentra nas áreas do norte e nordeste, onde a espécie mais cultivada é a conhecida como Pérola. Este fruto possui uma polpa amarela bem clara e conta com um sabor bem adocicado além de ser de baixa acidez.

Abacaxi é rico em nutrientes

Com ótimos benefícios para a nossa saúde o abacaxi conta com vitaminas, nutrientes e minerais que são essenciais para o desenvolvimento humano e para a “manutenção” do mesmo. Entre esses nutrientes, minerais e vitaminas estão a Vitamina C, o betacaroteno, o cálcio, o cobre, o potássio, manganês, o folato, a Tiamina, a Vitamina B6, fibras e muito mais.

A cada 100g de abacaxi, em média contamos com 50 calorias, zero gorduras, zero colesterol, 109mg de potássio, 13g de carboidratos, 0,5g de proteínas, 1,4g de fibra alimentar, 10g de açúcar, 47,8 mg de vitamina C, 0,3mg de ferro, 12 mg de magnésio entre outros.

Os 10 melhores benefícios do abacaxi para nossa saúde

O abacaxi e a saúde bucal: Seus nutrientes ajudam a fortalecer os dentes e as gengivas. Isso tudo por conta de agentes adstringentes, que são responsáveis por ajudar os tecidos do corpo a ficarem mais firmes e melhorarem a saúde bucal, além de também evitar a fraqueza dos músculos e a queda de cabelos.

O abacaxi e a prevenção do câncer: Como o fruto é rico em antioxidantes, betacaroteno, vitaminas, bromelina, flavonoides e principalmente manganês, o seu consumo está ligado a prevenção direta de cânceres de mama, garganta e também de boa. O manganês ajuda a eliminar os radicais livres, que são os principais responsáveis pelo surgimento destas doenças tão graves.

O abacaxi e uma digestão mais saudável: A famosa bromelina é uma enzima que ajuda na digestão dos alimentos o que por consequência ajuda na saúde do sistema digestivo. Além disso a bromelina é também responsável por ajudar na neutralização de alguns tipos de fluidos, deixando-os menos ácidos e não atacando as paredes do estômago e melhorando a produção do pâncreas, deixando-o inclusive mais saudável.

O abacaxi e a saúde dos ossos: Os antioxidantes juntamente com a vitamina C que está no abacaxi, estão diretamente ligados a produção de colágeno, o que ajuda e muito na saúde dos nossos ossos. Além disso, o manganês também é essencial para a reconstrução celular dos ossos e tecidos ligados aos mesmos, os mantendo mais fortes.

O abacaxi e os resfriados: Como o abacaxi é rico em vitamina C, um dos seus benefícios é ajudar o corpo na recuperação ou mantê-lo longe de resfriados. Além de ser benéfico contra gripes e resfriados, o abacaxi ajuda na cura e alívio de tosses e dores de garganta.

O abacaxi e a pressão sanguínea: O fruto é um ótimo regulador da pressão sanguínea, principalmente por sua fonte de potássio e outros minerais. O potássio é o mineral responsável por aliviar o estresse e tensões dos vasos sanguíneos, aumentando inclusive a circulação do mesmo por nosso organismo.

O abacaxi e a anemia: O abacaxi é rico também em ferro, principal responsável pela formação no sangue de glóbulos vermelhos. Quando estes glóbulos estão em baixa, o corpo tende a ficar anêmico, trazendo sintomas como desmaios e tonturas, isso porque eles são os principais responsáveis por transferir oxigênio e nutrientes pelo organismo. O abacaxi ajuda na produção, sendo muito importante para a nossa saúde.

O abacaxi e o combate aos radicais livres: Como o fruto é rico em antioxidantes eles são os principais responsáveis por manter a saúde em dia e combater os radicais livres, dos quais são responsáveis pelo envelhecimento precoce das células, que por consequência podem se transformar em cânceres.

O abacaxi e a circulação sanguínea: Como já citamos, os minerais presentes no abacaxi são responsáveis por ajudar na produção de glóbulos vermelhos, dos quais são os responsáveis por diminuir a tensão dos vasos sanguíneos e melhorando o fluxo sanguíneo pelo organismo. Com uma melhor circulação, a oxigenação do sangue pelos órgãos passa a ser melhor, trazendo ótimos benefícios para a nossa saúde.

O abacaxi e o sistema imunológico: Os nutrientes do abacaxi ajudam a reforçar o nosso sistema imunológico. Seus antioxidantes, evitam o envelhecimento precoce das células, o famoso combate aos radicais livres, auxiliando o sistema imunológico a manter o corpo livre de doenças.

Estes são apenas 10 dos benefícios do abacaxi para a nossa saúde, mas é claro que este fruto pode trazer diversas outras vantagens. É sempre interessante incluir frutas em nossa alimentação, hábito que não é feito por muitos.

Se você gostou deste artigo, nos ajude compartilhando! Deixe também seus comentários.

Anterior Muffin Proteico fitness salgado de ovo, carne e farelo
Proximo Salmão com patê de peru fitness

Sobre o autor

Wes
Wes 617 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

Vegan Protein, o que é o Pea Protein?

Hoje vamos falar um pouco mais sobre o suplemento Pea Protein, que faz parte de um seleto grupo de suplementos Vegan Protein, ou seja, adeptos de dietas e receitas veganas,… Leia mais

Qual a melhor forma de juntar a Suplementação com o Treino de Academia

Se você quer ganhar massa muscular, tenha em mente que só treinar regularmente e se alimentar bem não vão trazer os resultados esperados em pouco tempo. É necessário que você… Leia mais

Comer PEIXE – 10 benefícios do peixe em nossa alimentação

Sabemos que comer peixe é algo saudável, principalmente para o nosso cérebro e coração, mas você sabe quais são os 10 principais benefícios do peixe em nossa alimentação? Neste artigo… Leia mais

Agave substitui açúcar, adoçante e mel nas dietas – Conheça

Você conhece a sensação do momento em relação a adoçar os alimentos? Hoje estaremos falando um pouco mais sobre o ágave, um xarope com baixo índice glicêmico que vem sendo… Leia mais

Os benefícios do Ovo de Codorna em uma dieta FITNESS

Você treina diariamente na academia e também faz o consumo do Ovo de Codorna em sua Dieta Fitness? Hoje estaremos dedicando este artigo para falar sobre os principais benefícios deste… Leia mais

Alfarroba – Saiba o que é e seus benefícios para a saúde

A alfarrobeira é uma árvore nativa do Mediterrâneo, que produz a alfarroba, que no Brasil é conhecida também como Pão de São João ou Figueira do Egito. Seu formato é… Leia mais

0 Comentarios

Sem comentarios!

Voce pode ser o primeiro a comentar comente esta postagem!

Escreva uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.