Gelatina em dietas fitness e seus benefícios para a saúde
23/02/2018 Comentarios 0 2068 Visualizacoes

Gelatina em dietas fitness e seus benefícios para a saúde

As gelatinas são ótimos alimentos para a nossa saúde, principalmente quando se trata da ingestão de proteínas e colágeno. E para que você possa aprender mais sobre as gelatinas, nós resolvemos dedicar um artigo aqui do Receitas Academia, inteiramente para elas.

Entre os assuntos que vamos abordar hoje sobre gelatina, estão quais são as suas variações de origem animal e vegetal, onde a mais conhecida é o Agar Agar, quais seus principais benefícios para dietas fitness, do que são feitas, quais suas principais utilidades, suas propriedades e também uma lista de receitas com gelatina que já apresentamos aqui no site.

beneficios gelatina fitness dieta

O que é a gelatina e para que utiliza-la em uma dieta?

Quem está com a intenção de realizar uma dieta fitness para emagrecer e acha que só consumir gelatina será o grande segredo, saiba que este pensamento está completamente equivocado. Tudo depende de uma reeducação alimentar, cortando gorduras, açúcares e alimentos de quase nenhum valor nutritivo, incluindo é claro alimentos como a gelatina, que contam com ótimas propriedades para a nossa saúde.

A gelatina é um composto com poucas calorias, ricas em proteínas de qualidade, ótima fonte de colágeno, aminoácidos e outros nutrientes, que são obtidos através da hidrólise do colágeno, principal responsável por ajudar na estrutura da pele, ossos e tendões. Boa parte das gelatinas são obtidas através do cozimento de peles e cartilagens de origem animal ou de origem vegetal, com é o caso do Ágar Ágar, obtido de determinadas espécies de algas marinhas.

Após os nossos vinte e cinco anos, o corpo diminui a produção de colágeno, sendo necessário adquiri-lo através dos alimentos, para que possa ser preenchido a quantidade ideal para a nossa saúde. Para você ter uma ideia, após os cinquenta anos de idade, uma pessoa produz em média apenas 34% da quantidade mínima de colágeno para ter uma saúde “normal”. Esta saúde está ligada a normalidade de nossa pele, cabelos, ossos e também de nossas unhas.

Outros benefícios no consumo de gelatina estão ligados ao NÃO aparecimento de celulites e estrias, visto que o colágeno é aquele que ajuda a manter a nossa pele em ordem. Quando nos machucamos e em poucos segundos acontece a cicatrização, saiba que o colágeno também tem ligação direta com esta rápida cicatrização.

O tão famoso colágeno

Como o colágeno é muito citado durante a nossa vida, é importante saber que não é para menos, pois ele é a proteína que mais encontramos em nosso corpo, compondo 25% de todos os “tipos” de proteínas existente. A função do colágeno é manter a elasticidade e sustentação dos ossos, cartilagens, ligamentos, tendões e também do maior órgão do corpo humano, a pele.

Outras formas de adquirir colágeno são através do consumo de ovos, carnes com pouca gordura, gérmen de trigo e principalmente peixes. Alimentos que são considerados cítricos e fontes de vitamina C, também ajudam o corpo a sintetizar colágeno para o organismo.

Portanto o colágeno é um dos elementos mais importantes para o nosso organismo, por isso é necessário manter uma dieta bem balanceada, para nunca possuir deficiência dele em nosso corpo.

A gelatina e suas propriedades

Este alimento bem saudável, principalmente em suas versões SEM açúcar (Diet), conta com 10g de proteínas em menos de 40 calorias. Outras versões podem ainda conter 1,5g de proteínas em menos de 10 calorias. Sempre verifique a embalagem para saber o valor nutricional no alimento.

Além das proteínas, as gelatinas também contam com aminoácidos essenciais, vitaminas A, C e D, sódio, selênio, zinco e não possuem colesterol ou gorduras.

Gelatina x Emagrecimento

É fato que a perca de peso não está ligada a um único alimento, muito menos somente a gelatina, afinal como já citamos, a reeducação alimentar é o fator crucial para a perca de peso, onde além do consumo correto dos alimentos, também é necessário realizar exercícios físicos para que possa surtir um efeito satisfatório no organismo.

Mas a gelatina tem seus benefícios no emagrecimento sim. É um alimento com poucas calorias e que ajuda a saciar o organismo, evitando que você consuma alimentos em grandes quantidades, controlando o apetite. Com a sensação de que o estômago está preenchido, nós temos menos vontade de comer, o que ajuda a emagrecer. Pessoas que fazem o consumo de gelatina diariamente, aumentam os níveis de GLP-1 um hormônio diretamente ligado a saciedade.

Principais benefícios da gelatina em uma dieta

  • A gelatina e o equilíbrio da glicemia.

Nas versões Diet das gelatinas principalmente, o alimento praticamente sem açúcar, ajuda a equilibrar a glicemia de nosso sangue, onde ocorre a diminuição da liberação de insulina e também com a diminuição da taxa de glicose, o apetite passa a ficar mais controlado.

  • A gelatina e a pele.

Como a pele é composta basicamente de colágeno, a gelatina é um ótimo alimento para a saúde de nossa pele. Fonte de aminoácidos como hidroxiprolina, glicina e prolina, a gelatina também ajuda o organismo a sintetizar o colágeno necessário para o dia a dia. Portanto a gelatina é uma ótima aliada no combate dos sinais da idade sobre nosso corpo, como a flacidez da pele, celulites e estrias.

  • A gelatina e o aumento de massa muscular.

A gelatina é uma importante fonte de aminoácidos diretamente ligados a construção de massa magra e ótima fonte de proteínas. Tanto os aminoácidos (L-Glutamina) como as proteínas contidas nas gelatinas, ajudam a aumentar o nível dos hormônios do crescimento conhecido como HGH, que estão diretamente ligados a sintetização das proteínas para aumentar a massa muscular.

  • A gelatina e a redução do estresse.

Sim, o aminoácido glicina presente na gelatina, pode ajudar a trazer mais calma para o corpo, pois quando processada pelo organismo, ela poderá vir a se tornar serina, um neurotransmissor que trás uma sensação de calmaria e contribui também para a melhora da memória.

  • A gelatina e o fortalecimento das articulações.

Como já citamos no início deste artigo, o colágeno presente na gelatina ajuda a fortalecer os tendões e ligamentos das articulações. Seus aminoácidos ajudam a formar as cartilagens envolvidas, bem como hidrata-las, para que as tornem mais resistentes. Para aqueles que sofrem de artrite, artrose e até mesmo osteoporose, a gelatina pode trazer benefícios no combate aos sintomas destas enfermidades.

  • A gelatina e a saúde dos ossos.

O consumo de gelatina é essencial principalmente para mulheres, pois a perca de cálcio pode trazer doenças como a osteoporose. O consumo do colágeno presente na gelatina é uma ótima opção para amenizar a perca natural do cálcio, evitando os sintomas da osteoporose.

  • A gelatina e a saúde bucal.

Os dentes também contam com uma boa quantidade de colágeno. O consumo de gelatina faz com que a saúde dos dentes, gengivas e estruturas de nossa boca, não sofram com a falta de colágeno. Para um sorriso mais lindo e menos idas ao dentista, a gelatina também conta com seu papel nesta área do corpo humano.

  • A gelatina e os cabelos.

Cabelos, unhas, pele e boa parte do nosso corpo conta com colágeno, isso é fato. E a reposição de colágeno obtida através da gelatina, pode dar mais brilho, deixar menos quebradiços e também mais grossos os fios de nosso couro cabeludo. Os folículos ficam mais saudáveis e como consequência também os nossos cabelos.

TOP receitas com gelatina aqui do Receitas Academia

Como já falamos no enunciado deste texto, aqui no site nós contamos com ótimas receitas fitness que levam gelatina em sua composição. Confira algumas delas:

Tem mais alguma dica sobre os benefícios da gelatina? Gostou do artigo? Compartilhe e deixe seus comentários.

Anterior Gelatina FIT Diet colorida com pudim de baunilha light
Proximo Dicas para preparar uma gelatina turbinada para a saúde

Sobre o autor

Wes
Wes 617 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

Conheça os principais benefícios do Espinafre

Não é a toa que o vegetal que dava maior força para o Popeye no desenho animado era o espinafre. Ele possui uma ótima gama de nutrientes e vitaminas como… Leia mais

8 benefícios do shimeji cogumelo para sua saúde

O cogumelo shimeji é um alimento muito nutritivo, tradicional nas receitas japonesas e chinesas, da qual dizem que é uma das mais saudáveis. E hoje para te convencer a incluir… Leia mais

Aprenda como substituir creme de tartaro nas receitas

O ácido tartárico, também conhecido popularmente como creme de tártaro, é um ingrediente muito comum utilizado principalmente na culinária norte americana. Ele é responsável por dar uma textura cremosa principalmente… Leia mais

Quantos ovos são recomendados comer por dia?

Assim que começamos a fazer e nos interessar por academia devemos nos preocupar principalmente com a nossa alimentação e posteriormente com a série de exercícios e outras atividades que exigem… Leia mais

A mentira que comer de 3 em 3 horas emagrece

Hoje encontrei um artigo na internet, onde o seu título me chamou bastante a atenção, ele dizia “Regra de comer de três em três horas para emagrecer é mito”, a… Leia mais

Batata doce, frango e Whey

Batata doce, frango e whey, em que esses 3 itens lhe faz pensar? Em academia, mundo fitness, receitas proteicas, body building, fit, “Vem Monstro”, Birlllll e no que mais? Hahahaha…. Leia mais

0 Comentarios

Sem comentarios!

Voce pode ser o primeiro a comentar comente esta postagem!

Escreva uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.